A correta manutenção dos pneus continua a ser um dos pilares da segurança rodoviária e da eficiência automóvel — mas também um dos aspetos mais frequentemente negligenciados pelos condutores.
Para sensibilizar os utilizadores, a Bridgestone enumerou os principais erros no uso e manutenção dos pneus, sublinhando a importância da prevenção.
Pressão incorreta: um risco silencioso
Verificar a pressão dos pneus é um gesto simples que pode fazer a diferença. Pressão abaixo do recomendado agrava o desgaste lateral, compromete a estrutura interna, aumenta o risco de rebentamento e o consumo de combustível. Já uma pressão excessiva reduz a superfície de contacto com o piso e afeta a aderência.
A recomendação da Bridgestone é clara: verificar a pressão pelo menos uma vez por mês, com os pneus frios, e sempre antes de viagens longas. Os valores exatos da pressão estão disponíveis nos manuais dos automóveis.
Rodar os pneus para evitar desgaste irregular
Muitos condutores esquecem que os pneus dianteiros e traseiros sofrem forças distintas. Rodá-los regularmente — pelo menos a cada 10.000 km — promove um desgaste mais uniforme, prolonga a sua durabilidade e melhora a estabilidade do veículo.
Como identificar desgaste excessivo ou assimétrico
Mesmo sem danos visíveis, os pneus podem estar comprometidos. A legislação exige uma profundidade mínima de 1,6 mm na banda de rodagem, valor que pode ser aferido com um truque simples: inserir uma moeda de um euro no relevo — se o rebordo dourado for visível, é altura de substituir.
Além disso, desgastes irregulares podem indicar problemas de alinhamento, suspensão ou amortecedores.
Equilíbrio e alinhamento: conforto e segurança
Vibrações no volante ou tendências do carro para “puxar” para um dos lados podem ser sintomas de alinhamento ou equilíbrio defeituosos. A Bridgestone recomenda verificações sempre que se substituam pneus, anualmente ou a cada 15.000 a 20.000 km, para evitar desgaste anormal e reduzir o risco de avarias mecânicas.
Danos visíveis e envelhecimento silencioso dos pneus
Cortes, fendas ou deformações podem comprometer a integridade da borracha e justificar uma substituição. Mesmo com bom aspeto exterior, pneus com mais de 5 anos devem ser avaliados regularmente por um profissional, e substituídos até aos 10 anos, independentemente da profundidade da banda de rolamento.
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Não esquecer a roda suplente
A Bridgestone lembra ainda que a roda suplente ou o kit anti-furo devem ser inspecionados periodicamente, assegurando que estão operacionais em caso de emergência.
“Na Bridgestone, queremos salientar a importância da manutenção preventiva de todos os componentes do veículo, especialmente os pneus. Estes, em conjunto com os travões (ABS), o controlo de estabilidade (ESP/ESC), os sistemas de tração e a direção assistida, são elementos-chave da segurança ativa do veículo. Por isso, recomendamos que se mantenha atento e que conduza com responsabilidade”, afirma Adrià Martínez, Engenheiro do Departamento Técnico da Bridgestone.