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Euro NCAP: Volvo EX30 e Tesla S com condução assistida “deficiente”

A condução assistida está a tornar-se um standard da indústria automóvel, mas nem todos os sistemas correspondem. O Euro NCAP testou nove modelos e chegou à conclusão de que a maioria é boa, mas alguns dos modelos de marcas que apregoam a segurança deixam a desejar.

O Euro NCAP fez uma bateria de testes a nove automóveis de diferentes marcas para avaliar o quão seguros são os sistemas parcialmente automatizados a bordo. Do total de automóveis testados, quatro obtiveram pontuações elevadas na avaliação de classificação de condução assistida.

Quatro no melhor e dois no pior

O Euro NCAP, classificou o Kia EV3, o Porsche Macan, o Renault 5 E-Tech e o Toyota bZ4X com a classificação “muito bom” para a condução assistida, considerando que proporcionam um “equilíbrio excecional” entre o envolvimento do condutor e o apoio de segurança.

O Euro NCAP salienta que, “dois automóveis de marcas que se destacam pela reputação de segurança, o Tesla Model S e o Volvo EX30, foram considerados deficientes em áreas importantes, o que levou ambos os modelos, juntamente com o MG ZS, a receberem uma classificação “Moderada” para a Condução Assistida”.

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A classificação dos sistemas de condução assistida avaliados @Euro NCAP

Entre estes dois grupos de automóveis estão o MAZDA CX-80 e o XPENG G9, que alcançaram a classificação “Bom” para a Condução Assistida.

Sistemas importantes para a segurança

A tecnologia instalada nos veículos atuais pode funcionar como olhos e ouvidos para ajudar a manter os utilizadores da estrada em segurança, utilizando sensores e câmaras para detetar potenciais perigos, alertar os condutores e tomar medidas corretivas automaticamente.

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O Xpeng em teste @Euro NCAP

Os sistemas de condução assistida oferecem ainda aos utilizadores o conforto de manter uma distância segura dos veículos da frente e centrados na faixa de rodagem. Estes sistemas podem também ajustar a velocidade ao limite local e, quando necessário, evitar ou mitigar colisões.

Riscos da automação são reais

No entanto, estudos têm demonstrado os riscos que a automação pode representar para os condutores; assim sendo, continua a ser “crucial” que os fabricantes de automóveis projetem estes sistemas “de forma a que mantenham os condutores empenhados e responsáveis ​​pela tarefa de condução, ao mesmo tempo que prestam apoio em situações de emergência”.

Os especialistas do Euro NCAP avaliam a tecnologia de segurança dos veículos de acordo com uma série de critérios, que se dividem em duas categorias pontuadas: Competência de Assistência e Backup de Segurança.

O total ponderado confere ao automóvel a sua classificação de Condução Assistida, o que ajuda os consumidores a comparar o foco no utilizador e a eficácia destes sistemas, “mostrando não só o quão proactivamente um automóvel pode auxiliar o condutor, mas também o quão eficazmente intervém quando as coisas correm mal”.

Os dois critérios de avaliação

A Competência de Assistência analisa a clareza das informações do consumidor, incluindo as limitações de capacidade, os alertas de estado, a monitorização do condutor (manter as mãos no volante) e como o sistema permite a colaboração do condutor, por exemplo, a substituição do sistema durante uma manobra iniciada pelo condutor, como por exemplo em torno de um buraco na estrada. Os outros componentes principais são a deteção do limite de velocidade e o desempenho do cruise control adaptativo.

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O sistema de condução assistida do Porsche Macan obteve a melhor classificação @Euro NCAP

Em contraste, o Safety Backup avalia o quão bem o sistema de um automóvel evita uma colisão quando confrontado com outros automóveis, motociclistas, ciclistas e peões, que ação é tomada quando um sensor ou câmara fica bloqueado e como o veículo reduz a velocidade para uma paragem segura quando o condutor fica sem resposta.

A diferença que o head-up display faz

Os testadores do Euro NCAP elogiaram o sistema “InnoDrive com Active Lane-Keeping” do Porsche Macan, atribuindo-lhe 85% na Competência de Assistência e 92% no Backup de Segurança. O material promocional e o manual são claros sobre as limitações das capacidades do sistema e as responsabilidades do condutor e, na estrada, o estado do sistema é claramente apresentado na linha de visão direta do condutor por um head-up display.

Durante a condução, o sistema do Porsche deteta quando as mãos do condutor estão fora do volante, emite avisos e, por fim, termina a assistência se o condutor não responder. Quando o veículo controla a direção, equilibra-a suavemente com quaisquer comandos do condutor.

O Kia EV3 e o Toyota bZ4X revelaram-se igualmente competentes e intuitivos. Demonstrando como os sistemas de condução assistida podem ter um desempenho tão bom em automóveis mais acessíveis, o pacote ‘Active Driver Assist’ instalado no Renault 5 “impressionou” os testadores do Euro NCAP.

É o nome “Autopilot” que penaliza o Tesla S

Isto contrasta claramente com o mais recente sistema de piloto automático da Tesla instalado no Model S, que teve um bom desempenho no backup de segurança, mas teve um mau desempenho na competência de assistência.

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O Tesla Model S e o Volvo EX30 tiveram as piores classificações dos automóveis avaliados @Euro NCAP

Em nota de imprensa, é afirmado que “o nome “Autopilot” do sistema da Tesla, bem como o seu material promocional, sugerem uma automatização total, o que é considerado inapropriado pelo Euro NCAP e levou a uma descida da sua pontuação. Além disso, ao contrário do Porsche, a direção é resistente às tentativas do condutor para a desativar e, quando o condutor o faz, o sistema é automaticamente desativado, limitando a sua utilidade. Considerando a excelente pontuação de 94% que o Autopilot alcança no Backup de Segurança, a pontuação de 30% na Competência de Assistência deverá desiludir a Tesla”.

Volvo EX30 com estratégia “insegura”

Os testadores do Euro NCAP encontraram alguns problemas semelhantes com o sistema ‘Pilot Assist’ do Volvo EX30. Tal como o Tesla, utiliza um ecrã táctil montado centralmente, pelo que o condutor deve tirar os olhos da estrada para ver os alertas.

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A estratégia do Volvo EX30 foi considera “insegura” @Euro NCAP

A estratégia de promover as mãos no volante foi considerada insegura, uma vez que o EX30 não “bloqueia” o sistema de assistência mesmo após repetidos alertas de não utilização das mãos.

Condutores têm de compreender o seu papel

“A operação segura dos sistemas de Condução Assistida só pode ser alcançada se os consumidores compreenderem claramente o seu papel como condutores, souberem como operar o sistema e estiverem conscientes das suas limitações. Os testes do Euro NCAP nestes nove automóveis revelaram as diferenças na eficácia com que os sistemas suportam estes elementos-chave. Fornecer informação correta aos consumidores é fundamental”, afirma Adriano Palao, Responsável Técnico AD/ADAS, Euro NCAP.

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“Por exemplo, a Euro NCAP acredita que a Tesla está a enganar os consumidores sobre as capacidades do seu sistema Autopilot simplesmente através do nome e do marketing, o que pode ter potenciais implicações de segurança. Um sistema bem concebido cooperará com o condutor, informará adequadamente sobre o nível de assistência e, por fim, oferecerá prevenção de acidentes em situações críticas; caso contrário, poderá introduzir riscos adicionais”, sublinha ainda aquele responsável.

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