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Fiat lança projeto-piloto de troca de baterias em Madrid

A Fiat estreou uma estação troca de baterias em Madrid para uma frota de car sharing da Free2Move. O projeto-piloto é uma colaboração entre a Stellantis e a Ample.

Projeto-piloto com 40 Fiat 500e

A primeira estação de troca de baterias é um projeto-piloto que pretende provar o conceito e que conta com uma frota de 40 Fiat 500e da Free2Move, empresa que também faz parte do grupo Stellantis.

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A estação de troca de baterias vai servir uma frota de 40 Fiat 500e em Madrid @Ample

A iniciativa surge em colaboração com a Ample, empresa especializada em soluções de carregamento rápido. A estação automatizada de troca de baterias permite substituir por completo a bateria de um Fiat 500e em menos de cinco minutos. O objetivo passa por maximizar a disponibilidade da frota.

Sistema modular compatível com múltiplas plataformas

A inovação assenta numa arquitetura de baterias modulares desenvolvida pela Ample, que substitui diretamente o pacote de bateria original do veículo. O sistema é compatível com várias plataformas, incluindo modelos da Stellantis, e permite que os veículos eletrificados sejam reconhecidos automaticamente pela estação, com todo o processo de substituição gerido via aplicação móvel.

Para já, o projeto-piloto decorre no âmbito do serviço Free2move em Madrid, com uma frota inicial de 40 unidades do FIAT 500e, número que deverá crescer para 100 veículos até meados de 2025.

Aposta estratégica da Fiat e da Stellantis

“O nosso compromisso é com a mobilidade sustentável. Guiada pelo pensamento lateral e um enfoque na simplicidade, esta nova tecnologia de troca de baterias reflete esses valores. Reduz significativamente o medo de ficar sem bateria e o tempo de recarga, proporcionando uma experiência fluida e sem esforço para os condutores”, destacou Olivier François, CEO da Fiat e Chief Marketing Officer global da Stellantis.

“Estamos empenhados em testar e analisar cuidadosamente este conceito em condições reais, com o objetivo de o alargar em breve a clientes privados. É por isso que acreditamos profundamente neste projeto e escolhemos o nosso icónico Fiat 500 para liderar esta iniciativa”, acrescentou.

Madrid como laboratório para a mobilidade do futuro

A escolha de Madrid não foi inocente. A cidade tem liderado a adoção de soluções de mobilidade elétrica em Espanha, com metas ambiciosas para redução de emissões de 65% até 2030, em sintonia com o objetivo nacional de atingir 5,5 milhões de veículos elétricos até ao final da década.

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A experiência madrilena servirá de banco de ensaio para avaliar o impacto da tecnologia da Ample em contexto urbano, com recolha de dados operacionais que alimentarão decisões estratégicas futuras da FIAT, da Stellantis e da própria Ample.

A tecnologia de troca de baterias tem sido aplicada em grande escala pela Nio na China. A construtora chinesa já instalou estações de troca de baterias em países nórdicos.

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