Firefly EV Firefly EV

Firefly EV chega à Europa com preço 64% superior ao da China

O Firefly EV, o hatchback urbano da NIO, chega à Europa já em agosto com preço 64% superior ao praticado na China. Os primeiros mercados são a Noruega e os Países Baixos, estando prevista a entrada no mercado português até ao final do ano.

Firefly EV chega este mês

A Nio vai iniciar as entregas do seu novo modelo elétrico Firefly EV na Noruega e nos Países Baixos a partir de 14 de agosto, marcando o arranque da sua ofensiva europeia no segmento dos veículos compactos. O anúncio foi feito durante a celebração do 10.º aniversário do centro de design da marca em Munique, onde a fabricante chinesa confirmou que outros mercados europeus, como Áustria, Bélgica, Polónia e Roménia, receberão o modelo nos meses seguintes.

NIO 10 anos Europa
A Nio celebrou ontem 10 anos na Europa, com uma comemoração onde também este presente o Grupo JAP, importador da marca em Portugal @Nio

Portugal está entre os países que vão receber o Firefly EV ainda em 2025, com lançamento previsto para o último trimestre. A importação será assegurada pelo Grupo JAP, que representa a NIO no mercado nacional e que começará a comercializar ainda modelos como o EL6 e o ET5 Touring.

Modelo lançado em abril na China

O Firefly EV é um hatchback urbano com motor elétrico de 141 cv e uma bateria de 42,1 kWh, capaz de oferecer até 420 quilómetros de autonomia em ciclo CLTC (o padrão chinês, mais generoso do que o WLTP utilizado na Europa).

Firefly EV
O Firefly EV começa a chegar aos mercados europeus @NIO

Lançado na China em abril de 2025, o modelo tem dimensões de 4.003 mm de comprimento, 1.781 mm de largura e 1.557 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.615 mm, sendo 145 mm mais longo do que o Mini Cooper produzido pela Spotlight Automotive.

Preço europeu mais elevado e dúvidas sobre plano BaaS

Na Noruega, o Firefly EV será comercializado por 279.900 coroas norueguesas, o equivalente a 23.570 euros. Este valor representa um acréscimo de 64,2% face ao preço base praticado na China, onde o modelo custa entre 119.800 e 125.800 yuan (16.610 a 17.440 dólares).

Firefly EV
O interior do Firefly EV @NIO

Com o plano Battery-as-a-Service (BaaS), lançado em junho, o preço inicial na China pode descer até aos 79.800 yuan (11.065 dólares), mas ainda não foi confirmado se esta opção estará disponível nos mercados europeus.

10.000 unidades em 4 meses

Segundo dados da China EV DataTracker, a Nio vendeu 7.843 unidades do Firefly EV entre abril e junho, tendo ultrapassado as 10.000 entregas acumuladas em julho.

O Firefly EV começa a ser comercializado no dia 14 na Noruega, mas o mês passado foram já registadas seis unidades naquele país nórdico, presumivelmente destinadas a test drives e exposições estáticas.

Design expressivo e equipamento tecnológico de série

O Firefly EV distingue-se por um conjunto de faróis compostos por três unidades circulares, tejadilho escurecido, puxadores retráteis e pára-choques curtos. No interior, destaca-se o ecrã central flutuante de 13,2 polegadas, o painel de instrumentos LCD de 6 polegadas e uma alavanca de mudanças posicionada atrás do volante.

O modelo inclui ainda nove airbags, sistema de fragrâncias, 14 altifalantes e iluminação ambiente com 256 cores. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 8,2 segundos, graças ao motor de 105 kW, e a autonomia anunciada é de 420 km com uma carga completa.

Expansão europeia em marcha

A Nio confirmou que o Firefly EV será lançado em mais sete países europeus entre 2025 e 2026, incluindo Áustria, Bélgica, República Checa, Hungria, Luxemburgo, Polónia e Roménia. Em Portugal, o modelo será comercializado ainda este ano.

Subscreva a Newsletter

Com esta aposta, a Nio pretende reforçar a sua presença na Europa com um modelo acessível, urbano e tecnologicamente avançado — numa altura em que a concorrência no segmento dos elétricos compactos se intensifica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *