O Firefly tem um design diferenciador com o conjunto de três óticas dianteiras O Firefly tem um design diferenciador com o conjunto de três óticas dianteiras

Firefly já está em Portugal e começa abaixo dos 30 mil euros

O Firefly é o novo citadino 100% elétrico. Chega a Portugal com ambição.

A nova marca chinesa Firefly, que é uma subsidiária da NIO, fez sua estreia oficial no mercado português. Graças à distribuição garantida pelo Grupo JAP, este compacto 100% elétrico surge como uma opção sólida no mercado dos citadinos eletricos, com preços de lançamento a partir de 29.900 euros.

Ouve o resumo do artigo:

Firefly

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Firefly com política de preços agressiva

O Firefly já está disponível no mercado nacional em duas versões de equipamento. A versão Select, que dá acesso à gama, custa 29.900 euros em promoção de lançamento, ou 30.900 euros de tabela.

Firefly
O Firefly chega a Portugal com duas versões de equipamento @Firefly

A versão Comfort, que traz o maior nível de equipamentos, pode ser adquirida por 31.490 euros na campanha de lançamento, com o preço normal sendo 32.900 euros.

Design único e responsabilidade ambiental.

A identidade visual do Firefly é marcada por uma forma oval contínua que se estende por toda a carroçaria, estabelecendo uma assinatura distinta entre os automóveis contemporâneos.

Esta assinatura tem o seu expoente no trio de luzes dianteiras de cada lado do veículo, que é repetido na parte de trás, criando uma assinatura luminosa facilmente reconhecida.

O desenho de luzes do firefly, com as três óticas redondas dispostas em triângulo, é facilmente reconhecível
O desenho de luzes do firefly, com as três óticas redondas dispostas em triângulo, é facilmente reconhecível @Firefly

O Firefly também se diferencia pelas cores disponíveis, que são Lavanda, Pedra Vulcânica, Grafite, Areia e Mármore. A versão Comfort tem ainda um teto panorâmico, que possui um metro quadrado de área envidraçada, elevando a sensação de espaço no interior do veículo.

O compromisso com o meio ambiente vai muito além da motorização elétrica. O modelo é baseado na nova plataforma FT1 e utiliza materiais sustentáveis na sua construção, incluindo plásticos reciclados. Os tecidos que revestem o habitáculo são feitos de poliéster 100% reciclado, o que mostra a preocupação da marca com a pegada ecológica de sua produção.

Um citadino puro

O Firefly está equipado com um sistema de baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) com capacidade útil de 41,2 kWh, que fornece energia a um motor elétrico síncrono montado no eixo traseiro. A motorização, que tem uma potência de 105 kW, possibilita uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e tem um consumo médio homologado de 14,5 kWh a cada 100 km.

A autonomia que o WLTP declara é de 330 quilómetros, o que é bastante adequado para a maioria dos condutores em trajetos urbanos diários sem a necessidade de recargas constantes.

O sistema de carregamento é compatível com potências de até 100 kW em carregamento rápido DC e 11 kW em AC. No carregamento rápido DC, levar apenas 29 minutos para recarregar de 10% a 80% é perfeito para uma pausa em viagens longas.

Outra funcionalidade é o sistema V2L (vehicle-to-load), que possibilita usar a bateria do carro para carregar equipamentos externos ou até mesmo fornecer energia para a casa em caso de emergência.

Recursos tecnológicos superiores

O interior impressiona com a quantidade de tecnologia embarcada, independentemente da versão escolhida. O sistema de infoentretenimento está baseado num display tátil flutuante de 13,2 polegadas, que é complementado por um painel de instrumentos LCD de 6 polegadas.

O sistema de som Dolby Atmos com 14 alto-falantes está a um nível de equipamento que normalmente é reservado para categorias superiores. A atmosfera a bordo pode ser personalizada, com a iluminação ambiente de até 256 cores programáveis.

O Firefly vem equipado com o LUMO, um assistente de inteligência artificial que funciona por comandos de voz, permitindo ao motorista gerenciar navegação, sistema multimédia e outras funções do carro, o que minimiza a necessidade de tocar no ecrã enquanto dirige.

Interior do Firefly
O Firefly vem equipado com o Lumo, um assistente de inteligência artificial @Firefly

A conectividade é garantida com sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permitem integração nativa com smartphones. Uma aplicação específica permite também o controle remoto de várias funções, como a pré-climatização do interior.

O conforto dos bancos é o principal ponto que distingue as versões Select e Comfort. A Select traz bancos dianteiros e volante aquecidos, enquanto a Comfort vai além com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e até massagem. Esta edição também introduz o sistema de fragrância Luminescent Glow.

A segurança que a EuroNCAP validou

O Firefly obteve a nota máxima de cinco estrelas em testes de segurança realizados pela EuroNCAP. O modelo está equipado com sete airbags e uma ampla gama de sete sistemas de segurança ativa, que incluem o controlo de tração e o sistema antibloqueio de travões.

O pacote de assistência à condução inclui 24 sistemas distintos, que atendem às principais necessidades de apoio ao condutor em diferentes situações de uso. Os testes de colisão foram bem-sucedidos, em parte devido ao chassis de alta resistência e à proteção reforçada da bateria.

A NIO e a Firefly garantem cinco anos ou 150 mil quilómetros de cobertura para o veículo e oito anos ou 160 mil quilómetros para a bateria. A proteção anticorrosão por perfuração é válida por dez anos, sem restrições de quilometragem.

Aproveitamento inteligente do interior

Apesar das pequenas dimensões exteriores, o espaço interior é bem aproveitado. O porta-malas tem capacidade para 404 litros, que aumenta para 1.253 litros com os bancos traseiros rebatidos em uma configuração plana.

Adicionalmente, o veículo conta com um compartimento dianteiro (frunk) de 92 litros, que serve para armazenar cabos de carregamento ou outros itens que se deseja manter separados da bagageira principal.

O interior foi projetado com vários compartimentos de armazenamento distribuídos de forma inteligente e os materiais usados foram escolhidos para suportar o desgaste do uso diário.

Comparação entre as duas versões

CaraterísticaFirefly SelectFirefly Comfort
Preço (IVA incluído)30.900 €32.490 €
Autonomia WLTP330 km320 km
Teto PanorâmicoNãoSim (1 m²)
Materiais do InteriorTecido/Pele VeganMicrofibra + Pele Vegan
Sistema de Perfume “Luminescent Glow”NãoSim
Bancos Dianteiros VentiladosNãoSim
Bancos com MassagemNãoSim
Ajuste Elétrico dos BancosNão (Ajuste Manual)Sim
Base de Carregamento Wireless (50 W)NãoSim
Jantes18’’ com 6 raios18’’ com 10 raios
Logótipo Firefly IluminadoNãoSim
Arrumação Extra sob o Banco do PassageiroSimNão
Capacidade da Bagageira404 L + 92 L Frunk404 L + 92 L Frunk
Som Dolby Atmos (14 colunas)Sim (de série)Sim (de série)

Pela mão do grupo JAP

As marcas NIO e Firefly chegam oficialmente ao mercado português através de uma colaboração estratégica com o Grupo JAP, um conglomerado empresarial que atua de forma significativa nos setores automóvel e de retalho em Portugal.

Em paralelo com o Firefly, o Grupo JAP também lançou a linha premium da NIO no mercado nacional, que abrange os modelos ET5 nas versões sedan e station wagon, além do SUV EL6. Os preços destes modelos variam entre 59.900 euros e 76.900 euros.
A estratégia comercial é muito clara em dois segmentos: a Firefly é a entrada mais acessível no ecossistema da marca chinesa, propondo uma democratização da mobilidade elétrica, e a NIO posiciona-se no premium com o que há de mais avançado em tecnologia e uma promessa de comunidade de proprietários em Portugal.

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Com as primeiras entregas a terem já lugar noutros mercados europeus, como a Noruega e os Países Baixos, Portugal é agora o mais recente país a dar início à comercialização deste compacto elétrico urbano.

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