Com a entrada em operação do oitavo navio de transporte de automóveis, a flotilha da BYD passa a ter capacidade para transportar 1 milhão de carros por ano.
Neste artigo:
São já 8 navios
A BYD Auto oficializou, a 28 de setembro, a entrada em operação do Jinan, o oitavo navio da sua frota de transporte de automóveis.
Com a sua capacidade combinada, a flotilha da BYD tem agora capacidade para exportar mais de um milhão de automóveis por ano, tendo a Europa e o Sudeste Asiático como principais destinos.
Flotilha da BYD é a maior do mundo
Excetuando os primeiros a operar, os navios da BYD são batizados com os nomes de cidades onde a empresa detém grandes unidades industriais na China. O primeiro, Explorer No. 1, tinha capacidade para 4.000 veículos, enquanto as unidades mais recentes, entre as quais o Jinan, atingem os 9.200 veículos, o que estabelece um novo recorde mundial para navios porta-viaturas movidos a combustível duplo GNL.
A aposta não se limita à escala. O Shenzhen, outro navio da frota, destaca-se pelo uso da mais recente tecnologia de propulsão limpa a gás natural liquefeito, integrando motores de alta eficiência, geradores no eixo de propulsão e ligação a redes de energia portuária de alta tensão.
Crescimento global: BYD supera a Tesla
A BYD mantém uma trajetória de crescimento sustentado. Em 2024, o construtor chinês vendeu 4,27 milhões de veículos de novas energias (NEVs), dos quais 1,76 milhões eram 100% elétricos. O volume de EV era grande, mas ainda não o suficiente para bater a Tesla, que registou 1,79 milhões de elétricos no mesmo período.
Mas a trajetória contrária das duas empresas fazia antever o inevitável. No primeiro trimestre de 2025, a BYD ultrapassou mesmo a Tesla nas vendas de veículos 100% elétricos, com 416 mil unidades contra 387 mil da rival norte-americana.
Portugal: BYD dobra venda de 100% elétricos
No primeiro semestre do ano, a BYD acumulou um total de 2,14 milhões de veículos vendidos, sendo 470 mil destinados a mercados internacionais, o que corresponde a cerca de 22% do total.
Portugal surge como um dos mercados onde a marca mais rapidamente tem ganho terreno, quase dobrando o número de vendas de veículos elétricos num espaço de um ano. Entre janeiro e agosto de 2025, a BYD comercializou 3 732 veículos, o que representa um aumento de 140,0% face ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 2 913 unidades foram modelos 100% elétricos, mais 93,7% do que entre janeiro e agosto de 2024.
Aposta também na produção local
A flotilha da BYD tem uma capacidade que permite à marca satisfazer as necessidades dos mercados internacionais, mas a empresa está também a construir fábricas para produzir nos mercados de maior expressão. Na Europa, está a terminar a construção de unidades na Turquia e na Hungria, falando-se agora na possibilidade de avançar com uma terceira unidade industrial, possivelmente de fabrico de baterias.
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Estas fábricas permitirão à BYD contornar as tarifas aduaneiras suplementares que a União Europeia colocou sobre a importação de automóveis elétricos produzidos na China.