Vários Tesla arderam esta noite em diferentes incidentes nos Estados Unidos, no que parece ser uma onda de fogo-posto. A procuradora-geral dos EUA afirma estarmos perante “terrorismo doméstico”.
Os incêndios atingiram automóveis em instalações da Tesla em Las Vegas e Kansas City. As autoridades locais têm fortes suspeitas de fogo-posto, mas ainda não o confirmaram oficialmente.
Neste artigo:
Procuradora-geral com comunicado duro
A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirma em comunicado que o Departamento de Justiça já acusou vários autores, não se sabendo se se referia a estes incidentes concretos.
“O enxame de ataques violentos à propriedade da Tesla é nada menos do que terrorismo doméstico”, disse Bondi num comunicado.
“Vamos continuar as investigações que impõem consequências severas aos envolvidos nesses ataques, incluindo aqueles que operam nos bastidores para coordenar e financiar esses crimes”, conclui a procuradora-geral.
Tudo aponta para fogo-posto
Em ambos os casos ocorridos esta noite, os carros foram incendiados quando estavam parqueados e fechados à chave. Mas o que leva as autoridades a suspeitar imediatamente de fogo-posto é o facto de as lojas da Tesla terem as janelas partidas, terem sido grafitadas e até alvejadas.
No centro de assistência da Tesla em Las Vegas, a polícia local (LVPD) disse que foi informada de que um indivíduo incendiou os veículos, mas que ainda está a investigar:
Dois casos semelhantes
“Recebemos informações de que um indivíduo incendiou vários veículos no parque de estacionamento e causou danos na propriedade”.
Num caso separado, em Kansas City, dois Tesla Cybertrucks arderam na loja local da Tesla. O incêndio foi detetado por um polícia, que tentou sem êxito extingui-lo.
Subscreva a Newsletter
A unidade de minas e armadilhas da KCPD, a polícia local, está a investigar a causa, suspeitando-se também de fogo posto, que neste segundo caso ainda não está confirmado.
O primeiro caso conhecido de ataque com fogo a automóveis da Tesla parqueados em instalações da marca ocorreu há uma semana no sul de França. Também então, a polícia classificou o incidente como fogo-posto.
Ação de Elon Musk motiva protestos
A Tesla está a enfrentar protestos em lojas em todos os Estados Unidos e mesmo no estrangeiro, depois de Elon Musk se tornar uma peça-chave na Administração Trump, onde tem a função de emagrecer o orçamento de funcionamento do governo. A sua ação tem levado ao corte de programas, ao encerramento de serviços e ao despedimento de milhares de funcionários públicos federais.
Na sua grande maioria, os protestos são pacíficos. Em Portugal, 10 pessoas juntaram-se recentemente para protestarem pacificamente junto a um stand da Tesla em Lisboa.
Grupos extremistas infiltram-se
O movimento #TeslaTakedown tem sido aproveitado também por grupos extremistas que vandalizam não só os stands, mas também automóveis Tesla que pertencem a particulares.
Leia também:
A onda de protestos começou depois de Donald Trump ter tomado posse e não está a diminuir de intensidade, com mais de 100 planeados para as próximas duas semanas. Infelizmente, os ataques de vandalismo contra a Tesla também não parecem estar a diminuir.