A Ford está prestes a virar uma nova página na sua estratégia de mobilidade elétrica e diz mesmo que o que aí vem é um “momento Model T”. O anúncio será feito a 11 de agosto.
Neste artigo:
“Momento Model T” lança paralelismo
No próximo dia 11 de agosto, a marca norte-americana vai revelar em Kentucky os planos para aquilo que descreve como um “veículo elétrico revolucionário”, assim como uma nova plataforma EV desenvolvida nos Estados Unidos. A promessa foi feita por Jim Farley, CEO da Ford, durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre.
Farley elevou as expectativas ao apelidar o evento como um verdadeiro “momento Model T” para a empresa. O paralelismo com o histórico automóvel lançado em 1908, que democratizou o acesso ao transporte motorizado nos EUA, pretende sublinhar o potencial transformador da nova ofensiva elétrica. “Vamos desenhar e construir um veículo elétrico revolucionário e uma nova plataforma nos EUA”, declarou o responsável máximo da Ford.
Projeto confidencial de utilização abrangente
A aposta na eletrificação acessível tem vindo a ganhar forma nos bastidores através de um projeto confidencial, conhecido internamente como “Skunkworks”. Este projeto visa criar veículos elétricos de baixo custo, com uma nova plataforma que poderá servir de base para uma família alargada de veículos, incluindo um SUV compacto, uma pickup de pequenas dimensões e até modelos dedicados a serviços de entregas.
Apesar de várias flutuações na estratégia elétrica nos últimos anos, como o cancelamento de um SUV de três filas, Farley garante que a Ford mantém a aposta nos veículos de zero emissões. O CEO prometeu uma nova geração de modelos que oferecerão “tecnologia incrível, eficiência, espaço e funcionalidades de referência”.
Fábrica de baterias nos EUA
Um dos trunfos para a nova geração será a adoção de baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), mais económicas e estáveis. A Ford está a construir uma fábrica dedicada a estas células, a BlueOval Battery Park Michigan, que começará a produzir as primeiras baterias automotivas LFP dos EUA em 2026.
Com o anúncio agendado para agosto de um “momento Model T”, a marca pretende reafirmar a sua posição na corrida elétrica, propondo um novo paradigma de acessibilidade, produção local e inovação tecnológica. “Esta é uma oportunidade para apresentar uma nova família de veículos ao mundo”, reforçou Farley, citado pelo InsideEV.
Farley gosta dos modelos chineses
Antes de anunciar a chegada de um “momento Model T”, o CEO da Ford tem elogiado repetidamente a indústria automóvel chinesa, dizendo que está muito à frente tanto no processo de fabrico como no que oferece ao consumidor
Subscreva a Newsletter
Jim Farley chegou mesmo a encomendar um Xiaomi SU7, levando-o para os Estados Unidos. “Comprei um Xiaomi SU7 que me trouxeram diretamente da China e não o trocaria por nada”, afirmou então.