Mais de um século depois de ter inventado a linha de montagem, a Ford decidiu reformular por completo o processo de fabrico automóvel, criando a “árvore de montagem” O novo Ford Universal EV Production System representa uma viragem radical na montagem de veículos elétricos, com ganhos significativos em eficiência, segurança e qualidade.
Neste artigo:
“Árvore de montagem” é mais rápida e eficaz
“Destruímos o conceito de linha de montagem móvel e concebemos uma melhor. E encontrámos um caminho para ser a primeira fabricante automóvel a fabricar baterias LFP prismáticas nos EUA”, afirmou Jim Farley, CEO da Ford, ao revelar um investimento de 5 mil milhões de dólares da fábrica de Louisville e no complexo BlueOval Battery Park Michigan..
A nova abordagem divide a montagem em três módulos principais, frente, traseira e bateria estrutural, eliminando a sequência linear tradicional. O resultado é uma redução de 40% nas estações de trabalho, 25% menos fixações e 20% menos peças. O tempo de montagem é 15% mais rápido.
Farley não tem dúvidas: “Este é um momento do Model T. E é maior do que a Ford. É uma grande vitória para o futuro da América e para os nossos clientes em todo o lado”.
Equipa autónoma e mentalidade de startup
O sistema da “árvore de montagem” foi desenvolvido por uma equipa independente sediada na Califórnia, que combinou a experiência industrial da Ford com uma abordagem de “primeiros princípios”.
Farley explica: “Empoderámos uma pequena equipa skunkworks, três fusos horários afastada de Detroit. Sabíamos desde o primeiro dia que não havia caminho incremental para o sucesso”.
Três subconjuntos que se unem
Em vez de uma longa passadeira, três subconjuntos percorrem as suas próprias linhas simultaneamente e depois juntam-se, explica a Ford, que lhe chama árvore de montagem.
Grandes peças únicas de alumínio fundido substituem dezenas de peças mais pequenas, permitindo que a frente e a traseira do veículo sejam montadas separadamente. A dianteira e a traseira são então combinadas com o terceiro subconjunto, a bateria estrutural, que é montada independentemente com bancos, consolas e alcatifa, para formar o veículo.
As peças percorrem a árvore de montagem até aos operadores de um kit. Dentro deste kit, estão incluídos todos os fixadores, scanners e ferramentas elétricas necessárias para o trabalho – e na orientação correta para a utilização.
Sistema Universal de Veículos Elétricos é 40% mais rápido
O Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford, a árvore de montagem, melhora drasticamente a ergonomia dos colaboradores, reduzindo a necessidade de torcer, esticar e dobrar, permitindo-lhes concentrar-se na tarefa em mãos.
Graças à integração entre o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford e a plataforma, “a montagem da pickup elétrica de tamanho médio poderá ser até 40% mais rápida” do que a dos veículos montados na fábrica de Louisville. Parte deste tempo “será reinvestido em outsourcing e automação para melhorar a qualidade e os custos, resultando numa melhoria de 15% na velocidade”.
“Colocámos os nossos colaboradores no centro e recriámos a fábrica de raiz”, disse Bryce Currie, vice-presidente de Fabrico da Ford nas Américas. “Vivemos e respiramos a melhoria contínua, mas por vezes é necessário um salto drástico. Esperamos que os avanços ergonómicos e a redução da complexidade – através da eliminação de peças, conectores e fios – se traduzam em ganhos significativos de qualidade e custo.”
Bateria como estrutura e simplificação técnica
A nova bateria prismática LFP funciona como parte estrutural do veículo, substituindo o piso tradicional. Esta solução permite reduzir o peso, melhorar a dinâmica de condução e aumentar o espaço interior.
“A plataforma reduz as peças em 20%, com menos 1,3 km de cablagem e menos 10 kg face ao SUV elétrico da primeira geração”.
Pickup elétrica já em 2027
A primeira aplicação prática da árvore de montagem e da nova plataforma será uma pickup elétrica de quatro portas, com lançamento previsto para 2027. O preço inicial sugerido será de cerca de 30.000 dólares, “praticamente o mesmo do Model T, ajustado à inflação”. Será tão rápido como um Mustang EcoBoost e terá mais capacidade de passageiros do que um Toyota RAV4 de 2020 — além de uma caixa de pickup, carga inteligente e soluções de bagageira dianteira (frunk).
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Farley resume a ambição do projeto: “Adotámos uma abordagem radical para um desafio difícil: criar veículos acessíveis que encantem os clientes em tudo o que importa – design, inovação, flexibilidade, espaço, prazer de condução e custo de propriedade – e fazê-lo com trabalhadores americanos”