O Grupo JAP será o responsável pela importação da Omoda & Jaecoo (O&J) em Portugal. A parceria com a Chery Automobile, fabricante chinesa que detém ambas as marcas, foi formalizada em Madrid.
Neste artigo:
O&J começa com 5 modelos em Portugal
A O&J integra duas marcas focadas no segmento SUV e com propostas que abrangem motorizações híbridas, híbridas plug-in e elétricas. A entrada em Portugal acontecerá no último trimestre de 2025, com a comercialização dos modelos Omoda 5, Omoda 7, Omoda 9, Jaecoo 5 e Jaecoo 7. Está já previsto o alargamento da gama em 2026, com o objetivo de acompanhar a evolução das preferências dos consumidores e consolidar a presença da marca no mercado.
Independentemente do segmento, os modelos da Omoda & Jaecoo têm “como denominador comum uma relação qualidade/preço de referência, aliada a um posicionamento de vanguarda tecnológica”, diz o Grupo JAP em nota de imprensa. Está já previsto o alargamento da gama em 2026.
Assumir posição de referência
A cerimónia de assinatura do acordo realizou-se em Madrid. Na ocasião, Charlie Zhang, Vice-Presidente Executivo da Chery Automobile, destacou o papel do Grupo JAP como parceiro estratégico: “Acreditamos que o Grupo JAP é o parceiro ideal para que possamos assumir, em breve, uma posição de referência no setor automóvel português.”
Por sua vez, Jan Oehmicke, administrador do Grupo JAP, mostrou-se “satisfeito e honrado” por o grupo ter sido escolhido como distribuidor oficial das marcas da Chery. “No Grupo JAP partilhamos a mesma ambição e visão arrojada relativamente ao sucesso comercial que estes modelos terão no nosso mercado”, sublinhou.
Omoda & Jaecoo com impacto em Espanha
Em Espanha, a Omoda & Jaecoo ganhou rapidamente uma interessante quota de mercado. Em menos de dois anos, foram vendidas mais de 20.000 unidades, com destaque para o Omoda 5.
Subscreva a Newsletter
A marca alcançou uma quota de mercado de 1,7% no primeiro semestre, subindo para 2,4% no canal particular, e está entre as quinze marcas mais vendidas em Espanha.