Círculo Polar Ártico Círculo Polar Ártico

Hyundai IONIQ 5 percorre 20.000 km até ao Círculo Polar Ártico no Canadá

Entre abril e junho de 2025, um canadiano completou uma viagem épica de quase 20.000 km ao volante de um Hyundai IONIQ 5 100% elétrico, que o levou até ao Círculo Polar Ártico.

Viagem até ao Círculo Polar Ártico

A viagem pretendia provar que a mobilidade elétrica já responde aos exigentes desafios de um país-continente como o Canadá.

Círculo Polar Ártico
O Hyundai IONIQ 5 atravessou o Canadá @Hyundai

Patrick Nadeau ligou a sede da Hyundai em Markham, Ontário, à vila de Tuktoyaktuk, nos Territórios do Noroeste, situada junto ao Oceano Ártico, já no Círculo Polar Ártico. A aventura atravessou cinco províncias e dois territórios, enfrentando terrenos remotos, longas distâncias sem infraestrutura e condições climáticas adversas.

“Este percurso não foi apenas sobre quilómetros; foi sobre provar o que é possível com um EV”

Segundo o próprio Nadeau, “alcançar Tuktoyaktuk num IONIQ 5 é uma sensação incrível, um verdadeiro testemunho do desempenho do carro e da evolução da rede de carregamento no Canadá”. Mais do que um feito técnico, o objetivo era demonstrar que viagens longas com um EV são viáveis — e gerar conteúdos para o programa social Hyundai Hope on Wheels.

Círculo Polar Ártico
A viagem demonstrou a evolução da rede de carregamento do Canadá @Hyundai

Este programa inclui experiências de realidade virtual (VR) gravadas ao longo da viagem até ao Círculo Polar Ártico e que serão disponibilizadas gratuitamente a hospitais pediátricos no país, permitindo que jovens pacientes explorem virtualmente as paisagens do oeste canadiano.

Consumo médio de 18,9 kWh/100 km

Durante o percurso, o IONIQ 5 registou uma média de 18,9 kWh/100 km, tendo sido carregado 87 vezes por uma média de 42 minutos, num total de 1.403,13 dólares canadianos (876 euros ao câmbio atual) em energia. Nadeau sublinha: “Com um SUV normal a consumir 10 L/100 km, esta viagem teria custado mais do dobro só em combustível.”

Círculo Polar Ártico
O carro foi carregado 87 vezes Hyundai

O modelo utilizado na viagem ao Círculo Polar Ártico foi um IONIQ 5 Preferred com o pack Ultimate de 2025, sem qualquer modificação mecânica — apenas com um revestimento exterior personalizado para aumentar a visibilidade do projeto.

Trechos de 400 km sem apoio e obstáculos inesperados

A autonomia da versão utilizada (463 km) permitiu-lhe concluir dois segmentos particularmente desafiantes com quase 400 km sem qualquer ponto de carregamento, num território sem eletricidade disponível. Apesar disso, os maiores contratempos surgiram noutros formatos: “Fiquei retido em Dawson City porque a balsa estava encerrada devido ao nível elevado das águas. Mais tarde, parte da Alaska Highway foi fechada por causa de incêndios florestais.”

A bordo seguiam cerca de 180 kg de equipamento, incluindo materiais de campismo, roupa, comida, uma roda suplente e uma câmara 360º para capturar conteúdos de realidade virtual.

Dois meses de estrada e regresso acelerado

A viagem durou cerca de dois meses, mas poderia ter sido mais curta — Nadeau aproveitou para visitar algumas das paisagens mais emblemáticas do Canadá. No regresso, percorreu mais de 1.000 km por dia, demonstrando que um EV pode também cumprir rotas de alta quilometragem em pouco tempo.

Subscreva a Newsletter

Para a Hyundai Auto Canada, esta jornada é mais um passo na estratégia de educar os consumidores e reforçar a confiança na mobilidade elétrica. “Estamos totalmente comprometidos com um futuro 100% elétrico”, afirmou Steve Flamand, presidente e CEO da Hyundai no Canadá. “Esta viagem ao Oceano Ártico demonstra que os nossos EVs estão preparados para as condições mais exigentes do país.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *