A quota de mercado dos automóveis elétricos deverá ultrapassar os 40% até 2030 à medida que se tornam mais acessíveis num maior número de mercados, revela um novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA).
Neste artigo:
20 milhões de unidades
2024 foi um ano de crescimento robusto, devendo as vendas globais de carros elétricos ultrapassar os 20 milhões de unidades em 2025.
De acordo com a nova edição do relatório anual Global EV Outlook da Agência Internacional de Energia (IEA), os carros elétricos representam este ano mais de um quarto dos carros vendidos em todo o mundo.
Vendas continuam a bater recordes
O relatório, hoje publicado, mostra que, “apesar dos recentes ventos contrários que pressionaram o setor automóvel”, as vendas globais de carros elétricos continuaram a bater recordes, à medida que os modelos elétricos se tornam cada vez mais acessíveis.
As vendas ultrapassaram os 17 milhões em todo o mundo em 2024, colocando a quota dos veículos elétricos no mercado automóvel global acima dos 20% pela primeira vez, tal como previsto anteriormente pela IEA.
Esta tendência de crescimento manteve-se já este ano, com as vendas de carros elétricos a aumentarem 35% no primeiro trimestre de 2025 relativamente ao período homólogo, de acordo com o Global EV Outlook da Agência Internacional de Energia (IEA).
A IEA sublinha que todos os principais mercados, “e muitos outros”, registaram novos recordes de vendas no primeiro trimestre.
11 milhões de EV vendidos na China
Sem surpresa, a China mantém a sua posição como líder do mercado de veículos elétricos, com os carros elétricos a representarem quase metade de todas as vendas de automóveis em 2024. O número de carros elétricos vendidos na China no ano passado (mais de 11 milhões) é equivalente ao total vendido em todo o mundo em 2022.
Os mercados emergentes da Ásia e da América Latina também se tornaram novos centros de crescimento, com as vendas totais de carros elétricos nessas regiões a aumentarem mais de 60% em 2024. Nos Estados Unidos, as vendas de carros elétricos cresceram cerca de 10% em relação ao ano anterior, atingindo mais de um em cada dez carros vendidos.
A Europa viu as vendas estagnarem com o fim dos programas de subsídios e outras políticas de apoio, embora a quota de mercado dos carros elétricos tenha permanecido em torno de 20%.
“Forte crescimento” global
“Os nossos dados mostram que, apesar das incertezas significativas, os carros elétricos continuam numa trajetória de forte crescimento global. As vendas continuam a bater novos recordes, com implicações importantes para a indústria automóvel internacional”, disse o diretor executivo da IEA, Fatih Birol.
“Este ano, esperamos que mais de um em cada quatro carros vendidos em todo o mundo seja elétrico, com o crescimento a acelerar em muitas economias emergentes. Até ao final desta década, esse número deverá ser superior a dois em cada cinco carros, à medida que os veículos elétricos se tornam cada vez mais acessíveis,” enfatizou.
Evolução das políticas comerciais pode afetar perspetivas
As incertezas sobre o crescimento económico global e a evolução das políticas comerciais e industriais podem afetar as perspetivas. Mas as vendas de veículos elétricos estão a ser apoiadas pela sua crescente acessibilidade, conclui o relatório.
A nível global, o preço médio de um carro elétrico a bateria caiu em 2024, num contexto de crescente concorrência e diminuição dos custos das baterias.
Diferenças de preço persistem
Na China, dois terços de todos os carros elétricos vendidos no ano passado tinham preços inferiores aos seus equivalentes convencionais, mesmo sem incentivos à compra. No entanto, a diferença de preço de compra em relação aos carros convencionais persistiu em muitos outros mercados.
O preço médio dos carros elétricos a bateria na Alemanha, por exemplo, permaneceu 20% mais alto do que o de seus equivalentes convencionais. Nos Estados Unidos, os carros elétricos a bateria ainda eram 30% mais caros.
Custos de operação mais baixos
Os veículos elétricos continuam consistentemente mais baratos de operar em muitos mercados, com base nos preços atuais do mercado de energia.
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esmo que os preços do petróleo caíssem para US$ 40 por barril, operar um carro elétrico na Europa através de carregamento doméstico ainda custaria cerca de metade do custo de operar um carro convencional com os preços atuais da eletricidade residencial.
China tem 70% da produção mundial de EV
De acordo com o relatório, quase um quinto das vendas de carros elétricos em todo o mundo são de veículos importados. A China, que responde por mais de 70% da produção global, exportou quase 1,25 milhão de carros elétricos para outros países em 2024.
Os números de exportação de EV da China incluem muitas economias emergentes, onde os preços dos carros elétricos caíram consideravelmente devido às importações chinesas.
Camiões elétricos aumentam vendas
O relatório também inclui um capítulo especial aos camiões elétricos e seus custos de propriedade. A EIA constata que, globalmente, as vendas de camiões elétricos aumentaram cerca de 80% no ano passado, representando quase 2% de todas as vendas de camiões em todo o mundo.
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Esse crescimento, impulsionado pela duplicação das vendas na China, foi apoiado pela competitividade de custos de alguns camiões elétricos pesados na China em comparação com seus equivalentes a diesel – com os custos operacionais muito mais baixos dos modelos elétricos compensando preços de compra mais elevados.