A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) está a solicitar esclarecimentos à Tesla, após a difusão online de vários vídeos que mostram robotáxis a fazer várias infrações de trânsito em Austin, no Texas.
Neste artigo:
Robotáxis com muitos erros
As imagens divulgadas incluem episódios de veículos autónomos a invadir faixas contrárias, travagens bruscas, excesso de velocidade, e manobras perigosas como largar passageiros em cruzamentos e no meio de avenidas com várias faixas de rodagem ou a circular em passeios.
“É muito cedo para termos uma série de vídeos de condução errática e má”, alertou Philip Koopman, professor de engenharia informática e especialista em tecnologia autónoma na Universidade Carnegie Mellon, citado pela Reuters. “Não esperava tantos vídeos de condução problemática no primeiro dia”, sublinhou, após as primeiras viagens-piloto do serviço experimental da Tesla.
Maioria das viagens sem problemas
Desde domingo, a Tesla deu início a um serviço limitado e pago de testes de robotáxis, com cerca de uma dúzia de Model Y equipados com software avançado de condução autónoma. Os veículos circulam apenas em condições meteorológicas favoráveis, evitam interseções complexas e não transportam passageiros menores de 18 anos, estando o seu raio de ação limitado a uma área específica da cidade de Austin.
A maior parte dos fãs da Tesla convidados para testar o serviço tiveram e relataram experiências positivas, tendo partilhado muitos vídeos de viagens absolutamente tranquilas, mas a agência federal não ignorou os registos menos positivos.
Autoridade rodoviária recolhe informações
A NHTSA confirmou estar “ciente dos incidentes mencionados e em contacto com o fabricante para recolher informações adicionais”.
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De acordo com a legislação vigente nos Estados Unidos, a agência não pré-aprova sistemas de condução automatizada, sendo responsabilidade dos fabricantes certificarem o cumprimento dos padrões exigidos. A NHTSA atua posteriormente, investigando potenciais falhas de segurança.
Confidencialidade e preocupações
Na segunda-feira, a Tesla notificou a NHTSA de que as suas respostas aos pedidos de esclarecimento constituem informações comerciais confidenciais e não devem ser tornadas públicas. A agência continua, ainda assim, a analisar a documentação fornecida, incluindo questões sobre a operação dos robotáxis em condições meteorológicas adversas.
Este novo episódio surge num contexto de investigação em curso sobre o software Full Self-Driving (FSD) da Tesla, particularmente após quatro colisões — uma delas fatal, em 2023 — sob condições de visibilidade reduzida. A investigação abrange cerca de 2,4 milhões de veículos equipados com FSD.