A Isuzu já começou a produção da pick-up elétrica D-MAX EV na sua unidade na Tailândia e tem como destino os principais mercados europeus a partir do terceiro trimestre de 2025. Trata-se do primeiro modelo totalmente elétrico de 1 tonelada da Isuzu e marca uma nova era para o construtor que, até agora, dominava sobretudo com soluções a diesel.
“O D-MAX EV foi concebido para responder tanto às exigências comerciais como às necessidades dos clientes particulares, mantendo o desempenho robusto esperado de um pick-up,” sublinha a Isuzu no comunicado oficial.
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Potência Elétrica com ADN off-road
Equipada com um sistema 4×4 permanente e eixos elétricos (e-Axles) desenvolvidos de raiz para este modelo, a D-MAX EV promete desempenho de alto nível em pisos irregulares e condições adversas. A aceleração linear típica dos veículos elétricos vem acompanhada de baixos níveis de ruído e vibração — características que reforçam o conforto sem comprometer a robustez.
Em números, este pick-up oferece uma potência máxima de 140 kW com um binário máximo de 325 Nm. A D-MAX EV atinge uma velocidade máxima superior a 130 km/h e tem uma autonomia de 263 km em ciclo combinado WLTP com um consumo de 255 Wh/km (WLTP).
Com estas especificações, a D-MAX EV posiciona-se como uma alternativa direta às versões a combustão, com capacidades de carga útil de 1.010 kg e de reboque até 3.500 kg.
Estrutura, Dimensões e Versatilidade
A versão Crew Cab europeia conta com um chassis reforçado e dimensões generosas, nomeadamente um comprimento total de 5.280 mm, largura de 1.870 mm e altura de 1.810 mm já com barras de tejadilho. A distância entre eixos é de 3.125 mm.
A D-Max EV tem um raio mínimo de viragem de 6,1 metros.
A ergonomia e a funcionalidade mantêm-se como pontos fortes, com espaço interior otimizado para trabalhadores e aventureiros, além de soluções práticas para transporte de ferramentas, equipamento ou carga pesada.
Pensada para operações de longa duração
A bateria de iões de lítio com 66,9 kWh de capacidade útil permite carregamentos completos (0-100%) em AC até 11 kW em cerca de 10 horas e em DC até 50 kW dos 20 aos 80% em 1 hora.
Esta flexibilidade torna a D-MAX EV apta tanto para utilização urbana como para operações de longa duração em zonas rurais ou industriais.
Perspetivas de mercado
A Isuzu reforça que este lançamento está integrado na sua estratégia de neutralidade carbónica. “O Grupo Isuzu está comprometido em melhorar a vida das pessoas através do desenvolvimento de veículos neutros em carbono,” lê-se no comunicado. A introdução da D-MAX EV na fábrica da Tailândia faz parte de um esforço mais amplo para diversificar a oferta da marca com soluções adaptadas às necessidades dos diferentes mercados e tipos de utilização.
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Com produção iniciada para modelos com volante à esquerda (destinados à Europa continental), a marca avança que as primeiras pick-up elétricas começarão a chegar no terceiro trimestre deste ano.
A Isuzu prevê iniciar a produção para versões com volante à direita no final de 2025. O lançamento no Reino Unido está previsto para 2026, com expansão para outros mercados conforme a procura.