A terceira geração do Jeep Compass chega com três motorizações 100% elétricas. O Compass First Edition já pode ser encomendado, estando as primeiras entregas previstas a partir de outubro.
Neste artigo:
Fiel ao ADN da marca
A Jeep lançou a terceira geração do bestseller Compass. O novo automóvel mantém-se fiel ao ADN da marca em termos de capacidade, robustez, versatilidade e tecnologia de ponta. A nova geração chega com várias motorizações eletrificadas, incluindo 3 100% elétricas, com uma autonomia de até 650 km.
Construído com base na inovadora plataforma STLA Medium da Stellantis, com os seus 4,55 metros de comprimento total, o novo Compass é um dos veículos mais compactos fabricados a partir da plataforma, proporcionando 55 mm de espaço adicional para as pernas.
Capacidade todo-o-terreno
Sendo um automóvel concebido para a aventura, o novo C-SUV da marca que é sinónimo de todo-o-terreno adapta-se a todo o tipo de utilizações, com as novas afinações da suspensão, com molas, amortecedores e barra estabilizadora dedicados, a garantirem um bom equilíbrio entre comportamento e conforto.
A marca salienta que mesmo a versão com tração dianteira terá 100% de capacidade Jeep. Com uma distância ao solo de até 200 mm, um ângulo de aproximação de 20°, um ângulo ventral de 15° e um ângulo de saída de 26°, o novo Compass está equipado para enfrentar facilmente terrenos difíceis, tendo uma profundidade de entrada na água do veículo de até 470 mm. O sistema Selec-terrain e a proteção de 360 graus são de série em todas as versões.
Subscreva a Newsletter
Já as versões com tração integral terão 27º de ângulo de aproximação, 16° de ângulo ventral, 31º de ângulo de saída e uma melhor distância ao solo e de passagem a vau. O controlo de velocidade em descidas será de série nas versões com tração integral.
Jeep Compass com “soluções de última geração”
“O novo Jeep Compass representa de forma arrojada a filosofia de vanguarda da marca, sublinhando a nossa dedicação não só a satisfazer as exigências atuais do mercado, mas também a antecipar as oportunidades do futuro. Este veículo é a expressão perfeita da robustez e do desempenho Jeep, oferecendo soluções de última geração e preservando o nosso compromisso com a eletrificação e a sustentabilidade”, afirma Fabio Catone.
O Diretor da Marca Jeep na Europa Alargada sublinha ainda: “concebido para aventuras ao ar livre, mas perfeito para uma utilização quotidiana, o novo Jeep Compass é um poderoso testemunho da nossa busca incessante de inovação e versatilidade, concebido para satisfazer as diversas necessidades dos clientes em todo o mundo”.
3 motorizações 100% elétricas
O novo Jeep Compass chega com 3 motorizações 100% elétricas que vão desde os 213 CV na versão de tração dianteira até aos 375 CV na versão de tração integral, na qual a construtora instalou um novo motor elétrico traseiro dedicado e mais potente que fornece 49 kW adicionais de potência de pico e até 232 Nm de binário. Associando isto a um redutor traseiro de 14:1, traduz-se num binário de 3.100 Nm disponível nas rodas traseiras.
Esta solução proporciona a máxima tração, dando ao Compass a capacidade de subir uma inclinação de 20%, mesmo com zero tração nas rodas dianteiras.
Com uma autonomia de até 650 quilómetros, a bateria pode ser carregada dos 20 aos 80% em 30 minutos num ponto de carregamento rápido de 160 kW.
Um design reconhecível
O novo Jeep Compass mantém-se mantém a tradicional grelha de sete aberturas, as cavas das rodas trapezoidais e as proteções de revestimento robustas e integradas. Os designers asseguraram que o veículo mantém as suas capacidades todo-o-terreno e o seu visual caraterístico.
O novo Compass tem um escudo modular anti riscos Jeep e para-choques reforçados para uma proteção melhorada para ambientes urbanos e todo-o-terreno. Além disso, o radar do veículo foi reposicionado para evitar danos em espaços apertados ou ao encontrar obstáculos.
Capacidade de 550 litros
Mesmo sendo um dos veículos mais compactos fabricados a partir da plataforma STLA Medium, o Jeep Compass ganhou mais 55 mm de espaço adicional para as pernas, um compartimento de arrumação interior dianteiro maior, com 34 litros, e uma capacidade de bagageira aumentada em 45 litros, atingindo os 550 litros.
A divisão do banco traseiro 40/20/40, de série em todas as versões, permite a máxima flexibilidade, tornando-o tão funcional para o transporte de passageiros como de carga.
Condução autónoma nível 2
No domínio da tecnologia, o novo Compass está equipado com o novo sistema de infoentretenimento com um painel de 10″ e um de rádio de 16″, bem como um sistema de condução autónoma de nível 2 de série em toda a gama.
O Jeep Compass pode ainda ser equipado com o head-up display, mudança de faixa semiautomática, iluminação Matrix LED e acesso ao telemóvel.
First Edition já pode ser encomendada
O Jeep Compass vai ter uma First Edition que pode já ser encomendada. Além da versão e-Hybrid, está disponível o 100% elétrico de tração dianteira, com bateria de 74 kWh e motor de 213 CV), equipado com jantes de até 20 polegadas, luzes de matriz LED, sistema de navegação de 16″, condução autónoma de nível 2, proteção 360° e porta traseira elétrica mãos-livres.
Na versão First Edition, os bancos são estofados em tecido e vinil e com função de aquecimento de série, dispondo de ajuste manual de 6 vias e ajuste lombar de 2 vias para o condutor. A oferta também inclui um pacote opcional simplificado com comodidades como bancos ventilados e com massagem, um teto de abrir e assistência semiautomática à mudança de faixa.
A First Edition está disponível para encomenda a partir de agora, com entregas previstas para o quarto trimestre de 2025 com um preço de 41.000€ para a motorização híbrida e de 51.750€ para a versão 100% elétrica de 213cv e 74 kWh.
O novo Compass está disponível em seis cores que estão ligadas a paisagens naturais específicas. A cor de lançamento será a Hawaii, um verde brilhante inspirado nas nuances das ilhas tropicais, e a gama varia entre o tom Pacific (azul), o Antarctica (branco), o Amazonia (verde acastanhado), o Yosemite (cinzento) e o Vulcano (preto).
Trajetória de crescimento
O Jeep Compass será produzido em Itália, na fábrica de Melfi, e será o modelo da marca que estará disponível em mais mercados, começando pela Europa.
Leia também:
A marca está numa trajetória de crescimento, tendo vendido 132.000 unidades na Europa em 2024, lideradas pelo bestseller Avenger, que representou quase 80.000 unidades. As vendas europeias aumentaram quase 10 pontos percentuais, tendo triplicado as vendas no Reino Unido. A marca afirma que os primeiros meses de 2025 confirmam esta tendência, estando a Jeep com uma quota de mercado de 1,1%.