A Kia iniciou a fase de pré-venda do novo PV5 em Portugal, marcando a entrada da marca no segmento dos veículos comerciais ligeiros 100% elétricos. O PV5 está disponível nas variantes Passenger e Cargo, ambas com especificação L2H1 e baseadas na nova plataforma modular E-GMP.S.
Neste artigo:
Design disruptivo e modularidade inteligente
Com 4695 mm de comprimento, o PV5 apresenta um design moderno inspirado na filosofia “Opposites United”, que combina contrastes naturais e humanos. A plataforma E-GMP.S permite configurações flexíveis de carroçaria, abrindo caminho para novas soluções de mobilidade elétrica.
As atualizações Over-the-Air (OTA) dos diferentes componentes eletrónicos, sistema de gestão de baterias e outros controladores permitem beneficiar das especificações mais recentes durante todo o ciclo de vida do veículo.
Duas baterias e carregamento em 30 minutos
O PV5 Cargo pode ser equipado com bateria de 51,5 kWh ou 71,2 kWh, enquanto a versão Passenger utiliza exclusivamente a bateria maior. A autonomia varia entre 297 km e 416 km, com carregamento rápido de 10 a 80% em apenas 30 minutos.
A versão com bateria standard oferece uma potência de 89,4 kW (122 cv), enquanto a variante de longa autonomia estará equipada com um motor elétrico com 120 kW (163 cv).
Equipamento de topo e conectividade avançada
Tanto a versão Passenger como a Cargo incluem de série um painel digital de 7,5” e ecrã de navegação de 12,9”, Apple CarPlay, Android Auto, Kia Connect, carregador sem fios, iluminação full LED e capacidade Vehicle-to-Load (V2L) opcional.
O habitáculo do PV5 inclui um conjunto de soluções inteligentes de armazenamento e uma zona de condutor pensada para se adaptar facilmente a diferentes necessidades de utilização. O design geométrico e minimalista assegura uma utilização eficiente do espaço, enquanto a linha de cintura ultrabaixa proporciona uma visibilidade
PV5 Passenger: versatilidade para lazer e trabalho
Com motor de 120 kW (163 cv) e autonomia de 412 km, o PV5 Passenger oferece até 2300 litros de capacidade de carga com bancos rebatidos. A porta traseira elevatória e as múltiplas configurações de assentos tornam-no ideal para uso familiar ou profissional. Está prevista uma versão de 7 lugares, mas que não está ainda em comercialização.
O modelo possui uma porta traseira elevatória e várias opções de configuração de bancos, além de possibilitar a instalação e utilização de vários acessórios para os mais diversos fins.
PV5 Cargo: eficiência para negócios exigentes
Na versão Cargo, o espaço de carga da PV5 é de 4,4 m3, com 2255 mm de comprimento, 1565 mm de largura e 1520 mm de altura, e uma carga útil de 690 kg (com bateria maior) ou de 790 kg, com bateria standard.
O degrau de acesso à área de carga está a apenas 419 mm do solo, minimizando o esforço no transporte de mercadorias. A especificação L2H1 disponível em Portugal foi concebida com uma disposição típica de dois lugares para passageiros
Subscreva a Newsletter
Preços e disponibilidade
Os preços de lançamento começam nos €44.300 para particulares e €35.439+IVA para empresas na versão Passenger. A Cargo inicia-se nos €36.750 e €28.447+IVA. As encomendas já abriram e as primeiras entregas estão previstas para outubro