O Leapmotor B10 chegou oficialmente a Portugal como o primeiro C-SUV 100% elétrico da marca a assumir, de forma clara, uma missão: tornar a mobilidade elétrica de vanguarda acessível ao mercado mainstream, com preços de campanha para particulares abaixo dos 28 mil euros.
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Leapmotor B10: preço e gama em Portugal
Com este modelo, a Leapmotor pretende “democratizar a mobilidade elétrica por meio de soluções inteligentes, acessíveis e de alta qualidade”, posicionando o B10 como um SUV elétrico pensado para o dia a dia europeu, e não como um nicho tecnológico.

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Em Portugal, o Leapmotor B10 está disponível com preços de tabela (PVPR) a partir de 29.285 euros, para a versão Life Eléctrico Pro. A marca sublinha, porém, que “os preços de campanha de lançamento para clientes particulares” começam nos 27.600 euros, valor que coloca este C-SUV 100% elétrico claramente abaixo da fasquia dos 28 mil euros, algo pouco comum num modelo deste segmento.
A gama nacional organiza-se em torno de duas linhas de equipamento: Life e Design, sempre com a mesma motorização elétrica de 160 kW (218 cv). A tabela oficial indica três propostas: Life Eléctrico Pro (361 km WLTP, 56,2 kWh, 29.285 €), Life Eléctrico Pro Max (434 km WLTP, 67,1 kWh, 31.285 €) e Design Eléctrico Pro Max (434 km WLTP, 67,1 kWh, 32.785 €).
| Versão | Configuração | Potência | Autonomia WLTP (km) | Bateria (kWh) | PVPR (€) |
|---|---|---|---|---|---|
| Life | Elétrico Pro | 160 kW : 218 cv | 361 | 56,2 | 29 285,00 |
| Life | Elétrico Pro Max | 160 kW : 218 cv | 434 | 67,1 | 31 285,00 |
| Design | Elétrico Pro Max | 160 kW : 218 cv | 434 | 67,1 | 32 785,00 |
Concebido para a Europa, focado no uso diário
A marca apresenta o Leapmotor B10 como “o primeiro modelo projetado especificamente para os mercados internacionais”, assente na arquitetura LEAP 3.5 e numa filosofia “centrada no utilizador”. A marca afirma que, ao comercializar “um SUV elétrico do segmento C que traz tecnologia que facilita a vida e prazer de condução para o mercado mainstream”, está a assinalar “um momento crucial na democratização dos veículos elétricos a bateria”.
Entre os detalhes pensados para a Europa, o comunicado destaca os testes no circuito de Balocco, em Itália, e elementos práticos como a tomada de carregamento montada no lado direito, “para uma maior comodidade”. O objetivo declarado é proporcionar “uma experiência de condução premium adaptada ao estilo de vida europeu”, conciliando conforto, facilidade de utilização e tecnologia.
Dimensões, espaço e ambiente a bordo
Com 4.515 mm de comprimento, 1.885 mm de largura, 1.655 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.735 mm, o Leapmotor B10 posiciona-se no coração do segmento C-SUV. A marca afirma que o modelo oferece “um dos maiores espaços para passageiros do seu segmento”, com 2.390 mm do encosto do banco traseiro ao espaço para os pés, 1.400 mm de largura para os passageiros traseiros e espaço para a cabeça de 1.027 mm na frente e 1.005 mm atrás.
| Característica | B10 Life Pro 56,2 kWh | B10 Life ProMax 67,1 kWh | B10 Design ProMax 67,1 kWh |
|---|---|---|---|
| Comprimento (mm) | 4515 | 4515 | 4515 |
| Largura (mm) | 1855 | 1885 | 1885 |
| Altura (mm) | 1655 | 1655 | 1655 |
| Distância entre eixos (mm) | 2735 | 2735 | 2735 |
| Bagageira (L) | 430 | 430 | 430 |
| Peso (kg) | 1780 | 1845 | 1845 |
| Potência máxima (kW) | 160 | 160 | 160 |
| Binário máximo (Nm) | 240 | 240 | 240 |
| Tração | RWD | RWD | RWD |
| Capacidade da bateria (kWh) | 56,2 | 67,1 | 67,1 |
| Autonomia WLTP (km) | 361 | 434 | 434 |
| Carregamento DC máx. (kW) | 140 | 168 | 168 |
| 0 a 100 km/h (s) | 8 | 8 | 8 |
| Velocidade máxima (km/h) | 170 | 170 | 170 |
O habitáculo é descrito como “luminoso, espaçoso e versátil”, organizado em torno de um ecrã tátil flutuante de 14,6 polegadas que funciona como peça central de alta tecnologia. A disposição pretende ser “funcional e convidativa”, com configurações de bancos que “transformam o espaço numa área de descanso confortável” e vários compartimentos de arrumação a reforçar a praticidade no quotidiano.
Arquitetura LEAP 3.5 e cockpit digital
O Leapmotor B10 materializa a nova arquitetura LEAP 3.5, descrita como plataforma de vanguarda para “integração perfeita de software e hardware”. No centro está “um dos sistemas de controlo de domínio central mais compactos e eficientes do mundo”, que combina funções de habitáculo e condução utilizando uma cablagem de apenas 996 metros para ligar até 22 ECU (unidades de controlo eletrónico) e suportar “mais de 200 interfaces de código aberto”.

A interface do habitáculo recorre ao chipset Snapdragon 8155, sendo apresentada como “ultra responsiva e totalmente personalizável”, com o sistema LEAP OS 4.0 Plus a oferecer visuais 3D, exibição de múltiplas aplicações e controlo remoto via aplicação móvel Leapmotor. O Leapmotor B10 suporta “atualizações over-the-air ilimitadas”, mantendo o sistema “continuamente atualizado e adaptável a inovações futuras”, numa lógica muito alinhada com aquilo que se espera de um EV moderno.
Cinco estrelas Euro NCAP
No domínio da segurança, o o Leapmotor B10 obteve a classificação de segurança de 5 estrelas da Euro NCAP, qualificação que a marca considera “um marco significativo” na sua evolução. O modelo integra 17 funcionalidades ADAS, um sistema de câmaras de 360° e uma estrutura de segurança em aço de alta resistência, numa receita que pretende combinar proteção passiva e ativa.



O chassis beneficia de afinação projetada com o know-how da Stellantis, recorrendo a suspensão traseira multi-link e a uma distribuição de peso de 50:50. A Leapmotor sublinha que esta configuração contribui para “uma condução refinada”, reforçando a ideia de que o B10 quer ser mais do que um SUV apenas eficiente: pretende também entregar qualidade dinâmica coerente com o posicionamento europeu.
Motorização elétrica e baterias
Toda a gama do Leapmotor B10 é alimentada por um motor elétrico de alta eficiência que desenvolve 218 cv e 240 Nm de binário. A marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos e velocidade máxima de 170 km/h, valores que colocam o C-SUV num patamar de prestações confortável para utilização familiar e em autoestrada.
Há duas baterias à escolha: o pack Pro de 56,2 kWh, com até 361 km de autonomia em ciclo WLTP, e o pack Pro Max de 67,1 kWh, que aumenta a autonomia até 434 km WLTP. Ambas suportam carregamento AC de 11 kW e carregamento DC ultrarrápido até 168 kW, “permitindo um carregamento de 30 a 80% em menos de 20 minutos”, sempre de acordo com os dados oficiais da Leapmotor.
Leapmotor B10 com duas versões: Life e Design
O Leapmotor B10 chega a Portugal em duas versões nucleares: Life e Design. A versão Life surge já “generosamente equipada”, com teto panorâmico de vidro de 1,8 m² com cortina elétrica, jantes de 18 polegadas, câmara 360° e pacote ADAS completo, aproximando o equipamento de série daquilo que muitos rivais oferecem apenas em níveis superiores.
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A versão Design acrescenta bancos em couro ECO, iluminação ambiente e bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com ajustes elétricos, procurando aumentar “o conforto e a aparência sofisticada”. A marca descreve o Leapmotor B10 como “solução inteligente e sustentável” para famílias pequenas, jovens profissionais e habitantes urbanos “experientes em tecnologia e ecologicamente conscientes”, concluindo que “o futuro está aqui e é para todos”.



