A Xiaomi matriculou oficialmente, na Alemanha o primeiro exemplar europeu do SU7 Ultra. A matrícula “M SU7088E” foi revelada pelo próprio Lei Jun, fundador e CEO da Xiaomi, que testou o modelo nas ruas de Munique, marcando assim a estreia pública da marca no Velho Continente.
Neste artigo:
“Este é o nosso primeiro veículo experimental registado na Europa”
Foi o próprio CEO e fundador da Xiaomi quem deu a notícia na rede social chinesa Weibo. Lei Jun publicou: “Testei hoje o Xiaomi SU7 Ultra em Munique, Alemanha. Este é o nosso primeiro veículo experimental registado na Europa.”
A escolha da matrícula “M SU7088E”, diz Lei Jung, é simbólica, uma vez que “M” faz referência a Munique e “Mi” (Xiaomi), enquanto “SU7” reflete o modelo do veículo.
A empresa pretende com esta iniciativa explorar e compreender melhor os mercados europeus, apesar de manter o lançamento comercial fora da China agendado para 2027.
Fase exploratória inclui testes reais e observação de concorrência
A circulação do SU7 Ultra em solo europeu insere-se numa fase estratégica de estudo de mercado, onde a marca avalia tendências de consumo, desempenho dos fabricantes chineses já presentes e requisitos regulamentares locais.
Simultaneamente, a Xiaomi está a montar equipas dedicadas à expansão internacional, com pequenos volumes de entregas experimentais previstos antes da entrada oficial.
SU7 Ultra: 1.548 cv e ambições de topo no segmento elétrico
Lançado oficialmente na China a 27 de fevereiro, o SU7 Ultra é a versão de topo da berlina elétrica da Xiaomi, com 1.548 cv (1.548 Ps), tração integral e prestações desportivas.
O Xiaomi SU7 Ultra mede 4.997 mm de comprimento, 1.963 mm de largura e 1.455 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.000 mm. O veículo tem um peso total de aproximadamente 2.205 kg na sua configuração orientada para a pista e um coeficiente de resistência de 0,195. Estas dimensões colocam-no na categoria dos sedans elétricos de médio a grande porte, com uma distância entre eixos comparável à dos sedans de tamanho normal.
Acelera dos 0 aos 100 km/h em 1,98 segundos e atinge uma velocidade máxima de 350 km/h. O veículo utiliza travões de carbono-cerâmica e um chassis calibrado através de testes de pista anteriores, incluindo em Nürburgring. A energia é fornecida por uma bateria CATL Qilin II de 93,7 kWh a funcionar a 897 volts, o que proporciona uma autonomia classificada pela CLTC até 630 km.
Produção concentrada na China, com procura a superar capacidade
A produção dos modelos SU7 e YU7 decorre exclusivamente na unidade da Xiaomi em Pequim, estando a sua capacidade de produção anual esgotada, o que levou já a Xiaomi a expandir as instalações iniciais.
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A procura no mercado interno continua a superar largamente a oferta: o SU7 regista tempos de espera até 41 semanas, enquanto o SUV YU7, lançado a 26 de junho de 2025, atingiu já 62 semanas de fila de espera após receber mais de 200.000 encomendas nos primeiros três minutos.