A Mercedes-AMG revelou o Concept GT XX, o protótipo que antecipa o modelo de produção baseado na plataforma AMG.EA e que promete redefinir o desempenho elétrico com tecnologia inspirada na Fórmula 1.
Neste artigo:
Concept GT XX: um novo arquétipo de desempenho elétrico
A Mercedes-AMG apresentou o Concept GT XX, um protótipo que serve de montra tecnológica para o futuro modelo de produção com base na arquitetura elétrica AMG.EA, com chegada prevista para 2026. É a primeira vez que a marca revela, de forma tão detalhada, como será a próxima geração de desportivos 100% elétricos: mais de 1.360 cv, carregamentos ultra-rápidos, gestão térmica inspirada na F1 e um sistema motriz que representa uma rutura com o que conhecemos até agora.
“O Concept GT XX estabelece uma nova dimensão de desempenho. Continuamos fiéis ao ADN da AMG, agora com motores elétricos desenvolvidos internamente que oferecem uma densidade de potência inigualável”, declarou Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG GmbH.
Três motores axiais, dois eixos motrizes, zero compromisso
No centro da revolução está um sistema de três motores elétricos de fluxo axial, um avanço tecnológico desenvolvido em parceria com a YASA — empresa britânica adquirida pela Mercedes-Benz — e posteriormente otimizado em Affalterbach para aplicação em série. Este tipo de motor, até aqui utilizado sobretudo em aplicações de nicho, oferece três vezes mais densidade de potência do que motores radiais convencionais, tem um volume e peso reduzidos (dois terços mais leves) e capacidade de desempenho contínuo, mesmo sob exigência extrema.
A distribuição é feita através de dois módulos HP.EDU (High Performance Electric Drive Unit): dois motores no eixo traseiro com transmissões planetárias e um motor dianteiro com transmissão de engrenagens retas que atua como reforço, entrando em ação apenas quando necessário. Este último pode ser desacoplado em situações de cruzeiro para minimizar perdas mecânicas.
Uma bateria em tudo… excecional
A alimentar esta plataforma está uma nova bateria de alta performance (HP.EB), fruto de colaboração entre os centros de tecnologia de Affalterbach, Brixworth (F1) e Sindelfingen. Entre os seus destaques:
- Células cilíndricas altas e estreitas, com invólucro em alumínio e tecnologia full-tab
- Arrefecimento direto célula a célula, para estabilidade térmica em qualquer circunstância
- Química NCMA com ânodo de silício, que assegura 300 Wh/kg (740 Wh/l)
- Tensão superior a 800V, com carregamentos a mais de 850 kW (1000 A)
Resultado: O Mercedes-AMNG Concept GT XX recupera 400 km de autonomia WLTP em apenas 5 minutos, com entrega imediata de potência total após carregamento — sem período de “resfriamento”, algo inédito no segmento.
Estrutura, segurança e eficiência
O chassis do Concept GT XX baseia-se numa nova estrutura tipo “skateboard”, combinando alumínio, aço e compósitos de fibra para garantir rigidez torsional e leveza. A bateria está integrada no centro da plataforma e cumpre os exigentes padrões de segurança da Mercedes-Benz — ultrapassando mesmo os requisitos legais em termos de resistência a impactos e gestão de alta voltagem.
Design sem filtros: entre o AMG ONE e o futuro
Visualmente, o Concept AMG GT XX assume-se como uma declaração estética e aerodinâmica: pintura laranja “sunset beam” com efeito metalizado, faróis rasgados com assinatura vertical, difusor traseiro profundo em carbono, ausência de vidro traseiro e coeficiente aerodinâmico de apenas 0,198 — mesmo com pneus de elevada largura.
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O modelo recorre ainda a soluções aerodinâmicas ativas (AIRPANEL), fundo plano com efeito Venturi, entradas controladas eletronicamente e um inovador sistema de refrigeração passiva no piso dianteiro. Tudo para garantir estabilidade e eficiência a mais de 360 km/h — a velocidade máxima projetada.
Interior: o desportivo como interface tecnológica
Por dentro, a inspiração na competição é evidente: estrutura exposta, iluminação com inspiração em cabos de alta tensão, dois ecrãs táteis centrais (10,25” e 14”), volante tipo AMG ONE com comandos circulares e grafismos adaptativos.
O conceito “MBUX Fluid Light Panel” estreia-se na traseira com um painel de LED RGB composto por mais de 700 elementos, capaz de comunicar com o exterior através de texto, animações ou alertas de carregamento.
Biotecnologia aplicada ao luxo
Os materiais sustentáveis marcam presença com o LABFIBER, uma alternativa ao couro criada a partir de pneus de competição reciclados e biopolímeros, desenvolvida em parceria com a startup norte-americana Modern Meadow.
O novo material oferece o visual, textura e envelhecimento semelhantes ao couro natural, com peso reduzido e resistência superior.
Mais que um concept — um prenúncio em alta voltagem
Ao contrário de outros protótipos, o Concept AMG GT XX antecipa de forma bastante direta o que a Mercedes-AMG pretende levar à estrada em 2026.
A produção dos motores axiais arrancará na fábrica de Marienfelde, em Berlim, recorrendo a mais de 30 processos industriais inéditos e várias patentes já registadas.