O novo Mercedes-Benz VLE, o primeiro modelo a estrear a nova plataforma Van Electric Architecture (VAN.EA), concluiu com sucesso um teste de longa distância.
Neste artigo:
Plataforma VAN.EA confirma eficiência e maturidade
O percurso ligou Estugarda a Roma, atravessando os Alpes e totalizando 1.090 quilómetros e o Mercedes-Benz VLE completou o exigente trajeto com apenas duas paragens de 15 minutos cada para carregamento rápido. A viagem foi concebida para validar a eficiência e maturidade técnica do modelo.
A viagem entre Estugarda e Roma envolveu tráfego real em autoestradas, estradas de montanha e centros urbanos, provando a eficiência da plataforma.
Mercedes-Benz VLE manteve bom desempenho
Com temperaturas a variar entre os 11 °C na partida e os 33 °C à chegada, o Mercedes-Benz VLE garantiu climatização constante a 22 °C e demonstrou bom desempenho térmico, regeneração eficiente de energia e uma autonomia prática compatível com viagens familiares e de lazer.
De acordo com a Mercedes-Benz, a condução beneficiou da direção no eixo traseiro, que melhorou a agilidade em curvas apertadas e ruas estreitas.
13 horas, 1.090 km e apenas 30 minutos de carregamento
Ao todo, os protótipos Mercedes-Benz VLE percorreram os 1.090 km em cerca de 13 horas, com apenas meia hora total de carregamento. Esta autonomia realista coloca a VAN.EA num novo patamar de eficiência para veículos multifunções elétricos, demonstrando que longas viagens já não são um obstáculo à adoção elétrica no segmento dos MPV e furgões premium.
“Os nossos futuros MPV demonstraram mais uma vez, de forma impressionante, a sua adequação à utilização diária em percursos de longa distância. Com apenas duas curtas paragens de recarga, de Estugarda aos Alpes e Roma, o Mercedes‑Benz VLE demonstra a impressionante eficiência da nova Van Electric Architecture”, afirmou Andreas Zygan, Chefe de Desenvolvimento de Carrinhas Mercedes-Benz, Mercedes-Benz AG.
Arquitetura flexível chega ao mercado em 2026
Com lançamento previsto para 2026, a arquitetura VAN.EA é modular e escalável, permitindo variantes tanto para uso comercial como privado.
A gama será dividida entre Grand Limousines (MPV de luxo com até 8 lugares, como o VLE e o futuro VLS) e veículos de transporte profissional. A plataforma permitirá maior diferenciação de design, funções inteligentes integradas e adaptabilidade aos diversos perfis de cliente.
Testes extremos para acelerar o desenvolvimento
A viagem de Estugarda a Roma faz parte de um programa de validação que inclui ensaios do Mercedes-Benz VLE em ambientes extremos — do frio da Suécia ao Círculo Polar Ártico na Noruega — e simulações digitais de maturidade técnica.
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Com isto, a Mercedes-Benz procura acelerar o ciclo de desenvolvimento e garantir que os futuros modelos com base na VAN.EA cheguem ao mercado com elevada robustez e eficácia energética.