A MG acaba de apresentar oficialmente os modelos elétricos IM5 e IM6 na Europa, durante o Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido. Trata-se de dois veículos 100% elétricos — um sedan médio e um SUV — que chegam como vitrines tecnológicas da marca, posicionando-se acima das propostas atuais no catálogo europeu da MG.
Neste artigo:
IM com chancela MG na Europa
Os dois modelos agora mostrados pertencem à submarca IM (Intelligence in Motion), anteriormente comercializada na China como divisão autónoma da SAIC, a construtora automóvel estatal
Na Europa, a IM será integrada sob o guarda-chuva da MG com logótipos próprios no capô e referências à MG na traseira. A estratégia visa apresentar estes modelos como flagships tecnológicos para um público mais exigente.
Autonomia de topo e carregamento recorde
O IM5 e o IM6 integram uma arquitetura elétrica de 800V que permite carregamentos ultra-rápidos a 396 kW, suficientes para restaurar a bateria de 10% a 80% em apenas 17 minutos — uma das velocidades de carregamento mais rápidas entre veículos de produção. A bateria de 100 kWh que equipa as versões Performance permite ao IM5 alcançar uma autonomia de 711 km segundo o ciclo WLTP.
No Reino Unido, os preços começam nas £39.450 (45.728€) para o IM5 com 75 kWh, subindo para £48.495 (56.213€) na versão Performance com 100 kWh. Já o IM6, apenas disponível com a bateria maior, inicia nos £47.995 (55.633€), sendo que a versão Performance custa £50.995 (59.110€).
Potência e direção traseira
As versões Performance contam com dois motores elétricos, tração integral e uma potência total combinada de 767 cv, capazes de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos (IM5) e 3,5 segundos (IM6). As versões de base têm tração traseira e 291 cv.
O IM5 traz ainda direção nas rodas traseiras, o que permite uma manobrabilidade impressionante em ambientes urbanos: curva de viragem inferior a 10 metros.
Interior digital com foco no luxo
No habitáculo, ambos os modelos apresentam um ecrã panorâmico de 26 polegadas em alta-definição, além de um sistema áudio de 20 altifalantes, prometendo uma experiência imersiva e digna de segmentos superiores.
A marca descreve o cockpit como “um palco tecnológico” com foco na interação intuitiva e no conforto digital.
União Europeia fora da equação para já
Para já, os modelos só estarão disponíveis no Reino Unido, Noruega e Suíça — mercados fora da União Europeia e, por isso, isentos das tarifas adicionais impostas pela UE às importações de veículos elétricos chineses.
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A SAIC, que não colaborou com o inquérito europeu sobre subsídios estatais, foi sujeita à taxa máxima de 45% sobre o custo de entrada — tornando inviável, para já, a comercialização do IM5 e IM6 nos países da UE.
A MG ainda não confirmou datas de chegada para os mercados comunitários, mas garante estar a avaliar estratégias de produção local para mitigar o impacto dos novos tarifários.