A Tesla deixou de aceitar encomendas para os seus modelos topo de gama, Model S e Model X, em todos os mercados europeus, Portugal incluído.
Neste artigo:
Mudanças depois da nova atualização
O mais recente “refresh” dos Model S e Model X foi anunciado em junho, com melhorias de carácter menor, focadas sobretudo em design e interface. No entanto, cerca de um mês depois, os configuradores online foram desativados para os dois modelos nos países europeus.
Na página da Tesla em Portugal, em lugar da tradicional opção de encomenda personalizada, os interessados são agora redirecionados para páginas que exibem apenas unidades em inventário, já produzidas e disponíveis em stock.
Quais as razões por detrás da suspensão?
O fecho dos configuradores para as encomendas dos Model S e Model X foi feito silenciosamente, sem que a Tesla desse qualquer tipo de explicação. Contudo, apesar de não ter sido emitido um comunicado oficial que justifique a decisão, há vários fatores que ajudam a compreender o contexto.
Os Model S e Model X são exclusivamente fabricados na unidade de Fremont, na Califórnia. A fábrica enfrenta desafios de produção desde o lançamento das versões atualizadas, com uma clara redução na capacidade alocada a estes dois modelos. Dados recentes indicam um abrandamento na procura europeia. Na Alemanha, maior mercado de EV da região, foram registadas apenas 58 novas matrículas do Model S e 59 do Model X no primeiro semestre de 2025. Estes números são pouco expressivos face ao investimento necessário em homologação e pós-venda.
Além do mais, a imposição de tarifas nos EUA, incluindo 15% sobre células de bateria provenientes do Japão e 50% sobre o alumínio — material base dos Model S — afeta diretamente os custos de exportação para a Europa.
Modelos com poucas vendas a nível global
Os Model S e Model X têm vendas inexpressivas a nível global. No início do mês, a Tesla anunciou que tinha entregado 21.552 unidades de “outros modelos” que não os Model 3 e Model Y, cujo volume foi discriminado na apresentação do relatório.
Os recalls da Cybertruck nos Estados Unidos permitem estimar que as entregas do Cybertruck tenham ficado entre as 8.000 e as 9.000 unidades no último trimestre. Foi essa a conclusão do Electrek.
Se subtrairmos estes dados à divulgação da Tesla, as vendas do Model S/X rondariam as 12.000/13.000 unidades, o que é uma diminuição de mais de 30% relativamente às 19.225 entregas do Modelo S e Model X reportadas durante o mesmo período do ano passado.
Model S e Model X em Portugal só de inventário
Em território nacional, a Tesla não fugiu à tendência. O configurador português reflete exatamente as mesmas limitações impostas nos restantes países da UE e a página inicial do site só inclui referências aos Model 3 e Model Y.
Subscreva a Newsletter
Para clientes portugueses interessados nos modelos premium da marca norte-americana, a única solução passa por escolher veículos já em inventário ou recorrer ao mercado de usados. Em Portugal, a penetração dos dois modelos é também inexpressiva, com os consumidores a preferirem veículos como o o Model Y, fabricado em Berlim, que mantêm níveis robustos de procura.