Nissan LEAF Nissan LEAF

Nissan Leaf de terceira geração vai ter versão para a Europa

A terceira geração do Nissan Leaf vai ter o seu lançamento global no final do mês, mas a marca nipónica vai já dando a conhecê-la. E sabemos que o novo Nissan Leaf vai ter uma versão exclusiva para a Europa.

15 anos de experiência

Baseando-se na experiência acumulada com as duas primeiras gerações do Nissan Leaf, os engenheiros e designers da marca focaram-se em criar um automóvel que fosse “uma alternativa credível aos automóveis a combustão”.

Um verdadeiro veículo elétrico de terceira geração, o novíssimo Leaf é construído com base nas aprendizagens acumuladas desde a estreia do modelo pioneiro da primeira geração, em 2010.

Nissan Leaf como alternativa aos carros a combustão

Nos 15 anos que se seguiram, a Nissan vendeu cerca de 700.000 unidades do Leaf em todo o mundo, estimando-se que os seus proprietários tenham percorrido um total acumulado de aproximadamente 28 mil milhões de quilómetros.

Nissan Leaf
Richard Candler considera que o novo modelo é uma alternativa aos carros a combustão @Nissan

Richard Candler, Vice-Presidente da estratégia global de produto, afirmou: “Para além dos defensores e inovadores dos VE, queríamos que o novíssimo Nissan Leaf oferecesse uma alternativa verdadeiramente credível aos veículos de combustão. Queríamos que equilibrasse o apelo emocional e racional, assegurando um visual elegante e arrojado, ao mesmo tempo que satisfazia as necessidades do mundo real das famílias com um design cuidado”.

Um dos modelos do coração da marca

A marca considera o Leaf como um dos seus “modelos do coração”, uma placa de identificação de renome mundial que representa o lema da marca “fazer o que os outros não se atrevem a fazer”, desde a sua chegada como o primeiro automóvel elétrico do mercado de massas do mundo.

Nissan LEAF
O novo Nissan Leaf é apresentado no final do mês e a marca disponibilizou agora o primeiro de três vídeos sobre o modelo @Nissan

Agora, com a aprendizagem que o sucesso das primeiras gerações trouxe e com o avanço das tecnologias, a Nissan pretende reforçar a sua imagem de marca com o novo Leaf.

Uma versão para a Europa

Do que já se sabe, a nova geração do Leaf terá uma autonomia de entre 300 a 500 quilómetros e conseguirá acrescentar autonomia para mais 250 quilómetros com 14 minutos de carga.

Subscreva a Newsletter

Sabe-se também que a Nissan está a preparar uma edição especial para a Europa, com um design diferenciado das rodas e dos espelhos retrovisores exteriores.

A aerodinâmica como base

O design exterior do novo Leaf assenta na aerodinâmica, ao mesmo tempo que proporciona uma presença forte e arrojada. Os membros da equipa de design e engenharia trabalharam em conjunto para criar um veículo elétrico familiar com um aspeto elegante e arrojado, mas também um impressionante coeficiente de resistência de apenas 0,26 (Cd) para os EUA e Japão. As variantes europeias atingem um Cd ainda mais impressionante de 0,25.

Em todas as regiões, o valor é favorecido pela adoção de puxadores das portas embutidos, uma grelha de proteção ativa, um design otimizado das rodas, um piso inferior plano e uma silhueta fastback, com a parte traseira a suportar um efeito de aerofólio.

O Diretor de Design do Programa, Nobutaka Tase, partilhou no vídeo: “todas as opções de design foram otimizadas para a eficiência aerodinâmica e energética, até o teto panorâmico em vidro contribui para uma aerodinâmica excecional. Permitiu-nos reduzir a altura do veículo em pontos críticos de desprendimento de ar em 12 mm – mantendo ao mesmo tempo um amplo espaço para a cabeça no interior, cortesia da funcionalidade e-escurecimento (e-dimming).”

Tejadilho panorâmico com e-dimming

O tejadilho panorâmico com escurecimento disponível com proteção térmica elimina a necessidade de estores físicos ou guarda-sóis, que podem comprometer o espaço para a cabeça, especialmente no banco traseiro.

Nissan LEAF
O teto panorâmico do Leaf tem função e-dimming @Nissan

A tecnologia electrocrómica permite que os proprietários desfrutem de conforto durante todo o ano com o toque de um botão, ajustando a transparência do vidro e a quantidade de luz que entra no habitáculo através do movimento de iões na sua estrutura em camadas. Além disso, o teto panorâmico possui um revestimento refletor de infravermelhos que reduz a carga solar.

No interior, o habitáculo do novo Leaf beneficia da adoção da plataforma CMF-EV da Nissan, que oferece um piso plano, proporcionando uma sensação de espaço e abertura para todos a bordo. O novíssimo Nissan Leaf apresenta um design arrojado e elegante sem sacrificar o carácter prático.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *