Ofensiva elétrica da marca nipónica, com Nissan Micra, Leaf e Juke chega à Europa, com os três modelos 100% elétricos a entrarem no mercado entre este ano e o próximo.
Neste artigo:
Nissan Micra 100% elétrico
O Nissan Micra está de regresso, com o pequeno citadino a apresentar-se agora com uma motorização 100% elétrica. A marca nipónica entre no que se está a tornar o competitivo mercado dos automóveis elétricos de entrada de gama.
O Nissan Micra começará a ser vendido já este ano, e é um automóvel com uma “mistura atraente de estilo audacioso e simplicidade numa embalagem compacta”. Estará disponível com duas opções de bateria, de 40 e 52 kWh, anunciando a marca uma autonomia máxima de mais de 400 km.
O novo Nissan Micra utiliza a plataforma partilhada com o Renault 5, tendo sido desenhado na Nissan Design Europe, em Londres e será construído na fábrica ElectriCity, da Renault, em Douai, França.
“Todos os novos modelos irão partilhar o ADN comum da Nissan: design marcante, inovação técnica e tecnologia intuitiva”.
Leon Dorssers, Vice-Presidente Sénior Regional de Vendas e Marketing, região AMIEO
Terceira geração do Leaf
Ainda este ano, teremos a aguardada terceira geração do automóvel que marcou o arranque da revolução dos automóveis elétricos no mercado de massas, quando foi introduzido em 2010. A terceira geração do Leaf é desenvolvida na plataforma CMF-EV da Nissan, que já está na base do Ariya.
A versão europeia do novo Nissan Leaf será produzida nas instalações da Nissan em Sunderland, no nordeste de Inglaterra. O automóvel é parte integrante do projeto EV36Zero da Nissan – um plano que irá transformar a fábrica de Sunderland num centro de veículos elétricos de referência, reunindo a produção de automóveis e de baterias e energias renováveis.
Nissan Juke elétrico para o ano
Nesta ofensiva elétrica, Depois do Nissan Micra e do Nissan Leaf, a marca nipónica promete ainda a terceira geração do Nissan Juke, que chegará já em 2026 em modo 100% elétrico. O crossover compacto continua a ser desenvolvido tendo como base o concept car Hyper Punk que foi apresentado em outubro de 2023 no Salão da Mobilidade do Japão.
Comentando todas as atualizações de produtos nos próximos anos, Leon Dorssers, Vice-Presidente Sénior Regional de Vendas e Marketing, região AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia) da Nissan, afirmou: “A renovação do alinhamento europeu da Nissan é a concretização do nosso forte plano para melhorar e eletrificar a nossa gama na Europa. Todos os novos modelos irão partilhar o ADN comum da Nissan: design marcante, inovação técnica e tecnologia intuitiva – uma combinação de qualidades que estamos confiantes que irá atrair novos clientes para a Nissan, bem como continuar a apelar aos existentes que já adoram a forma como os veículos Nissan enriquecem o seu dia a dia.”
Leia também:
Finalmente, a Nissan anuncia uma atualização da sua tecnologia e-POWER, que promete um comportamento mais refinado e proporcionar melhor eficiência e emissões, permitindo uma experiência de condução ainda mais próxima da de um veículo 100% elétrico. Desde a sua introdução, foram vendidos na Europa cerca de 250.000 veículos equipados com a tecnologia e-POWER.