O interior do Mercedes-Benz GLB elétrico foi agora revelado pela marca: tem um MBUX Superscreen e teto estrelado.
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Mercedes-Benz GLB com interior high-tech
A Mercedes-Benz revelou pela primeira vez o interior do novo GLB, o SUV compacto elétrico que será apresentado mundialmente a 8 de dezembro de 2025.

As imagens divulgadas pela marca alemã mostram um habitáculo completamente redesenhado, que abandona o design escultural anterior em favor de um conceito purista focado em elementos icónicos e high-tech, destacando-se o MBUX Superscreen opcional que se estende por toda a largura do painel de instrumentos.
Design minimalista com tecnologia em destaque
O interior do novo GLB marca uma rutura estética com o modelo anterior. O design foi “reduzido ao essencial”, segundo a Mercedes-Benz, transmitindo um ambiente elegante e de vanguarda. O MBUX Superscreen flutuante, que domina toda a zona frontal do habitáculo, é o elemento visual mais marcantes, mas não é a única novidade
As saídas de ar circulares posicionadas em cada extremidade do ecrã gigante conferem um efeito desportivo e futurista. Os anéis exteriores, acabados em Silver Shadow, parecem flutuar em frente a uma forma afunilada. O bocal central substitui as tradicionais lâminas por um corpo plano e contemporâneo.

O corpo principal das portas é côncavo e recua para segundo plano, criando painéis centrais flutuantes de grandes dimensões com um compartimento de arrumação aberto. O puxador, com um design clássico tubular, parece simples, mas transmite potência e um caráter desportivo
O design é completado pela consola central flutuante sob o MBUX Superscreen. Oferece uma grande superfície de acabamento tridimensional, disponível em vários designs luxuosos, que integra de forma estética um compartimento para smartphone com carregamento sem fios (opcional) e porta-copos.
Volante renovado atende a pedidos dos clientes
O novo volante foi concebido para ser ainda mais ergonómico e intuitivo na operação. Em resposta a numerosos pedidos de clientes, a Mercedes-Benz reintroduziu um interruptor de balancim para o limitador e DISTRONIC, bem como um comando rotativo para controlo do volume – características que tinham desaparecido em gerações recentes e cuja ausência foi criticada pelos utilizadores.
Espaço para toda a família com configuração flexível
O novo GLB está disponível em versões de cinco e sete lugares, adaptando-se sem esforço a uma vasta gama de necessidades. Em comparação com o antecessor, oferece notavelmente mais espaço para a cabeça nas duas primeiras filas de bancos, resultado da linha de tejadilho do SUV e do teto panorâmico de série.
O conforto dos assentos na segunda fila foi visivelmente melhorado, com mais espaço para as pernas e apoio mais longo para as coxas. Uma segunda fila ajustável longitudinalmente está disponível opcionalmente para o modelo de cinco lugares e de série para o de sete lugares. Com esta função, os encostos da segunda fila podem ser ajustados em vários ângulos, e toda a fila de bancos pode ser movida longitudinalmente, permitindo maximizar o conforto dos passageiros ou aumentar o volume da bagageira.

A terceira fila de bancos opcional é mais fácil de aceder do que no modelo anterior, graças ao alcance significativamente maior da função Easy-Entry. Quando os lugares seis e sete não são necessários, a terceira fila pode ser rebatida no piso de carga, ficando completamente integrada.
Teto panorâmico inteligente com céu estrelado
O Mercedes-Benz GLB elétrico tem um dos maiores tetos panorâmicos do segmento dos SUV compatos, que proporciona uma sensação de espaço excecionalmente generosa e aberta.
A tecnologia incorporada no vidro garante a proteção térmica: é composto por vidro laminado de segurança com isolamento térmico, que tem um revestimento refletor de infravermelhos e outro de baixa emissividade (LowE) no interior. Esta película reduz o aquecimento do interior do veículo no verão, enquanto no inverno reduz a perda de calor ao refletir o calor interior de volta para a cabine. Com apenas 200 nanómetros de espessura – 250 vezes mais fina que um cabelo humano –, esta película de infravermelhos é praticamente invisível.

Como opção, a transparência do teto panorâmico pode ser alterada segmento por segmento em apenas 10 a 20 milissegundos. O teto panorâmico pode alternar entre o modo transparente para uma visão clara do céu e o modo opala (leitoso) para maior privacidade. O estado opala não só protege contra olhares curiosos do exterior, como também oferece melhor proteção contra o encandeamento sob luz solar direta. A operação é feita através do menu correspondente nas definições do veículo no ecrã central.
E o Mercedes-Benz GLB elétrico traz ainda um toque final no que ao teto panorâmico diz respeito: pode ser opcionalmente iluminado, com cada segmento ligado à configuração da iluminação ambiente para criar um céu estrelado personalizado e luminoso. A luz é alimentada através de módulos LED instalados na parte fronta.
Sistema de climatização inteligente poupa energia e aumenta autonomia
O interior do novo Mercedes-Benz GLB não impressiona apenas pelo design, mas também pela eficiência do sistema de climatização. Num trajeto de 20 minutos a uma temperatura exterior de -7°C, o GLB aquece o interior duas vezes mais rápido do que o seu antecessor – superando até o tempo de aquecimento de um modelo com motor de combustão convencional.
Em comparação com a geração anterior, o GLB elétrico requer apenas cerca de metade da energia para climatização, o que tem um efeito positivo direto na autonomia elétrica – uma das preocupações centrais dos condutores de veículos elétricos em climas frios.

A estratégia da Mercedes-Benz consiste em aquecer primeiro a parte superior do corpo e as mãos, garantindo um conforto térmico rápido, mesmo sem utilizar o pré-condicionamento e o sistema regula o aquecimento e arrefecimento de forma contínua, graças à sua estratégia operacional inteligente e preditiva.
Central para este sistema é uma bomba de calor inovadora, adaptada do programa tecnológico VISION EQXX. Designada como modelo multi-fonte, pode utilizar três fontes de energia em paralelo: o calor residual da transmissão elétrica e da bateria, bem como o ar ambiente. Ao utilizar este calor “gratuito”, a bomba de calor contribui para a elevada eficiência do GLB, gerindo este processo com cerca de um terço da energia elétrica que um aquecedor auxiliar comparável necessitaria para o mesmo resultado.
MB.OS e inteligência artificial generativa a bordo
O Mercedes-Benz Operating System (MB.OS) transforma o novo GLB num “companheiro inteligente que pensa, aprende e evolui com o condutor”, segundo a marca. Combinado com a quarta geração MBUX, o mais recente conceito operacional oferece animações de boas-vindas redesenhadas, a função avançada Zero Layer, uma vasta gama de aplicações e o Assistente Virtual MBUX com vários avatares emocionalmente responsivos alimentados por inteligência artificial generativa.
O sistema de navegação integra o Google Maps e a navegação 3D MBUX Surround, proporcionando uma experiência visual imersiva. O MB.OS também permite a integração dos mais recentes sistemas de assistência à condução.
O novo GLB dispõe de uma gama abrangente de sistemas de assistência ao condutor, incluindo o controlo de distância DISTRONIC de série na Europa. O hardware compreende oito câmaras, cinco sensores de radar, 12 sensores ultrassónicos e um computador de alto desempenho refrigerado a água, com reservas de potência suficientes para funções futuras e atualizações regulares over-the-air.
A Mercedes-Benz agrupa todos os sistemas de assistência sob o nome MB.DRIVE. Como extras digitais, estão disponíveis no lançamento ou podem ser adicionados posteriormente através de atualizações, seguindo o modelo de serviços por subscrição que a marca tem vindo a implementar.
Testes finais antes da apresentação mundial

O novo GLB encontra-se atualmente na fase final de testes no Mercedes Technology Center (MTC), em Sindelfingen, onde está a ser submetido a rigorosos ensaios em dois túneis de vento climáticos que simulam condições extremas, desde -40°C a +60°C.
Nos testes de frio, o sistema de climatização demonstrou que consegue descongelar um para-brisas gelado em apenas 15 minutos a uma temperatura exterior de -15°C, utilizando apenas a função de descongelação do sistema de aquecimento, sem qualquer intervenção adicional do condutor.
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A apresentação mundial do novo Mercedes-Benz GLB está agendada para 8 de dezembro de 2025. Serão então revelados todos os detalhes técnicos, preços e datas de chegada ao mercado português.



