O Toyota Urban Cruiser na estrada O Toyota Urban Cruiser na estrada

Novo Urban Cruiser é aposta da Toyota no segmento B-SUV

O novo Urban Cruiser é 100% elétrico e tem autonomia de até 426 km.

A Toyota acaba de reforçar a sua oferta elétrica na Europa com o novo Urban Cruiser, um B-SUV 100% elétrico que se posiciona como a porta de entrada na gama de SUV a bateria da marca, abaixo do bZ4X e do futuro C-HR+ elétrico.

Ouve um resumo do artigo:

Áudio gerado por IA

Urban Cruiser com autonomia até 426 km

Assente numa plataforma dedicada a veículos elétricos (BEV) e com duas opções de bateria, o modelo promete até 426 km de autonomia (WLTP) e uma abordagem “sem compromissos” entre uso urbano e polivalência familiar.

O Toyota Urban Cruiser na estrada
O Toyota Urban Cruiser é o modelo de entrada no segmento B- Suv @Toyota

O Urban Cruiser estreia um novo sistema elétrico com duas baterias de fósforo-ferro-lítio (LFP), focadas em durabilidade e custos mais controlados.

A marca propõe três variantes: uma versão de tração dianteira (FWD) com bateria de 49 kWh (106 kW/144 cv, 193 Nm, até 344 km WLTP), uma FWD com bateria de 61 kWh (128 kW/174 cv, 193 Nm, até 426 km WLTP) e uma versão de tração integral (AWD) com a mesma bateria de 61 kWh, mas 135 kW/184 cv, 307 Nm e até 395 km de autonomia.

Carregamento e gestão da bateria

Em carregadores rápidos DC, a Toyota indica um tempo de cerca de 45 minutos para passar dos 10% aos 80% de carga, o que não é brilhante, enquanto um carregador AC trifásico de 11 kW permite uma carga de 15% a 100% em aproximadamente seis horas.

A gestão térmica integra-se com o sistema de climatização para manter a bateria na temperatura ideal em frio ou calor extremos, e a marca sublinha um programa Battery Care que garante pelo menos 70% da capacidade original até 10 anos ou 1.000.000 km, sujeito a check-up anual.

Aerodinâmica e comportamento

Construído sobre uma plataforma BEV dedicada, o Urban Cruiser coloca a bateria no piso, garantindo baixo centro de gravidade e elevada rigidez estrutural para melhorar estabilidade e agilidade.

Infografia gerada por IA

A aerodinâmica foi trabalhada com coberturas sob o piso e um pack de bateria de perfil baixo, enquanto o ruído e vibrações são mitigados pela própria bateria estrutural, por vidros insonorizantes e por elementos de isolamento adicionais.

Modos de condução e tração integral

Todos os Urban Cruiser oferecem modos Eco, Normal, Sport e um modo “Pedal” com três níveis de desaceleração para uma condução próxima do “one-pedal”, recuperando energia em desaceleração, aos quais se junta um modo Snow nas versões FWD para piso com neve.

O Toyota Urban Cruiser em caminho de terra
Toyota Urban Cruiser tem versão com tração às quatro rodas @Toyota

Na variante AWD, um motor traseiro adicional de 48 kW permite modos Auto e Trail, com gestão ativa do binário entre eixos, funções Hill Descent e Hill Hold, e controlo de curva ativo para conter o subviragem em aceleração.

Dimensões, espaço e versatilidade

Com 4.285 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.635 mm de altura e 2.700 mm de distância entre eixos, o Urban Cruiser é ligeiramente maior do que o Yaris Cross, mas mantém um raio de viragem de apenas 5,2 m pensado para a cidade.

No interior, a prioridade da Toyota foi um habitáculo amplo e modulável: bancos traseiros deslizantes que permitem distância entre filas de 690 a 850 mm, encostos reclináveis, arrumação inteligente e uma bagageira que pode chegar aos 566 litros com os bancos totalmente rebatidos.

Habitáculo e experiência digital

O tablier integra num único conjunto um painel de instrumentos digital de 10,25” e um ecrã multimédia de 10,1”, ambos configuráveis pelo condutor.

A ligação é feita via Apple CarPlay e Android Auto sem fios, com carregador wireless nas versões superiores, múltiplas portas USB-A e USB-C e integração com a app MyToyota para programar carregamentos, verificar o estado de carga e pré-condicionar o habitáculo antes das viagens.

Segurança e assistências de condução

A Toyota equipa o Urban Cruiser com um pacote de assistências que inclui travagem autónoma (Brake Support System) capaz de detetar veículos, motos, bicicletas e peões, cruise control adaptativo, assistente de manutenção na faixa e reconhecimento de sinais de trânsito de série.

Nas versões mais equipadas, juntam-se monitor de ângulo morto, alerta de tráfego traseiro cruzado, sensores de estacionamento, câmara de 360 graus e faróis LED com máximos adaptativos, além de uma conceção estrutural pensada para proteger os ocupantes e os componentes de alta tensão em caso de colisão.

Design SUV e posicionamento na gama

Visualmente, o Urban Cruiser aposta numa linguagem “Urban Tech”, com dianteira em estilo “hammerhead” típico da Toyota, grupos óticos LED afilados e uma traseira com assinatura luminosa horizontal marcada.

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Ao juntar-se aos bZ4X e ao futuro C-HR+ elétrico, o novo B-SUV 100% elétrico reforça a presença da marca em todos os principais segmentos de SUV elétricos na Europa, oferecendo ao cliente a escolha entre híbrido (Yaris Cross) e BEV no mesmo patamar do mercado.

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