A Toyota acaba de reforçar a sua oferta elétrica na Europa com o novo Urban Cruiser, um B-SUV 100% elétrico que se posiciona como a porta de entrada na gama de SUV a bateria da marca, abaixo do bZ4X e do futuro C-HR+ elétrico.
Ouve um resumo do artigo:
Áudio gerado por IA
Neste artigo:
Urban Cruiser com autonomia até 426 km
Assente numa plataforma dedicada a veículos elétricos (BEV) e com duas opções de bateria, o modelo promete até 426 km de autonomia (WLTP) e uma abordagem “sem compromissos” entre uso urbano e polivalência familiar.

O Urban Cruiser estreia um novo sistema elétrico com duas baterias de fósforo-ferro-lítio (LFP), focadas em durabilidade e custos mais controlados.
A marca propõe três variantes: uma versão de tração dianteira (FWD) com bateria de 49 kWh (106 kW/144 cv, 193 Nm, até 344 km WLTP), uma FWD com bateria de 61 kWh (128 kW/174 cv, 193 Nm, até 426 km WLTP) e uma versão de tração integral (AWD) com a mesma bateria de 61 kWh, mas 135 kW/184 cv, 307 Nm e até 395 km de autonomia.
Carregamento e gestão da bateria
Em carregadores rápidos DC, a Toyota indica um tempo de cerca de 45 minutos para passar dos 10% aos 80% de carga, o que não é brilhante, enquanto um carregador AC trifásico de 11 kW permite uma carga de 15% a 100% em aproximadamente seis horas.
A gestão térmica integra-se com o sistema de climatização para manter a bateria na temperatura ideal em frio ou calor extremos, e a marca sublinha um programa Battery Care que garante pelo menos 70% da capacidade original até 10 anos ou 1.000.000 km, sujeito a check-up anual.
Aerodinâmica e comportamento
Construído sobre uma plataforma BEV dedicada, o Urban Cruiser coloca a bateria no piso, garantindo baixo centro de gravidade e elevada rigidez estrutural para melhorar estabilidade e agilidade.

Infografia gerada por IA
A aerodinâmica foi trabalhada com coberturas sob o piso e um pack de bateria de perfil baixo, enquanto o ruído e vibrações são mitigados pela própria bateria estrutural, por vidros insonorizantes e por elementos de isolamento adicionais.
Modos de condução e tração integral
Todos os Urban Cruiser oferecem modos Eco, Normal, Sport e um modo “Pedal” com três níveis de desaceleração para uma condução próxima do “one-pedal”, recuperando energia em desaceleração, aos quais se junta um modo Snow nas versões FWD para piso com neve.

Na variante AWD, um motor traseiro adicional de 48 kW permite modos Auto e Trail, com gestão ativa do binário entre eixos, funções Hill Descent e Hill Hold, e controlo de curva ativo para conter o subviragem em aceleração.
Dimensões, espaço e versatilidade
Com 4.285 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.635 mm de altura e 2.700 mm de distância entre eixos, o Urban Cruiser é ligeiramente maior do que o Yaris Cross, mas mantém um raio de viragem de apenas 5,2 m pensado para a cidade.



No interior, a prioridade da Toyota foi um habitáculo amplo e modulável: bancos traseiros deslizantes que permitem distância entre filas de 690 a 850 mm, encostos reclináveis, arrumação inteligente e uma bagageira que pode chegar aos 566 litros com os bancos totalmente rebatidos.
Habitáculo e experiência digital
O tablier integra num único conjunto um painel de instrumentos digital de 10,25” e um ecrã multimédia de 10,1”, ambos configuráveis pelo condutor.
A ligação é feita via Apple CarPlay e Android Auto sem fios, com carregador wireless nas versões superiores, múltiplas portas USB-A e USB-C e integração com a app MyToyota para programar carregamentos, verificar o estado de carga e pré-condicionar o habitáculo antes das viagens.
Segurança e assistências de condução
A Toyota equipa o Urban Cruiser com um pacote de assistências que inclui travagem autónoma (Brake Support System) capaz de detetar veículos, motos, bicicletas e peões, cruise control adaptativo, assistente de manutenção na faixa e reconhecimento de sinais de trânsito de série.
Nas versões mais equipadas, juntam-se monitor de ângulo morto, alerta de tráfego traseiro cruzado, sensores de estacionamento, câmara de 360 graus e faróis LED com máximos adaptativos, além de uma conceção estrutural pensada para proteger os ocupantes e os componentes de alta tensão em caso de colisão.
Design SUV e posicionamento na gama
Visualmente, o Urban Cruiser aposta numa linguagem “Urban Tech”, com dianteira em estilo “hammerhead” típico da Toyota, grupos óticos LED afilados e uma traseira com assinatura luminosa horizontal marcada.
Subscreva a Newsletter
Ao juntar-se aos bZ4X e ao futuro C-HR+ elétrico, o novo B-SUV 100% elétrico reforça a presença da marca em todos os principais segmentos de SUV elétricos na Europa, oferecendo ao cliente a escolha entre híbrido (Yaris Cross) e BEV no mesmo patamar do mercado.



