O novo Xpeng G9 foi apanhado na capital portuguesa em testes de condução autónoma.
Neste artigo:
Fotos mostram testes em Lisboa
As fotos publicadas no grupo de Facebook Xpeng Club Portugal mostram um Xpeng G9 com matrícula sueca e indicadores de que está a testar a condução autónoma.
As fotografias foram tiradas por um membro do grupo e publicadas por Nuno Oliveira, um dos administradores, e mostram o Xpeng G9 estacionado na Rua Passos Manuel.
As fotos mostram um QR Code na porta do Xpeng G9. Esse QR Code abre uma página que inclui o “Aviso de privacidade para Projeto da XPENG de teste de condução autónoma e recolha de dados”.
No para-brisas do carro é ainda possível ver um autocolante a informar que a câmara do automóvel está a gravar.
Novos G6 e G9 começam a chegar à Europa
Recorde-se que a Xpeng Motors iniciou a semana passada as pré-encomendas dos novos 100% elétricos G6 e G9 em oito países europeus, reforçando a sua presença internacional e acelerando a expansão da marca no continente.
Os veículos estão agora disponíveis para reserva em França, Alemanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. Este movimento marca a segunda fase da ofensiva europeia da XPeng, após o lançamento dos modelos em mercados como Itália, Eslováquia e República Checa no mês anterior.
Segundo informações oficiais, as entregas estão previstas para o final do verão, coincidindo com o reforço logístico em vários destes mercados. Portugal conta-se entre os países onde as novas versões do G6 e G9 também serão comercializadas.
Arquitetura elétrica de 800V e carregamento até 525 kW
Os modelos G6 e G9 partilham uma plataforma elétrica proprietária de 800V que permite carregamento ultra-rápido em corrente contínua. O XPeng G9 suporta um pico de potência de carregamento de até 525 kW, enquanto o G6 alcança os 451 kW. De acordo com os dados disponibilizados pela XPeng, ambos os modelos são capazes de recuperar entre 10% e 80% da capacidade da bateria em aproximadamente 12 minutos.
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Em termos de autonomia certificada WLTP, o G6 oferece até 535 km, ao passo que o G9 atinge 585 km em ciclo misto.