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Novo Xpeng P7 promete 820 km: primeiras fotos do cockpit

A marca chinesa Xpeng prepara-se para lançar uma nova geração do seu modelo elétrico Xpeng P7, com melhorias substanciais no design, na tecnologia embarcada e na eficiência.

As primeiras imagens e informações técnicas divulgadas através de homologações e fotografias espia revelam uma berlina mais sofisticada, equipada com o novo sistema de condução autónoma da marca e com uma autonomia máxima que pode chegar aos 820 quilómetros (ciclo CLTC, mais generoso do que o WLTP padrão na Europa).

Novo volante multifunções

O habitáculo do novo P7 foi redesenhado de raiz, com especial atenção à ergonomia e à experiência digital e ficámos agora a conhecer as primeiras fotos espias do interior, que surge também ele com camuflagem.

Xpeng P7
O interior camuflado do Xpeng P7 @DR

O modelo adota um novo volante multifunções de base plana, bancos dianteiros tipo bacquet e um ecrã central flutuante de grandes dimensões. O seletor de velocidades passa a estar integrado na coluna de direção e, à semelhança dos modelos mais recentes, estão disponíveis carregadores wireless duplos para smartphones.

Xpeng P7 com linhas mais vincadas

No exterior, o P7 apresenta linhas mais vincadas e um perfil fastback mais pronunciado, com puxadores de portas embutidos, vidros sem moldura e um novo spoiler traseiro retrátil que melhora a aerodinâmica. O designer francês Rafik Ferrag assina este novo visual, que incorpora também faróis dianteiros mais angulosos e barras de luz LED a toda a largura.

Xpeng P7
O novo Xpeng P7 @Xpeng

Com 5.017 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 3.008 mm, o modelo cresce ligeiramente face ao P7i atualmente em comercialização. Estará disponível com jantes de 20 ou 21 polegadas e possibilidade de montagem assimétrica de pneus (maiores atrás do que à frente) para melhor desempenho dinâmico.

Bateria de 92,2 kWh

Em termos de motorização, o novo P7 será proposto em versões com tração traseira — com motor de 270 kW — e tração integral, que combina esse motor traseiro com um motor dianteiro de 167 kW. A versão RWD poderá integrar baterias de 74,9 kWh ou 92,2 kWh, sendo esta última a responsável pelos 820 km de autonomia anunciados. A versão com tração integral terá menor autonomia mas maior potência combinada.

Um dos principais avanços está no sistema de assistência à condução, que passa a incorporar o novo chip Turing AI desenvolvido internamente pela Xpeng.

Este sistema, baseado exclusivamente em visão por câmara, permite condução semiautónoma com navegação tanto em ambiente urbano como em autoestrada. O primeiro modelo a possuir os chips Turing AI foi o Xpeng G7, recentemente lançado.

Edição especial prevista

Está ainda prevista uma edição especial com portas dianteiras em tesoura — batizada de “Peng Wing” — que poderá ser personalizada com elementos exteriores de aspeto em fibra de carbono.

A nova geração do Xpeng P7 deverá ser lançada ainda este ano na China, com preços esperados entre os 199.900 e os 250.000 yuan (cerca de 27.500 a 34.400 euros, à taxa de câmbio atual). A marca ainda não confirmou datas para uma eventual chegada ao mercado europeu.

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