Era há muito esperada e foi hoje apresentada. A terceira geração do Nissan Leaf chega com uma autonomia de até 604 quilómetros.
Neste artigo:
Nissan Leaf é peça-chave para a marca
A terceira geração do pioneiro dos elétricos aposta num design aerodinâmico e melhorias substanciais na eficiência que lhe permitem uma autonomia na ordem dos 600 km com a bateria de 74 kWh.
O Nissan LEAF, modelo que revolucionou o segmento dos veículos elétricos quando em 2010 se tornou o primeiro 100% elétrico produzido em grande escala, está de volta com uma nova geração com uma plataforma otimizada e tecnologia integrada para o condutor moderno. Desenvolvido para enfrentar os desafios da mobilidade elétrica e produzido em Sunderland, no Reino Unido, o novo Nissan LEAF é uma peça-chave na estratégia de eletrificação da marca.
Elegância e confiança
O Nissan LEAF já vendeu cerca de 700.000 unidades em todo o mundo, conquistando o seu lugar na história como o primeiro veículo elétrico de mercado de massas do mundo. Hoje, a Nissan apresenta a terceira geração do modelo, redesenhado por designers e engenheiros para satisfazer as necessidades dos clientes modernos de veículos elétricos, mas mantendo-se fiel às suas raízes inovadoras.
“Com o novíssimo LEAF, estamos a entregar um veículo elétrico que combina elegância, confiança e autonomia inovadora, envolto num design que é tão inteligente quanto emocional”, afirmou Arnaud Charpentier, vice-presidente regional de marketing e mobilidade da Nissan AMIEO. “Traz o melhor da inovação da Nissan para o público em geral, e estamos muito entusiasmados por apresentá-lo às estradas europeias.”
Design mais aerodinâmico e funcional
O novo LEAF, concebido no Nissan Global Design Studio em Atsugi, Japão, apresenta uma silhueta mais dinâmica e aerodinâmica do que as gerações anteriores, com um coeficiente de arrasto de apenas 0.25. Este fator melhora significativamente a eficiência energética e contribui para maior alcance por carga.
Entre os destaques estilísticos estão os puxadores embutidos, um perfil fluído e uma linha de tejadilho projetada para otimizar o fluxo de ar. O modelo mantém-se compacto e ágil para o ambiente urbano, mas oferece um interior espaçoso, com capacidade de bagageira de 437 litros e acesso facilitado através de uma porta traseira elétrica.
O Vice-Presidente de Design da Nissan Europa, Giovanny Arroba, destaca o equilíbrio entre estética e funcionalidade: “O novo Nissan LEAF combina um design confiante e moderno com a aerodinâmica ideal para eficiência elétrica. Cada detalhe foi pensado para criar uma experiência envolvente para o condutor.”
Mais autonomia e carregamento otimizado
Uma das principais evoluções do novo LEAF está na sua capacidade energética. A Nissan disponibiliza duas opções de bateria, nomeadamente de 52 kWh com autonomia WLTP de até 436 km, e de 75 kWh com autonomia WLTP de até 604 km.
Com suporte para carregamento rápido DC de até 150 kW, o modelo pode recuperar até 417 km de autonomia em apenas 30 minutos (valores sujeitos a homologação). O novo sistema de gestão térmica da bateria ajusta automaticamente a temperatura para otimizar a velocidade de carregamento, permitindo viagens de longo curso com tempos reduzidos de paragem.
O Vice-Presidente de Planeamento de Produto da Nissan AMIEO, Clíodhna Lyons, destaca a importância desta melhoria: “Com o novo LEAF, oferecemos um veículo elétrico que maximiza autonomia, conforto e integração tecnológica. Este modelo representa o melhor do nosso compromisso com a mobilidade sustentável.”
Tecnologia integrada e condução intuitiva
A terceira geração do Nissan LEAF aposta numa experiência tecnológica completa. O sistema Google integrado, disponível nos ecrãs duplos de 14,3”, permite acesso direto ao Google Maps, Google Assistant e Google Play Store, proporcionando uma interação intuitiva para o condutor.
O modelo inclui ainda soluções avançadas de assistência à condução, como: o ProPILOT Assist com Navi-Link, que ajusta a velocidade com base nas curvas e nos limites da via, o e-Pedal Step e travagem regenerativa ajustável, para uma condução fluída e eficiente e um sistema de câmaras 360º e visualização em tempo real da estrada, auxiliando em manobras apertadas.
O sistema de som BOSE® Personal Plus, com coluna integrada no apoio de cabeça do condutor, permite ouvir instruções de navegação sem interferir na experiência sonora dos passageiros.
V2L e V2G
Equipado com a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), o novíssimo LEAF permite o carregamento de dispositivos externos diretamente do automóvel, alimentando uma variedade de dispositivos de pequena e média dimensão — como chaleiras, luzes portáteis ou churrasqueiras elétricas — quando se acampa ou explora a natureza. Aproveitando um adaptador de acessórios disponível, os clientes podem utilizar uma porta de carregamento V2L externa para alimentar os dispositivos de forma conveniente, acedendo a até 3,6 kW de energia.
Olhando para o futuro, o novo LEAF é compatível com o sistema Vehicle-to-Grid (V2G), pelo que no futuro poderá enviar energia armazenada de volta para a rede elétrica. Esta função ajudará os clientes a reduzir os custos de energia, ao mesmo tempo que suportará um sistema energético mais estável e sustentável.
Produção sustentável na Europa
O novo Nissan LEAF será produzido na fábrica de Sunderland, Reino Unido, dentro da iniciativa EV36Zero, que visa um ecossistema de mobilidade elétrica com abastecimento energético sustentável. A Nissan aposta numa produção baseada em energias renováveis e numa cadeia de fornecimento localizada de baterias, reforçando o compromisso com a neutralidade carbónica até 2050.
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As encomendas do novo LEAF começarão no outono de 2025, com entregas previstas para a primavera de 2026.