ID.Polo em testes de estrada ID.Polo em testes de estrada

O próximo ID.Polo já queima asfalto em testes de estrada

Protótipos quase finais do ID.Polo estão em testes de estrada para os últimos acertos.

O novo ID.Polo já anda a rodar. Está naquela fase crítica em que se mexe milímetro a milímetro antes de alguém carregar no botão “produção”. Protótipos pré-produção fizeram milhares de quilómetros na estrada.

Ouve um resumo do artigo:

Áudio gerado por IA

Protótipos quase finais do ID.Polo em testes

Esqueçam os renders bonitos e os powerpoints cheios de promessas. A Volkswagen sabe que a prova a sério não se faz num computador, faz‑se no empedrado das cidades, nas lombas mal desenhadas, nas curvas cegas das nacionais.

ID.Polo em testes de estrada
Protótipos quase finais do ID.Polo estão a fazer milhares de quilómetros de testes @Volkswagen

Uma frota de protótipos quase finais do ID.Polo está a somar quilómetros em várias regiões do mundo, a poucos meses da estreia oficial. O objetivo é simples: caçar ruídos, afinar reações e fechar o comportamento em estrada ao milímetro antes de autorizar a produção em massa.

​50 anos do nome Polo

Grande plano com o símbolo da marca e o logotipo ID.Polo
O modelo carrega o peso de um bestseller da marca: o Polo @Volkswagen

Há um peso histórico em jogo. Cinquenta anos depois do primeiro Polo, o nome volta a ser usado, agora num elétrico que inaugura uma “nova geração de Volkswagen”, nas palavras de Thomas Schäfer. O CEO da marca alemã fala em design fresco, operação intuitiva, qualidade em alta e “características de condução de primeira classe”.

Em declarações reproduzidas pela marca, Schäfer tem uma afirmação surpreendente para quem está no cargo desde 2022 e já assinou o nome da berlina ID.7. Diz o CEO da VW que o carro tem “finalmente com um nome como deve ser outra vez”.

​O novo ID.Polo vai ser o ponto de entrada na mobilidade elétrica da marca, com preço de arranque nos 25 000 euros, pretendendo a Volkswagen que se torne no novo carro de acesso para muitos europeus.

Menos teoria, mais condução

O ID.Polo é o primeiro de quatro novos elétricos da Volkswagen no segmento de pequenos e compactos que chegam a partir de 2026. A marca não o apresenta como um exercício de estilo, mas como um carro do dia a dia, pensado para quem precisa de espaço, previsibilidade e um comportamento que não exija período de adaptação.

O modelo estreia um novo sistema de tração dianteira elétrica assente na plataforma MEB+, com um motor APP 290 de última geração e uma arquitetura mais simples, com menos componentes e menos peso. Menos complexidade significa custos mais baixos e consumo mais contido, o que se espera de um “carro de entrada” na era elétrica.

Um Polo com mais espaço

O ID.Polo mede 4 053 mm de comprimento, 1 816 mm de largura e 1 530 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2 600 mm. À primeira vista, está na órbita do Polo “clássico”, mas a reinterpretação elétrica muda por completo a forma como o espaço é distribuído. Graças aos módulos compactos da MEB+, há mais 19 mm de comprimento interior, mais largura útil e mais altura disponível para ocupantes, sobretudo atrás.

Dois ID.Polo com camuflagem com o sol quase no horizonte
O ID.Polo será o modelo de entrada da gama elétrica da marca @Volkswagen

​A bagageira cresce de forma ainda mais evidente: passa dos 351 para 435 litros face ao Polo de combustão, um aumento de 24%. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume salta para 1 243 litros, contra 1 125 litros no anterior. Tudo isto num corpo sempre de cinco portas e cinco lugares, a pensar tanto na rotina urbana como na vida com amigos, família e fins de semana carregados de tralha.

​Baterias, potência e autonomia

Na fase de lançamento, o ID.Polo vai chegar com três níveis de potência: 85 kW (116 cv), 99 kW (135 cv) e 155 kW (211 cv), com o desportivo ID. Polo GTI, de 166 kW (226 cv), a juntar‑se mais tarde. As versões de 85 kW e 99 kW usam uma bateria LFP de 37 kWh líquidos, capaz de carregar até 90 kW em corrente contínua em postos de carregamento rápido.

Volkswagen ID.Polo – dados principais

CaracterísticaValor
PlataformaMEB+ (tração dianteira)
Motor elétricoAPP 290, eixo dianteiro
Potências disponíveis 85 kW (116 cv) · 99 kW (135 cv) · 155 kW (211 cv) · GTI 166 kW (226 cv)
Baterias 37 kWh LFP (líquidos) · 52 kWh NMC PowerCo (líquidos, célula unificada)
AutonomiaAté 450 km (versões 52 kWh, valor de referência VW)
Carregamento DC Até 90 kW (bateria 37 kWh) · até 130 kW (bateria 52 kWh)
Comprimento4 053 mm
Largura1 816 mm
Altura1 530 mm
Distância entre eixos2 600 mm
Lugares / portas5 lugares · sempre cinco portas
Mala435 l · até 1 243 l com bancos rebatidos
Preço de entrada (Europa)≈ 25 000 € (valor de referência indicado pela VW)
Estreia / produçãoEstreia na primavera de 2026 · produção em Martorell (Espanha)

​Já os ID. Polo de 155 kW e 166 kW recorrem a uma bateria NMC de 52 kWh líquidos, baseada na nova célula unificada PowerCo, e prometem autonomias até 450 km, dependendo da configuração. Esta bateria pode receber carga até 130 kW em DC. A tecnologia “cell‑to‑pack” elimina módulos intermédios e liga diretamente as células ao pack, reduzindo custos, espaço e peso, ao mesmo tempo que aumenta em cerca de 10% a densidade energética.

​MEB+, assistência e comportamento

A nova base MEB+ permite à Volkswagen falar numa experiência de condução “ao nível da classe acima”, com um eixo dianteiro específico para este elétrico e uma calibração que pretende equilibrar precisão de direção e conforto. A ideia é que o carro se mantenha estável em autoestrada mas continue previsível e fácil de colocar em cidade ou em estradas mais técnicas.

​Com a MEB+ chegam também sistemas de assistência de nova geração. O ID.Polo está equipado com Travel Assist melhorado, que passa a oferecer suporte lateral e longitudinal, assistindo em mudanças de faixa em autoestrada e adicionando pela primeira vez reconhecimento de semáforos e sinais de stop. É a tal “democratização da inovação” que a marca reclama: tecnologias que antes ficavam reservadas a segmentos acima passam a entrar pela porta de um compacto.

​Design “Pure Positive” e produção em Espanha

Visualmente, o ID.Polo estreia a nova linguagem “Pure Positive” desenhada por Andreas Mindt, com formas limpas, proporções robustas e um foco declarado na funcionalidade.

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​O projeto é também um exercício interno dentro do grupo. O desenvolvimento foi liderado pela SEAT & CUPRA, o design aconteceu no Volkswagen Design Centre em Wolfsburg e a produção ficará a cargo da fábrica de Martorell, em Espanha, aproveitando a capacidade e o know‑how já instalado naquela unidade.

​ O ID.Polo será lançado em meados de 2026 e o relógio já está a contar. Estes testes são o último filtro entre a promessa e a realidade. No fim, a estrada não tem muita paciência para discursos: ou o ID.Polo faz jus ao emblema que leva na mala, ou passa a ser apenas mais um elétrico a tentar a sorte.

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