A Xiaomi entregou ontem a unidade 200 mil do seu Xiaomi SU7 100% elétrico e aumentou as expetativas para o ano: quer chegar às 350 mil unidades.
Neste artigo:
Mais 50 mil entregas
Esta nova meta da marca que lançou o seu primeiro automóvel elétrico há apenas um ano é ambiciosa. A última projeção da marca era conseguir entregar 300 mil entregas até ao final de 2025. Agora essa meta está nas 350 mil.
Contudo, o fundador, presidente e CEO da Xiaomi, Lei Jun, anunciou no Weibo, a rede social chinesa, que “A Xiaomi EV aumentou o seu objetivo de entrega de veículos para todo o ano de 2025 para 350 mil unidades”. Lei Jun colocou como objetivo um aumento de 16,67 por cento no total de entregas em 2025, aumentando a estimativa em mais 50.000 veículos.
“A Xiaomi EV tem feito esforços para aumentar sua capacidade de produção e fez alguns progressos”, declarou Lei.
Carro nº200.000
O anúncio do líder da Xiaomi acontece no mesmo dia em que a gigante de eletrónica de consumo chegou às 200 mil entregas do Xiaomi SU7.
A SU7 número 200.000 é uma unidade verde e foi entregue a um jovem casal. A Xiaomi EV – a divisão de veículos elétricos da empresa – levou um total de 229 dias para entregar as 100.000 primeiras unidades, mas precisou de apenas 119 dias para fazer as entregas das segundas 100.000 unidades.
Ao todo, a marca de automóveis elétricos conseguiu a entrega de 200 mil automóveis em menos de um ano, uma vez que o lançamento do Xiaomi SU7 foi feito a 28 de março do ano passado.
O SU7 tem três varsões – Standard, Pro e Max – com preços iniciais de RMB 215.900 (27.361€), RMB 245.900 (31.160€) e RMB 299.900 (38.000€), respetivamente. As entregas das versões Standard e Max do SU7 começaram em abril de 2024, e as entregas do SU7 Pro começaram em maio de 2024.
Um esforço na produção
O aumentar do ritmo de entrega dos veículos elétricos por parte da Xiaomi tem como fator primordial a eficiência das linhas de montagem, que concluem um automóvel a cada 76 segundos, mas também com o investimento da marca, que duplicou as linhas de montagem e está a construir uma segunda fábrica.
Há já cinco meses seguidos que a Xiaomi consegue produzir 20.000 veículos por mês na sua fábrica, o que é fundamental para atingir a meta das 350 mil unidades.
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A capacidade atual de montagem da Xiaomi cifra-se nas 150.000 unidades anuais, mas Lei Jun anunciou o mês passado ter estado na fábrica para discutir como aumentar ainda mais a capacidade de produção.
Só assim, conseguirá satisfazer as encomendas. As três versões do Xiaomi SU7 estão agora com uma lista de espera de 30 semanas, de acordo com a imprensa local, e a marca quer atingir a meta das 350 mil viaturas entregues este ano.
O nascimento de uma gama
A 27 de fevereiro deste ano, a Xiaomi lançou oficialmente o SU7 Ultra, o sedan elétrico da empresa com 1.548 cv de potência máxima baseado no SU7 normal.
O SU7 Ultra tem um preço inicial de RMB 529.900 (67.155€) e as entregas começaram em 2 de março, estando as 10.000 unidades previstas para este ano já esgotadas.
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Entre junho e julho, espera-se o lançamento do YU7, um SUV também ele 100% elétrico. Se as fábricas da Xiaomi tiverem capacidade, o objetivo de 350 mil automóveis entregues até ao final do ano parece ser exequível.