A Polestar acaba de confirmar que o seu futuro modelo Polestar 7 será produzido na Europa, com a fábrica de Košice, na Eslováquia, escolhida como local estratégico para a produção do SUV compacto premium que deverá chegar ao mercado em 2028.
Neste artigo:
Memorando de entendimento com a Volvo
O anúncio surge após a assinatura de um memorando de entendimento com a Volvo Cars, escolhida como parceira de desenvolvimento e fabrico deste novo modelo.
A decisão de fabricar o Polestar 7 na fábrica da Volvo de Košice, na Eslováquia, enquadra-se na estratégia da marca sueca de veículos elétricos premium de performance, que visa diversificar a sua presença industrial, reforçando ao mesmo tempo a ligação dentro do grupo Geely, do qual tanto a Polestar como a Volvo fazem parte.
Polestar 7 fabricado na Europa é oportunidade
“Trabalhar com a Volvo Cars para desenvolver e fabricar o Polestar 7 na Europa é uma oportunidade única que irá reforçar a nossa posição no nosso mercado de origem”, afirmou Michael Lohscheller, CEO da Polestar. “A nossa estratégia de utilização de arquiteturas do grupo como base para os nossos futuros modelos dá-nos acesso às melhores e mais recentes tecnologias, de forma eficiente em termos de custos.”
A colaboração permitirá à Polestar aceder à nova base tecnológica da Volvo, incluindo partilha de componentes, soluções de integração de baterias (“cell-to-body”) com maior densidade energética, e motores eléctricos de nova geração desenvolvidos internamente. O modelo, no entanto, será adaptado para garantir a experiência de condução desportiva característica da marca.
Sinergia entre as duas empresas
Para Håkan Samuelsson, Presidente e CEO da Volvo Cars, esta cooperação reforça a sinergia entre as duas empresas: “A nossa colaboração com a Polestar no desenvolvimento e fabrico do Polestar 7 sublinha como a Volvo Cars e a Polestar continuam a explorar sinergias para entregar veículos excecionais, feitos à medida dos nossos distintos segmentos de clientes.”
A fábrica de Košice, cuja construção teve início em 2023, foi considerada ideal pelas suas boas ligações logísticas aos principais mercados europeus e uma base de fornecedores desenvolvida, permitindo uma produção eficiente e em linha com os exigentes padrões do sector.
Gama em expansão
A produção do Polestar 7 insere-se num plano mais vasto de crescimento da marca, que prevê o lançamento de novos modelos e a consolidação da sua presença global. A gama atual — composta pelos modelos Polestar 2, Polestar 3 e Polestar 4 — será reforçada com a chegada do Polestar 5, um GT de quatro portas com tecnologia de 800V, previsto para o final de 2025, e do Polestar 6, um roadster desportivo que promete elevar a fasquia da performance elétrica.
Com o Polestar 7, a marca inicia também a transição para uma plataforma única do grupo Geely, o que permitirá simplificar processos, reduzir custos e otimizar investimentos. Esta abordagem modular visa garantir maior eficiência industrial e acelerar o desenvolvimento de futuros modelos.
2025 será “melhor ano de sempre”
A Polestar estima um crescimento anual composto de vendas entre 30% e 35% até 2027, apoiado por uma expansão da rede de venda física — os chamados Polestar Spaces — que deverá passar de 106 para 187 localizações até 2026. A entrada em novos mercados, como França em 2025, e a aposta em soluções energéticas inovadoras, como o serviço Polestar Energy, fazem igualmente parte da estratégia.
Subscreva a Newsletter
“Estamos a consolidar a força da marca Polestar, com design e performance como pilares centrais”, sublinhou Michael Lohscheller. “Tanto em termos de volume como financeiros, esperamos que 2025 seja o ano mais forte da nossa história.”