Se procura um automóvel para a cidade que também se dê bem na estrada, tenha muito espaço interior e autonomia, o Hyundai INSTER pode muito bem ser a resposta às suas aspirações. O compacto citadino é aposta ganha por parte da marca. coreana.
Neste artigo:
Pequeno por fora e grande por dentro
Alto e pequeno, o Hyundai INSTER é um citadino que faz virar pescoços, principalmente na cor da unidade que testámos (Buttercream Yellow), mas que surpreende verdadeiramente quando pela primeira vez nele entramos. É que o espaço interior é tal que ninguém diria estarmos perante um automóvel de apenas 3,8 metros de comprimento.
E esse é o primeiro grande trunfo do pequeno automóvel que foi considerado o Carro Elétrico do Ano pelos World Car Awards. Quatro adultos têm espaço de sobra e viajam confortavelmente, destacando-se o muito bom espaço para as pernas na fila traseira.
Hyundai INSTER é proposta única
Num momento em que os pequenos citadinos começam a ganhar espaço na oferta das marcas, o Hyundai INSTER é uma proposta única. A marca sul-coreana soube ler o mercado e trouxe um automóvel com uma estética própria, com grande espaço interior e uma resposta elétrica ao nível de outros segmentos.
O crossover tem uma estética marcante. Sendo pequeno, é um veículo alto (1,575 mm ou 1,610 mm na versão de 49 kWh), que apresenta uma largura de 1,610 mm e uma distância entre eixos de 2,580 mm. Às proporções que o tornam diferente, juntam-se as opções de design exterior que lhe dão uma forte personalidade.
A dianteira é marcada pela ótica redonda e por um conjunto LED que integra as luzes de circulação diurna. na traseira, o conjunto LED pontilhado é transversal ao veículo e um fator de destaque no design.
Grande autonomia mesmo com onda de calor
A versão testada foi o Hyundai INSTER Stylus Plus, o mais equipado. Com uma bateria de 49 kWh, o carro tem uma potência de 115 cv (84,5 kW) e um binário de 147 Nm. A marca afirma que esta versão tem uma autonomia combinada de até 360.
Na quase uma semana em que conduzimos o INSTER, o veículo comportou-se à altura, quer em circuito urbano quer em autoestrada, e mostrou que a Hyundai apresenta números de autonomia muito realistas. Durante o tempo em que estivemos ao volante do automóvel, conseguimos um consumo médio de 14,5 kWh/100 km e uma autonomia próxima dos 340 quilómetros. E sempre com o ar condicionado ligado, porque estávamos em plena onda de calor…
Do que mais gostámos…
A condução do INSTER é muito fácil e a resposta do automóvel muito precisa, principalmente em circuito urbano. A verão conduzida é a mais equipada e as ajudas à condução são eficientes.
O INSTER Stylus Plus está equipado com Cruise Control Inteligente e limitador de velocidade, Travagem Autónoma de Emergência 1.5 (FCA 1.5) e Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA), entre outros. Isto equivale a dizer que, em autoestrada, o INSTER conduz-se praticamente sozinho.
Em cidade, o sistema de regeneração de energia é acionado por pastilhas no volante e permite a condução só com o acelerador. O INSTER é um carro feito para a cidade, com a direção assistida elétrica a tornar cada momento da condução fácil. É o caso do estacionamento, com o volante a tornar-se leve como uma pena. Ao fazer marcha atrás, diga-se a propósito, a fraca visibilidade traseira é compensada com a câmara traseira e com os sensores de estacionamento.
O sistema de infoentretenimento é eficaz e o facto de o automóvel vir equipado com botões físicos para várias funções e para o controlo total do sistema de climatização são pontos a favor.
Sentados no banco do condutor, conseguimos rapidamente uma posição de condução confortável e, apesar de o automóvel não ser largo (1,61 metros) não se fazem batalhas de cotovelos com quem vai ao nosso lado. O encosto de braço é amovível e o banco do condutor prolonga-se até à base para dois copos, numa solução curiosa e que resulta muito bem.
A bagageira de 280 litros é suficiente para as compras e para o dia-a-dia, mas chega aos 1059 litros com os bancos traseiros rebatidos. Na versão ensaiada (Hyundai Inster Style Plus 49kWh MY24), os bancos traseiros deslizam, permitindo ganhar algum espaço na bagageira e continuando com espaço para adultos na fila traseira. Isto é importante, porque o Inster não tem frunk (bagageira sob o capot) nem muitos lugares para colocar objetos.
Os materiais do interior são o que seria de esperar num automóvel desta gama, mas o volante é agradável ao toque e os bancos, forrados em “pied de poule”, são largos. O conjunto é bastante atraente.
Uma última referência para os ambientes sonoros do INSTER. Quando não nos apetece ouvir música ou podcasts, são uma excelente opção para uma condução calma. Desde os sons de floresta aos dias de chuva, cabe-nos a nós ajustar o ambiente sonoro do carro.
… e o que menos gostámos
Não nos esqueçamos que o Hyundai INSTER venceu o troféu de carro elétrico do ano nos World Car Awards 2025, pelo que as expetativas eram elevadas. E o melhor que se pode dizer é que a experiência não defraudou.
São poucas as coisas a apontar ao modelo testado. A fraca visibilidade traseira é compensada pela câmara de auxílio ao estacionamento, pelo que não é por aí. A condução com o i-pedal funciona bem, mas é pena que apenas tenha um nível de regeneração de energia.
Talvez o menos prático num automóvel com tanta tecnologia seja a ligação ao telemóvel. É que, apesar de ter uma baia para carregamento sem fios, a Hyundai optou por fazer a ligação à Apple CarPlay e ao Android Auto apenas através de cabo.
Finalmente, o preço. A versão testada, o Hyundai INSTER Stylus Plus MY2024, custa 29.450 euros.
Subscreva a Newsletter
O INSTER vai pegar de estaca
Depois de passarmos quase uma semana com ele, não temos dúvidas de que o Hyundai INSTER é uma das propostas mais atrativas no segmento dos citadinos elétricos, que nos últimos tempos tem tido uma grande expansão.
À personalidade do exterior, o INSTER junta muito espaço interior e muita tecnologia, presente mesmo na versão de entrada, a Confort, que custa 24.900 euros. A Hyundai tem uma aposta ganha no pequeno grande Hyundai INSTER.