Foi lançada uma petição à Câmara de Lisboa para tornar a Baixa de Lisboa exclusiva para veículos elétricos. A petição promovida pela Associação Zero e pela Associação de Moradores e Amigos da Freguesia de Santa Maria Maior exige que a Baixa seja declarada uma Zona Zero Emissões.
Neste artigo:
Baixa de Lisboa só com veículos elétricos
O excesso de automóveis na Baixa de Lisboa tem como consequência, entre outros, que os níveis de poluição atmosférica na zona estejam muito para além dos valores recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Por isso, as duas associações propõem a criação de uma Zona Zero Emissões (ZEE) no centro de Lisboa.
A petição agora lançada pretende que a zona compreendida entre a rua da Madalena, Largo José Saramago, Cais do Sodré, Chiado, Rossio e Praça da Figueira seja restrita à utilização de veículos elétricos. A ZEE no centro de Lisboa deixa de fora a Praça do Comércio e a Avenida da Liberdade.. Apenas os residentes na freguesia lisboeta de Santa Maria Maior e os veículos de emergência seriam exceção a esta regra. Em simultâneo, exigem que a velocidade máxima seja limitada a 30 km/h e a criação de corredores BUS em toda a zona.
No texto, os promotores sublinham que o excesso de trânsito tem “consequências claras”. Dizem a Associação de Moradores e Amigos da Freguesia de Santa Maria Maior e a Associação Zero que os “autocarros e elétricos ficam presos no trânsito, tornando o transporte público lento e pouco fiável; o ruído e a poluição do ar provocados pelo enorme volume de veículos a combustão afetam a saúde e o bem-estar causando stress e graves doenças, sobretudo entre idosos e crianças, que em demasiados casos conduzem à morte prematura”.
Poluição com níveis “preocupantes”
Os promotores afirmam estar a respirar “ar insalubre”. Em comunicado, a Associação Zero sublinha a concentração de poluentes atmosféricos em níveis “preocupantes”. Os resultados de medições realizadas ao longo do ano, revelam concentrações de poluentes que ultrapassam quase sempre os valores máximos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas também os limites fixados pela legislação para 2030 (Diretiva UE/2024/2881).
“Importa destacar – diz a Zero – que o dióxido de azoto (NO₂) é o poluente mais crítico, atingindo na Rua da Madalena valores 3 vezes superiores ao recomendado pela OMS, e na Avenida da Liberdade 4 vezes superiores, neste último caso ultrapassando os valores-limite da legislação em vigor”.
Na petição hoje lançada e dirigida à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Lisboa, os promotores propõem ainda que os residentes tenham prioridades nos parques subterrâneos, a requalificação dos passeios e a interconexão com a rede de ciclovias, e ainda a criação de zonas próprias para a tomada e largada de passageiros por parte dos tuk-tuks e TVDE.
Alterar o perfil as avenidas
A Zero sublinha que, “uma vez eliminado ou reduzido drasticamente o tráfego de atravessamento na Baixa Pombalina, será importante alterar o perfil das Avenidas da Liberdade e Almirante Reis, que para ela confluem de modo a incentivar o uso de Transporte Público e a circulação pedonal e ciclável”.
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Para enfrentar o congestionamento, Lisboa precisa de “priorizar a eficiência no transporte de pessoas, e não a eficiência de circulação de automóveis privados. Isso só é possível através de modos que maximizem a capacidade de transporte por metro quadrado – como o transporte público regular e flexível, em distâncias curtas, a bicicleta”, conclui a associação em comunicado.
Q&A – Zonas de Zero Emissões (ZZE)
O que são Zonas de Zero Emissões (ZZE)?
São áreas urbanas delimitadas onde apenas veículos elétricos ou não poluentes (a hidrogénio, bicicletas, transportes públicos limpos) podem circular.
O objetivo é eliminar a poluição atmosférica provocada pelo tráfego rodoviário, melhorar a saúde pública e tornar os centros urbanos mais habitáveis.
Qual é a diferença entre Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) e Zonas de Zero Emissões (ZZE)?
As ZER permitem a circulação de veículos que cumpram determinados padrões de emissões (por exemplo, normas Euro), enquanto as ZZE excluem todos os veículos com motor de combustão interna, independentemente da sua idade ou classe ambiental. As ZZE são, portanto, mais exigentes e eficazes na redução da poluição
Porque é que as cidades europeias estão a criar ZZE?
São 3 as razões fundamentais:
– Para cumprir metas climáticas e de qualidade do ar.
– Para reduzir problemas de saúde pública ligados à poluição.
– Para tornar as cidades mais sustentáveis e atrativas.
Já existem Zonas Zero Emissões?
Existem planos ou zonas piloto em cidades como Amsterdão, Londres ou Paris, mas ainda não existe nenhuma ZZE em vigor.
Estas cidades, a exemplo de outras, Lisboa incluída, têm Zonas de Emissões Reduzidas que, no caso de Londres, abrange já todos os bairros do centro.
Que benefícios se espera com a criação das ZEE?
– Redução significativa de poluentes atmosféricos (NO₂, partículas).
– Redução do ruído urbano.
– Incentivo à mobilidade elétrica e ativa.
– Melhoria da saúde pública e da qualidade de vida.