O Peugeot E-208 viu a sua autonomia ser aumentada para 433 km, o que representa uma melhoria de 23 quilómetros, e ganhou a função V2L, que permite carregar equipamentos com a energia do automóvel.
Neste artigo:
Modelo com mais 23 km de autonomia
A marca francesa fez uma atualização do Peugeot E-208, o automóvel 100% elétrico do segmento B mais vendido na Europa o ano passado. O E-208 ganha assim uma das melhores autonomias do seu segmento.
A versão da berlina equipada com o motor de 156 cv (115 kW) ganhou com esta atualização mais 23 quilómetros de autonomia, proporcionando agora até 433 km, em ciclo combinado WLTP.
O automóvel já tinha sido considerado pela ADAC, no Ecotest 2024, o automóvel mais eficiente do mercado europeu. Para a marca, “esta evolução reforça o estatuto de referência do modelo em matéria de eficiência”.
Trip Planner otimizado
Paralelamente, o Peugeot E-208 passa a estar equipado com um Trip Planner associado ao sistema de navegação conectado, que apenas está disponível como opção.
O Trip Planner permite planear de forma otimizada os percursos para maximizar a autonomia do automóvel e facilitar o carregamento. Para calcular a rota ideal, o sistema tem em conta “a distância a percorrer, o nível de carga da bateria à partida, o nível de carga da bateria desejado à chegada e as estações de carregamento disponíveis perto do destino, considerando o consumo de energia com base em vários critérios, como a velocidade, o tráfego, o tipo de estrada e a elevação”.
Peugeot E-208 com tecnologia V2L
Nesta sua evolução, o Peugeot E-208 tem agora pré-instalada a função V2L (Vehicle to Load), que permite alimentar um aparelho elétrico através da bateria de alta tensão do veículo.
O adaptador bidirecional permite que o equipamento externo seja alimentado através da entrada de carregamento e pode fornecer até 3,5 kW e 16 A, sendo – uma vez mais – uma opção disponível como acessório nos concessionários Peugeot.
Foi ainda introduzida a funcionalidade “limite de carga de 80%”, apenas disponível em AC, que permite adaptar o nível de carga à utilização quotidiana.
Além disso, o E-208 vem agora equipado com uma nova câmara de vídeo multifunções que reforça a segurança, alargando a zona de deteção da Travagem Automática de Emergência para melhor ter em conta os ciclistas e os peões.
O mais vendido no segmento
Ao modelo chega também uma nova cor de carroçaria, o Branco Okenite (que substitui o Branco Banquise).
Leia também:
O Peugeot E-208 foi o modelo elétrico do segmento B mais vendido na Europa em 2024. Já no primeiro trimestre deste ano, foi em Portugal o modelo 100% elétrico do segmento mais vendido entre todas as propostas existentes.