O Polestar 4 e as chaminés da antiga refinaria da Galp em Leça da Palmeira O Polestar 4 e as chaminés da antiga refinaria da Galp em Leça da Palmeira

Polestar 4: a marca sueca ouviu os clientes

A review ao Polestar 4: o Model Year 2026 está ainda melhor.

Ensaiámos o Polestar 4 model year 2026 e gostámos do que sentimos: a marca sueca ouviu os clientes e o carro está melhor, sendo que já era muito bom.

Ouve um resumo do artigo:

Áudio gerado por IA

Polestar 4: a primeira vez

Conduzi pela primeira vez um Polestar 4 na sua apresentação oficial na Península Ibéria, em setembro do ano passado. Foram cerca de 200 quilómetros em estrada e autoestrada que permitiram formar uma opinião sobre o modelo.

E, na altura, escrevemos o seguinte: “O Polestar 4 revela-se um automóvel 100% elétrico que nasceu para rolar na estrada. O conforto dos ocupantes e a boa autonomia que consegue fazem do modelo um estradista.”

Infografia gerada por IA

Uma primeira impressão que se confirma

Agora, mais de um ano depois e já com a segunda geração do Polestar 4, a primeira impressão confirma-se totalmente. Estamos na presença de um automóvel elétrico muito bem conseguido.

A marca sueca conseguiu um automóvel muito bem desenhado, com uma excelente aerodinâmica e muito cuidado nos acabamentos.

O Polestar 4 e as chaminés da antiga refinaria da Galp em Leça da Palmeira
A primeira impressão foi confirmada, no teste que fizemos ao Polestar 4 @EVMag

Problema resolvido. Check!

Começámos a análise a dizer que a Polestar ouviu os seus clientes. O modelo foi o primeiro automóvel sem vidro traseiro, com a visão traseira a ser assegurada por uma câmara que transmite para o retrovisor interior.

Na altura, entre os jornalistas foi comentada a dificuldade de focar a imagem do retrovisor. A própria marca tinha disso noção e dizia que “uma pessoa habitua-se em 3 ou 4 dias”.

No Polestar 4, a imagem do retrovisor já não necessita de habituação. A foto, tirada do posto de condução, mostra a estrada e o retrovisor interior
A imagem da câmara traseira no retrovisor já não obriga a focagem @EVMag

Pois no novo Polestar 4, e depois de atualizado o software, olha-se para o espelho retrovisor e a imagem lá está, nítida, sem qualquer necessidade de habituação. À terceira espreitadela, é como se estivéssemos a olhar para um retrovisor normal, só que com muito maior definição e abrangência de imagem.

Problema resolvido. Check!

Conduzir com o One Pedal Drive

Desta vez, a experiência de condução do Polestar 4 envolveu cidade (em hora de ponta com muito trânsito) e a condução com um pedal revelou-se providencial.

O carro respondeu sempre muito suavemente no para-arranca. O automóvel tem três níveis de regeneração, que são acionáveis no ecrã central. Só que agora possui um quarto nível para descidas muito íngremes e a que se acede numa outra zona do sistema de infoentretenimento.

Polestar 4: caraterísticas técnicas

Long range Single motor (RWD) vs Long range Dual motor (AWD)

ItemSingle motorDual motor
Linha motriz
TraçãoTraseira (RWD)Integral (AWD)
Potência200 kW: 272 cv400 kW: 544 cv
Binário343 Nm686 Nm
0-100 km/h7,1 s3,8 s
Velocidade máx.200 km/h200 km/h
Bateria e autonomia (WLTP)
Capacidade da bateria100 kWh100 kWh
Autonomia objetivo (WLTP)620 km590 km
Consumo de energia (WLTP)17,8-18,4 kWh/100 km19,0-21,7 kWh/100 km
Carregamento
Carregamento DCAté 200 kWAté 200 kW
DC 10-80%30 min30 min
Carregamento AC11 kW: 0-100% em 11 h: 22 kW (Pack Plus): 0-100% em 5,5 h11 kW: 0-100% em 11 h: 22 kW (Pack Plus): 0-100% em 5,5 h
Pesos e reboque
Tara2230 kg2355 kg
Peso de reboqueAté 1500 kgAté 2000 kg
Dimensões exteriores
Comprimento4840 mm4840 mm
Distância entre eixos2999 mm2999 mm
Altura1534 mm1534 mm
Largura (retrovisores recolhidos)2067 mm2067 mm
Arrumação
Bagageira traseira526 L: até 1536 L (bancos rebatidos)526 L: até 1536 L (bancos rebatidos)
Frunk15 L15 L
Plataforma
DireçãoDireção assistida elétrica com 3 modos: ligeiro, normal e firmeDireção assistida elétrica com 3 modos: ligeiro, normal e firme
Travões (série)Discos ventilados 364×30 mm (frente): 350×26 mm (trás)Discos ventilados 364×30 mm (frente): 350×26 mm (trás)

Condução autónoma Nível 2

Em autoestrada, usei e abusei da condução autónoma de nível 2 do Polestar 4. Com as mãos colocadas no volante, mas sem o controlar, o automóvel levou-me ao longo de dezenas de quilómetros sem qualquer momento de maior adrenalina.

O Polestar 4 foi o primeiro automóvel sem vidro traseiro
O Polestar 4 não tem vidro traseiro e os passageiros ganham espaço @EVMag.pt

O cruise controle adaptativo e o Pilot Assist fazem bem o seu trabalho, mantendo o carro ao centro da faixa de rodagem e ajustando a velocidade ao trânsito.

Uma bolha insonorizada

A suavidade da condução assistida permitiu gozar a insonorização do automóvel. Fechar as portas do Polestar 4 é como colocar uns auscultadores com cancelamento de ruído ativo.

A insonorização é um dos muitos trunfos do SUV Coupé da marca sueca, com a “engenharia minuciosa, os vidros embutidos e a longa distância entre eixos” a fazerem do modelo um carro elétrico muito silencioso, bem mais do que o já confortável Polestar 2.

Está então encontrado o melhor ambiente para escutar o som premium que sai das 12 colunas Harman Kardon.

Equipamento não falta

Ensaiámos a versão Long Range Single Motor com o Pack Plus. O Polestar 4 ensaiado tinha o head-up display, que projeta a informação essencial no parabrisas e que, para mim, é um must have.

Mas por ter o Pack Plus, o Polestar 4 tinha ainda Faróis de Pixel LED com máximos adaptativos, porta da bagageira elétrica com sensor de pé, retrovisores exteriores com obscurecimento automático, ecrã de controlo traseiro, bancos dianteiros reguláveis em 12 direções com entrada/saída fácil, bancos traseiros elétricos reclináveis, volante e bancos traseiros aquecidos e climatização de 3 zonas.

Design escandinavo

O Polestar 4 é um automóvel em que foi colocado todo o cuidado para fazer jus à excelência do design escandinavo. Os materiais são de boa qualidade e, no caso da napa dos bancos, rastreáveis até à sua origem.

O Polestar 4 fotografado junto à Casa de Chá da Boa Nova
O Polestar 4 e a Casa de Chá da Boa Nova, de Álvaro Siza. Duas peças de design @EVMag.pt

No Polestar 4, os tradicionais painéis decorativos de madeira e metal foram substituídos por um tecido de malha técnica ultrafina. Os painéis das portas são cobertos com a decoração iluminada Star knit , que podem ser retro iluminados juntamente com o painel de instrumentos e mudam de cor com a iluminação inspirada no sistema solar.

Os materiais têm um aspeto resistente e são macios ao toque. No Polestar 4 não há lugar para plásticos duros. Este é um carro pensado para o máximo conforto dos ocupantes.

Espaço e conforto para todos

O que nos leva até à segunda fila de bancos. Não é por o Polestar 4 não ter vidro traseiro que os passageiros do banco traseiro se sentem enclausurados. Bem pelo contrário.

Ao abdicar do vidro traseiro, os engenheiros puderam aumentar a altura ao nível da cabeça dos passageiros que viajam atrás, que têm ainda o teto panorâmico eletrocrómico, que impede o encadeamento e que, através do ecrã, se pode tornar opaco.

No melhor pano cai a nódoa

O Polestar 4 é um automóvel entusiasmante, sem dúvida, mas houve um pormenor durante os vários dias de teste, que me fez ficar com a pulga atrás da orelha…

Quando circulava em empedrado ou mesmo apenas num asfalto mais irregular, surgia um ruído parasita na consola do retrovisor interior.

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Este foi o aspeto menos bom. Mesmo que tenha sido sujeito a testes mais intensivos pelos meus colegas jornalistas, um carro novo que se quer premium não pode ter ruídos parasitas.

Campeão de vendas em Portugal

Mas será isso o suficiente para torcer o nariz ao Polestar 4? Não, nem por sombras. Este é um carro muito bem conseguido e que conseguiu melhorar na versão Model Year 2026.

Não é por acaso que é o campeão das vendas da marca em Portugal. Miguel Pinto, diretor-geral da Polestar Portugal, disse ao EVMag que o Polestar 4 é responsável por 70% das vendas da marca no nosso país.

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