O novo Porsche Cayenne Electric, ainda em fase de testes globais, passou por Shelsley Walsh — o circuito de montanha mais antigo do mundo — e estabeleceu um novo recorde na categoria de SUV. Ao volante esteve Gabriela Jílková, piloto de desenvolvimento da Porsche e membro da equipa TAG Heuer Formula E, que percorreu o traçado em 31,28 segundos, menos quatro segundos do que o registo anterior de um SUV.
Neste artigo:
“Senti-me totalmente confiante em todos os momentos”
A pista, com apenas 3,5 metros de largura em alguns pontos e inclinações até 16,7%, exige precisão milimétrica. A piloto explicou: “O traçado é exigente e não perdoa erros. Mas a suspensão ativa dá ao novo Cayenne uma estabilidade e precisão enormes. Senti-me totalmente confiante em todos os momentos.”
O Cayenne Electric passou o primeiro ponto de cronometragem (a 18,3 metros da linha de partida) em 1,94 segundos — resultado comum apenas em veículos de competição com pneus slicks, apesar de neste caso o SUV estar equipado com pneus de estrada convencionais.
Sistema de suspensão ativa permite maior controlo em estrada
O protótipo em Shelsley Walsh já integrava o novo sistema Porsche Active Ride, que mantém o carro nivelado em aceleração, travagem e curva. Segundo Michael Schätzle, vice-presidente da linha Cayenne, “este sistema alarga significativamente o intervalo entre dinâmica de condução e conforto”.
A Porsche afirma que tanto os níveis de potência como os componentes utilizados neste protótipo coincidem com os da versão final de produção.
Componente utilitária também em destaque: 3.500 kg de reboque
A marca aproveitou a ocasião para destacar também a capacidade de reboque do futuro modelo: até 3.500 kg, equivalente às versões a combustão.
Num momento separado da subida em Shelsley Walsh, o Cayenne puxou um automóvel clássico centenário e mais de duas toneladas em reboque desde Hereford até uma garagem particular, num projeto com o apresentador britânico Richard Hammond. “Transportámos um peso significativo e nem se notava — o Cayenne lidou com tudo sem esforço”, afirmou Hammond.
Cayenne Electric também em Goodwood
A Porsche confirmou que o Cayenne Electric marcará presença no Goodwood Festival of Speed (10–13 de julho), com o protótipo camuflado em exibição.
Subscreva a Newsletter
A marca mantém planos para continuar a oferecer versões híbridas e térmicas “bem para lá da próxima década”, mas a próxima geração será 100% elétrica, com lançamento previsto para os próximos meses. Como referiu Michael Schätzle: “Só conseguimos alcançar o nível de performance hoje demonstrado com o potencial da eletrificação.”