O Porsche Cayenne Electric estreará o carregamento por indução. A marca revelou o Porsche Wireless Charging, que torna tão prático carregar um automóvel como um smartphone.
Neste artigo:
Carregamento por indução com base no chão
O sistema de carregamento por indução permite que o veículo receba energia sem necessidade de cabos ou wallbox, bastando estacionar o automóvel sobre uma base instalada no chão para que o processo comece.

Com uma potência de até 11 kW e uma eficiência de transferência energética de 90%, o Porsche Wireless Charging iguala os níveis de carregamento AC convencionais, que são superados em conveniência.
Facilidade de utilização é “fator decisivo”
“Estamos orgulhosos por trazer o carregamento por indução para a produção em série na Porsche. Carregar um elétrico em casa nunca foi tão fácil e conveniente,” afirmou Michael Steiner, vice-presidente do Conselho Executivo da Porsche para Investigação e Desenvolvimento.
“A facilidade de utilização, a adequação ao uso diário e a infraestrutura de carregamento são ainda os fatores decisivos quando se trata da aceitação da mobilidade elétrica”, lembrou.
Sistema com atualizações remotas
O sistema de carregamento por indução é composto por uma base com dimensões de 117 × 78 × 6 cm e cerca de 50 kg, que pode ser instalada em garagens, alpendres ou espaços exteriores. A base inclui módulos LTE e WLAN, que possibilitam atualizações remotas e integração com a infraestrutura digital da marca.

Para que o carregamento por indução funcione, o sistema requer que o veículo tenha uma unidade recetora instalada no subchassis, entre as rodas dianteiras.
Durante o processo de carregamento, o Cayenne Electric baixa automaticamente a altura ao solo para otimizar a transferência de energia, sendo a comunicação entre os dois componentes é feita por ultra-wideband, garantindo precisão na posição de estacionamento.
No veículo, uma vista especial na função Surround View de estacionamento facilita a condução do Cayenne até à posição de carregamento ideal. Assim que a posição de estacionamento acima do piso for atingida e o travão de estacionamento for acionado, o processo de carregamento será iniciado.
A base de carregamento tem instalados sensores de movimento e deteção de objetos. Se detetar que um animal ou objeto estão a interferir no carregamento por indução, interrompe automaticamente a entrega de energia.
A gestão do carregamento é feita com recurso à aplicação My Porsche, que permite monitorizar sessões, autenticar múltiplos veículos e programar carregamentos com pré-condicionamento.
Um sistema seguro
O sistema de carregamento por indução da Porsche foi testado extensivamente por entidades externas, e “cumpre os requisitos de segurança e proteção ambiental da União Europeia e dos Estados Unidos, com certificações CE e UL”, de acordo com a marca. A base é resistente à chuva, neve e impactos ocasionais, como o ato de conduzir sobre a estrutura.

A radiação eletromagnética, afirma ainda, é limitada durante o carregamento à zona inferior do veículo, “garantindo segurança para pessoas e animais nas imediações”.
Potencial de utilização doméstica
Um estudo realizado pela Porsche revelou que cerca de 75% dos carregamentos de veículos elétricos da marca ocorrem em ambiente doméstico.
Este dado leva a construtora a sublinhar que o potencial de adoção do sistema de carregamento por indução Porsche Wireless Charging é bastante grande.
Cayenne Electric com carregamento até 400 kW em DC
O Cayenne Electric será o primeiro modelo da marca a integrar o sistema Porsche Wireless Charging como opção de fábrica. Além desta opção pioneira na marca, o Porsche Cayenne Electric aceita o carregamento rápido com uma potência até 400 kW. Este valor supera os máximos dos atuais Taycan (320 kW) e Macan (270 kW).
A capacidade de carregamento rápido permitirá ao Cayenne Electric tirar o melhor partido das infraestruturas Porsche Charging Lounge e de redes públicas de alta potência, garantindo tempos de carregamento reduzidos.
Camuflagem eletrofluorescente
No IAA Mobility, em Munique, a Porsche vai mostrar um protótipo do Cayenne Electric. O modelo terá uma camuflagem fluorescente dinâmica, composta por mais de 25 camadas ultrafinas e 100 litros de verniz transparente.
A tinta reage à passagem de corrente elétrica, criando padrões luminosos em tons de azul e violeta. O design foi desenvolvido pela equipa Style Porsche.
Subscreva a Newsletter



