mobilidade elétrica mobilidade elétrica

Portugal no pelotão da frente europeu da mobilidade elétrica

Portugal está no pelotão da frente da mobilidade elétrica europeia, num ranking que é comandado pelos países nórdicos.

Portugal com 20,8% de elétricos

Analisando os dados disponibilizados pela ACEA – Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis, vê-se que Portugal é um dos países em que a adoção da mobilidade elétrica é mais forte. O nosso país teve uma quota de 20,8% de automóveis 100% elétricos nas novas matrículas registadas no primeiro trimestre do ano.

mobilidade elétrica
A mobilidade elétrica em Portugal atingiu ponto de não retorno @FreePick

A ACEA disponibilizou recentemente o rastreador interativo que mapeia o progresso na eletrificação e na transição para emissões zero. Utilizando a nova ferramenta, o EVMag chegou à conclusão de que o nosso país está no pelotão da frente da transição para a mobilidade elétrica.

Portugal já ultrapassou mesmo o ponto de não retorno, tornando a adoção de veículos elétricos uma realidade, com os automóveis 100% elétricos a representarem 20,8% das novas matrículas no primeiro trimestre de 2025.

Europa a duas velocidades na mobilidade elétrica

É uma Europa a duas velocidades o que os dados disponibilizados pela ACEA mostram. De um lado estão os países em que a adoção da mobilidade está bem acima da média europeia e, do outro, aqueles que ainda estão a dar os primeiros passos na transição.

Subscreva a Newsletter

A ACEA diz que “a adoção de veículos elétricos varia em toda a Europa, refletindo uma transição em várias velocidades. No primeiro trimestre de 2025, os carros elétricos a bateria atingiram apenas 15,2% da quota de mercado. Este valor está muito abaixo da quota de mercado necessária para atingir as ambiciosas metas de CO2 da UE para o parque automóvel”.

Noruega é campeã da adoção de veículos elétricos

Sem surpresas, o ranking europeu é liderado pela Noruega, onde 90,6% das novas matrículas são de veículos 100% elétricos, seguida pela Dinamarca, com 65,5% e pela Islândia, com uma quota de mercado de 42,3%.

mobilidade elétrica
Os países nórdicos dominam o ranking @FreePick

Dos 7 países em que os dados da ACEA mostram que os automóveis 100% elétricos representam mais de 30% das novas matrículas, cinco são países nórdicos. Estes são países com uma grande consciência ambiental, bom nível de vida e políticas de incentivo bem estruturadas.

Portugal em boa posição

Portugal aparece no 11º lugar, com 20,8 por cento, logo à frente do Reino Unido (20,7%), da Suíça (20,4%) e mesmo da França (18,2%) e da Alemanha (17%), numa listagem em que o pelotão da frente é encerrado pela Irlanda, com 15,4%.

Dos países do Sul da Europa, apenas Malta tem uma quota de mercado de automóveis 100% elétricos maior do que Portugal, apresentando 26,3%.

Croácia com apenas 1,3%

Olhando para o mapa europeu, percebe-se que é o Leste da Europa que desequilibra a balança. É em países como a Croácia, Polónia, Eslováquia ou Bulgária que a transição para os automóveis elétricos é mais difícil.

mobilidade elétrica
o mapa reflete uma Europa a duas velocidades @fonte ACEA

Com apenas 1,3% de quota de mercado, a Croácia é mesmo o país de toda a Europa onde a adoção da mobilidade elétrica é a mais baixa.

Itália e Espanha são más surpresas

Mas há surpresas nesta lista. Espanha e Itália estão entre os países que desequilibram a balança. Os dados da ACEA mostram que a Itália é mesmo o quinto país de toda a Europa com menor quota de mercado de automóveis elétricos, apenas 5,2%.

Também Espanha tem ainda um longo caminho para percorrer, com os automóveis 100% elétricos a representarem apenas 6,9% das novas matrículas registadas no primeiro trimestre de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *