A Peugeot abriu as encomendas dos modelos 100% elétricos E-3008 e E-5008 com motorização Dual Motor de 325 cv, revelando os preços finais para o mercado português.
Neste artigo:
Preços para Portugal
Os preços são de 57.700 euros para o E-3008 Launch Edition e 59.700 euros para o E-5008 Launch Edition. Estes valores incluem IVA e posicionam os dois SUV como as versões mais potentes, equipadas e tecnológicas da atual gama elétrica da marca francesa.
Dotados de dois motores elétricos — um no eixo dianteiro e outro no traseiro — os modelos passam a oferecer tração integral, 509 Nm de binário e prestações elevadas, com acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 6 segundos no E-3008 e 6,5 segundos no E-5008. A aceleração típica de ultrapassagem, entre 80 e 120 km/h, é cumprida em menos de 4 segundos.
Launch Edition: topo de gama com equipamento exclusivo
Ambos os modelos são lançados com o nível de equipamento Launch Edition, baseado na versão GT mas com um conjunto adicional de tecnologias e elementos exclusivos.
No caso do E-3008, a versão inclui jantes de liga leve de 20 polegadas, estofos em Alcântara, pack 360° Vision & Drive Assist Plus, teto panorâmico em vidro e sistema Hi-Fi Focal premium com dez altifalantes.
Já o E-5008 Launch Edition adiciona VisioPark 360° com quatro câmaras HD, sistema de condução semiautónoma Drive Assist Plus 2.0, deteção de tráfego traseiro, espelhos elétricos e aquecidos, carregamento wireless para smartphone, alarme com supertrancamento, soleiras das portas iluminadas e o pack Sunroof — composto por teto panorâmico com controlo de sombra por impulso, sistema Clean Cabin e vidros dianteiros laminados e acústicos.
Quatro modos de condução e tração adaptável
Os dois modelos Dual Motor integram quatro modos de condução ajustáveis. O modo Normal prioriza o motor dianteiro e limita a potência a 313 cv e o binário a 450 Nm, ativando o motor traseiro conforme necessário. O modo 4WD aciona ambos os motores em permanência com distribuição de potência 50/50, ideal para pisos escorregadios ou condições difíceis.
Já o modo Sport privilegia a dinâmica com tração integral de 60/40, potência total disponível, pedal responsivo e direção mais direta. Por fim, o modo Eco favorece a eficiência energética com limitação a 213 cv e binário de 343 Nm, ativando a tração integral apenas em acelerações intensas.
Autonomia e tempos de carregamento
Ambos os SUV elétricos da Peugeot estão equipados com uma bateria de iões de lítio NMC de 73 kWh úteis. A autonomia anunciada em ciclo combinado WLTP é de até 490 km para o E-3008 e 467 km para o E-5008.
Os tempos de carregamento situam-se nos 30 minutos para recuperar dos 20% aos 80% da carga em postos rápidos. Os modelos contam com um carregador de bordo trifásico de 11 kW, compatível com redes domésticas e empresariais.