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Primeiro barco turístico totalmente elétrico entra em operação na China

Chama-se Yujian 77 e é o primeiro barco turístico totalmente elétrico a sulcar águas chinesas. O navio foi desenvolvido para navegação costeira e está equipado com um sistema de baterias desenvolvido pela CATL.

Barco turístico elétrico para validar tecnologia

O Yuan 77 começou a operação na baía de Xiamen, numa rota turística de curto alcance.

Segundo o fabricante – a própria CATL – este projeto tem como principal objetivo validar a viabilidade da aplicação da tecnologia elétrica em contextos marítimos.

Baterias de 3.918 kWh dão autonomia de 100 km

O Yujian 77 tem 49 metros de comprimento e 14,5 metros de largura, com capacidade para 358 passageiros e velocidade máxima de 20 km/h. A bordo, encontra-se um sistema de baterias com capacidade de 3.918 kWh, que permite uma autonomia de até 100 quilómetros por carga.

As baterias utilizam tecnologia CTP (Cell to Pack), que elimina a necessidade de módulos e favorece maior densidade energética (140 Wh/kg), bem como a tecnologia NP (No Propagation), destinada a limitar a propagação térmica entre células em caso de avaria. A inclusão do sistema CCS (Combined Charging System) visa otimizar os tempos de recarga e compatibilidade com infraestruturas existentes.

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O Yujian 77 tem capacidade para 358 passageiros @CATL

A embarcação recebeu certificações por parte das três entidades classificadoras internacionais, nomeadamente do Bureau Veritas (BV), American Bureau of Shipping (ABS) e Det Norske Veritas (DNV), o que permitirá à CATL exportar o barco turístico elétrico para operar em águas costeiras de outros países.

Yujian evita 250 toneladas de combustível

De acordo com a CATL, a operação regular do Yujian 77 poderá evitar cerca de 250 toneladas de consumo anual de combustível, o que se traduz numa redução superior a 400 toneladas de emissões de dióxido de carbono. Estes dados foram divulgados pela própria empresa e correspondem à fase inicial de operação.

A CATL destaca ainda a durabilidade das baterias. O sistema é certificado com proteção IP68, com resistência a mais de 1.200 horas de exposição a spray salino, um critério relevante para operação em ambientes marítimos com elevado teor de humidade e corrosão.

CATL procura diversificação tecnológica fora do setor automóvel

Embora o nome da CATL esteja tradicionalmente associado à produção de baterias para veículos elétricos, a empresa tem explorado novos segmentos, incluindo aviação elétrica e agora navegação turística. Os testes recentes com aeronaves civis de 4 toneladas e planos para modelos de 8 toneladas até 2028 ilustram uma estratégia de alargamento da aplicação da tecnologia de baterias em diferentes plataformas.

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Com este projeto, a CATL pretende demonstrar a adaptabilidade das suas soluções fora do contexto automóvel, posicionando-se como fornecedora transversal de tecnologias de armazenamento e propulsão elétrica.

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