Quais são os carros elétricos que encaixam no teto de preço que o Fundo Ambiental colocou para o incentivo à compra? A escolha ainda é grande.
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Dezenas de carros elegíveis
O incentivo à compra de veículos 100 por cento elétricos regressou em dezembro e é outra vez um argumento forte para quem está a ponderar trocar o carro a combustão por um elétrico novo.
Ao contrário do que se possa pensar, não existe uma lista oficial fechada de modelos elegíveis, mas sim um conjunto de regras claras que, na prática, abrange dezenas de propostas à venda em Portugal.
Como funciona o incentivo à compra
Para particulares, o apoio é atribuído aos veículos ligeiros de passageiros da categoria M1, exclusivamente elétricos, adquiridos e matriculados em nome do beneficiário a partir de 1 de janeiro de 2025. O valor base do incentivo à compra por veículo é definido anualmente pelo Fundo Ambiental e está sujeito a um número limitado de candidaturas, processadas por ordem de entrada até esgotar a dotação disponível.

A regra que mais influencia a escolha de modelos é o preço máximo de aquisição considerado elegível. Em 2025, o Fundo Ambiental fixa dois limites distintos para que o veículo seja elegível para o incentivo à compra, um para carros até cinco lugares e outro para veículos de seis a nove lugares, que acabam por definir o universo de propostas que podem beneficiar do apoio.
Limites de preço definem que modelos entram
Para ligeiros de passageiros M1 até cinco lugares, o preço total de aquisição, incluindo IVA e despesas obrigatórias associadas à matrícula, não pode ultrapassar 38 500 euros. Nos veículos com seis a nove lugares, pensados para famílias numerosas ou transporte de passageiros, o limite do incentivo à compra sobe para 55 000 euros, permitindo incluir monovolumes e vans elétricas de maior capacidade.
Este enquadramento significa que a maioria dos elétricos compactos e dos SUV de segmento B e C já encaixa no intervalo elegível, enquanto algumas propostas mais premium ou de maior autonomia ficam automaticamente excluídas. Em termos práticos, qualquer automóvel 100 por cento elétrico novo listado no Guia Interativo de Carros Elétricos do EVMag com um preço até 38 500 euros, ou até 55 000 euros no caso de modelos de 6 a 9 lugares, pode cumprir o critério de preço para o incentivo.
47 modelos
O Guia Interativo do EVMag mostra que o universo de modelos potencialmente elegíveis para o incentivo à compra é bastante amplo e atravessa vários segmentos. Ao todo, listámos 47 modelos dentro do limite de preço do incentivo à compra.
| Modelos que podem ser apoiados pelo Fundo Ambiental. Consulta no Guia Interativo de Carros Elétricos EVMag | ||||
|---|---|---|---|---|
| Marca / Modelo | Segmento | Autonomia WLTP (aprox.) | Potência | Preço desde* |
| Citadinos e urbanos | ||||
| Dacia Spring | Citadino | 225–229 km | 45 cv | 17 500 € |
| Leapmotor T03 | Citadino | 265 km | 95 cv | 19 900 € |
| Citroën ë‑C3 | Citadino | até 322 km | 113 cv | desde 19 990 € |
| Citroën ë‑C3 Autonomia Urbana | Citadino | até 212 km | 113 cv | ≈ 19 990 € |
| Fiat 500e | Citadino | 320 km | 118 cv | 28 000 € |
| BYD Dolphin | Citadino | 340–427 km | 95–204 cv | 29 990 € |
| BYD Dolphin Surf | Citadino | 255–420 km | 150 cv | 31 990 € |
| BYD Atto 2 | Citadino | ≈ 320–400 km | ≈ 95–150 cv | 25 000 € |
| Dongfeng Box | Citadino | 310 km | 95 cv | 26 750 € |
| Nissan Micra Electric | Citadino | ≈ 300–350 km | ≈ 120 cv | ≈ 28 000 € |
| MINI Cooper Elétrico | Citadino | até 402 km | 184–218 cv | ≈ 38 000 € |
| Abarth 500e | Citadino | até 255 km | 155 cv | desde 38 030 € |
| Utilitários e compactos | ||||
| Renault 5 E‑Tech | Compacto | 312–410 km | 100–150 cv | ≈ 27 700 € |
| Peugeot e‑208 | Compacto | até 433 km | 156 cv | ≈ 29 800 € |
| Opel Corsa Electric | Compacto | até 429 km | 156 cv | ≈ 30 000 € |
| Fiat Grande Panda | Compacto | 320 km | 113 cv | 23 550 € |
| MG 4 / MG 4 Electric | Compacto | 350–450 km | 170–204 cv | 32 969 € |
| MG 5 Electric | Carrinha compacta | 440 km | 170 cv | 33 500 € |
| Firefly | Compacto | 330 km | 141 cv | 29 900 € |
| Nissan Leaf | Compacto | ≈ 270–385 km | 150–217 cv | ≈ 32 000 € |
| Skoda Elroq | Compacto / SUV | 374–579 km | 170–286 cv | 34 947 € |
| Tesla Model 3 Standard | Berlina compacta | até 534 km | ≈ 283 cv | ≈ 37 000 € |
| SUV e crossover | ||||
| Leapmotor C10 | SUV | 420 km | 218 cv | 35 900 € |
| Leapmotor B10 | SUV | 361–434 km | 218 cv | 30 500 € |
| Citroën ë‑C3 Aircross | SUV | ≈ 300 km | ≈ 113 cv | ≈ 26 500 € |
| Renault 4 E‑Tech | SUV | 308–409 km | 120–150 cv | ≈ 29 500 € |
| Peugeot e‑2008 | SUV | até 436 km | 156 cv | ≈ 38 000 € |
| Opel Mokka Electric | SUV | até 403 km | 156 cv | ≈ 34 000 € |
| Opel Frontera Electric | SUV | até 406 km | 156 cv | ≈ 33 000 € |
| MG ZS EV | SUV | 440 km | 177 cv | 34 000 € |
| MG S5 EV | SUV | 340–480 km | 170–231 cv | 33 390 € |
| BYD Atto 3 | SUV | 440–550 km | 150–204 cv | 38 000 € |
| Aion V | SUV | 509–510 km | 204 cv | 36 900 € |
| Kia EV3 | SUV | 430–560 km | 204 cv | 38 490 € |
| Hyundai Inster | SUV compacto | 370 km | 115 cv | 23 400 € |
| Hyundai Kauai EV | SUV | 380–509 km | 135–204 cv | 35 100 € |
| Jeep Avenger EV | SUV | 386–404 km | 156 cv | 31 000 € |
| Omoda 5 EV | SUV | 430–636 km | 204 cv | 34 900 € |
| KGM Musso EV | SUV / pick‑up | 400–420 km | 204 cv | 29 990 € |
| Volvo EX30 | SUV | até 476 km | até 428 cv | ≈ 38 000 € |
| Alfa Romeo Junior Elettrica 156 cv | SUV | até 410 km | 156 cv | desde 38 500 € |
| Ford Puma Gen‑E | SUV | ≈ 300–400 km | ≈ 160–200 cv | ≈ 35 000 € |
| Monovolumes e vans de passageiros | ||||
| Citroën ë‑Berlingo | Monovolume | até 345 km | 136 cv | ≈ 37 000 € |
| Peugeot e‑Rifter | Monovolume | até 339 km | 136 cv | ≈ 38 000 € |
| Nissan Townstar EV | Monovolume / comercial | ≈ 285–301 km | 122 cv | ≈ 34 150 € |
| Ford E‑Transit Courier | Van / comercial | ≈ 300 km | ≈ 134 cv | ≈ 35 000 € |
| Ford E‑Tourneo Courier | Monovolume compacto | ≈ 300 km | ≈ 134 cv | ≈ 38 000 € |
*Preços e autonomias indicativos com base na lista de modelos do Guia Interativo de Carros Elétricos EVMag e no enquadramento atual do incentivo do Fundo Ambiental para veículos de passageiros 100% elétricos. A confirmação da elegibilidade ao incentivo à compra deve ser feita sempre com os preços de tabela mais recentes e com as regras oficiais do Fundo Ambiental.
Citadinos e utilitários
No campo dos citadinos e urbanos surgem propostas como o Dacia Spring, o Leapmotor T03, o Fiat 500e, o Abarth 500e, o MINI Cooper Elétrico e o futuro Nissan Micra Electric, todos com preços indicativos claramente
abaixo do teto dos 38 500 euros.
Entre os utilitários e compactos destacam‑se modelos como o Citroën ë C3, o Renault 5 E Tech, o Peugeot e 208, o Opel Corsa Electric, o MG4, o Opel Astra Electric e até o Tesla Model 3 Standard, que no guia aparece com um preço de entrada próximo mas ainda
dentro do limite elegível. São propostas que já oferecem autonomias mais abrangentes e perfis de utilização que vão muito além da cidade, mantendo ainda assim acesso ao apoio estatal.
Os SUV e Crossovers
O segmento que mais interesse gera junto dos leitores é o dos SUV e crossover elétricos e aqui também há várias opções que cabem no incentivo à compra. A partir do guia, é possível identificar modelos como o Hyundai Inster, o Fiat Grande Panda elétrico, o BYD Atto 2, o Citroën ë C3 Aircross.

Também o Renault 4 E Tech, o Jeep Avenger EV, o KGM Musso EV, o Opel Frontera Electric, o MG ZS EV, o Omoda 5 EV, o Skoda Elroq, o Ford Puma Gen E, o Hyundai Kauai EV, o MINI Aceman Elétrico, o Leapmotor C10, o smart #1, o Aion V, o Peugeot e 2008, o BYD Atto 3, o Volvo EX30, o Kia EV3 e o Alfa Romeo Junior Elettrica, todos com preços indicativos até 38 500 euros.
Carrinhas e monovolumes
Também as carrinhas e monovolumes elétricos surgem com um papel relevante, sobretudo para quem precisa de mais espaço ou mais lugares.
No guia encontram‑se modelos como o MG 5 Electric, a Citroën ë Berlingo, a Nissan Townstar EV, a Peugeot e Rifter, a Ford E Transit Courier e a Ford E Tourneo Courier, todos com preços de referência enquadrados nos limites do incentivo à compra instituídos pelo Fundo Ambiental, especialmente quando se considera o teto alargado para veículos de seis a nove lugares.
Atenção às condições
Cumprir o limite de preço é apenas uma parte da equação para aceder ao apoio do Fundo Ambiental. O veículo tem de ser adquirido novo, sem matrícula anterior, registado em nome do beneficiário, com a fatura e o registo a respeitarem as datas definidas no regulamento anual do incentivo à compra.
Mas para se ter direito ao incentivo é ainda exigido o abate de um veículo antigo, a combustível e com mais de 10 anos, pelo que vale a pena confirmar sempre as condições específicas da tipologia em que o leitor se insere.
Aviso abre a 29 de dezembro
Outro ponto crítico é o calendário. As candidaturas para o incentivo à compra só podem ser submetidas após a abertura oficial do programa e enquanto houver verba disponível. O aviso abre a 29 de dezembro e mantém-se durante 45 dias ou até ao esgotar da verba.

O Fundo Ambiental destinou uma verba total de 11,3 milhões de euros, que se repartem por 8,8 milhões para 2200 incentivos de 4000 euros destinados a particulares e 2,5 milhões para 500 incentivos de 5000 euros para IPSS, autarquias e autoridades de transporte.
Isto significa que comprar um carro elegível não garante, por si só, a atribuição do apoio, tanto mais que este apoio é retroativo e apoia carros elétricos comprados desde 1 de janeiro de 2025. Para quem está a planear a compra, a melhor estratégia passa por cruzar a informação do Guia Interativo do EVMag com a leitura atenta das regras do Fundo Ambiental e, de preferência, preparar a candidatura ao incentivo à compra logo que possível.
Como usar o guia do EVMag para escolher
A grande vantagem de trabalhar a partir do guia interativo é permitir filtrar os modelos não só pelo preço, mas também pela autonomia, tipo de carroçaria, número de lugares e até pelo perfil de utilização.
Ao aplicar um filtro de preço até aos 40.000 euros, o leitor obtém de imediato a lista de modelos listados até aos 38.500 euros e que, à partida, cumprem o critério de valor do incentivo, sendo que os preços são indicativos.
Cada caso é um caso
A partir daí, cada caso é um caso. Um citadino elétrico como o Leapmotor T03 faz
sentido para quem vive e circula sobretudo em contexto urbano, enquanto um SUV como o MG ZS EV, o Leapmotor B10 ou o BYD Atto 3 pode ser a resposta certa para quem procura o primeiro carro da família e quer tirar partido máximo do apoio estatal.
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O incentivo à compra não escolhe marcas nem segmentos, mas o orçamento e as necessidades de cada condutor fazem toda a diferença na forma como esse apoio é aproveitado.



