Incentivo à compra Incentivo à compra

Que carros elétricos têm direito ao incentivo à compra?

Saiba quais são os modelos que pode comprar para usufruir do incentivo à compra de carros elétricos.

Quais são os carros elétricos que encaixam no teto de preço que o Fundo Ambiental colocou para o incentivo à compra? A escolha ainda é grande.

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Dezenas de carros elegíveis

O incentivo à compra de veículos 100 por cento elétricos regressou em dezembro e é outra vez um argumento forte para quem está a ponderar trocar o carro a combustão por um elétrico novo.

Ao contrário do que se possa pensar, não existe uma lista oficial fechada de modelos elegíveis, mas sim um conjunto de regras claras que, na prática, abrange dezenas de propostas à venda em Portugal.

Como funciona o incentivo à compra

Para particulares, o apoio é atribuído aos veículos ligeiros de passageiros da categoria M1, exclusivamente elétricos, adquiridos e matriculados em nome do beneficiário a partir de 1 de janeiro de 2025. O valor base do incentivo à compra por veículo é definido anualmente pelo Fundo Ambiental e está sujeito a um número limitado de candidaturas, processadas por ordem de entrada até esgotar a dotação disponível.

A regra que mais influencia a escolha de modelos é o preço máximo de aquisição considerado elegível. Em 2025, o Fundo Ambiental fixa dois limites distintos para que o veículo seja elegível para o incentivo à compra, um para carros até cinco lugares e outro para veículos de seis a nove lugares, que acabam por definir o universo de propostas que podem beneficiar do apoio.

Limites de preço definem que modelos entram

Para ligeiros de passageiros M1 até cinco lugares, o preço total de aquisição, incluindo IVA e despesas obrigatórias associadas à matrícula, não pode ultrapassar 38 500 euros. Nos veículos com seis a nove lugares, pensados para famílias numerosas ou transporte de passageiros, o limite do incentivo à compra sobe para 55 000 euros, permitindo incluir monovolumes e vans elétricas de maior capacidade.

Este enquadramento significa que a maioria dos elétricos compactos e dos SUV de segmento B e C já encaixa no intervalo elegível, enquanto algumas propostas mais premium ou de maior autonomia ficam automaticamente excluídas. Em termos práticos, qualquer automóvel 100 por cento elétrico novo listado no Guia Interativo de Carros Elétricos do EVMag com um preço até 38 500 euros, ou até 55 000 euros no caso de modelos de 6 a 9 lugares, pode cumprir o critério de preço para o incentivo.

47 modelos

O Guia Interativo do EVMag mostra que o universo de modelos potencialmente elegíveis para o incentivo à compra é bastante amplo e atravessa vários segmentos. Ao todo, listámos 47 modelos dentro do limite de preço do incentivo à compra.

Modelos que podem ser apoiados pelo Fundo Ambiental. Consulta no Guia Interativo de Carros Elétricos EVMag
Marca / ModeloSegmentoAutonomia WLTP (aprox.)PotênciaPreço desde*
Citadinos e urbanos
Dacia SpringCitadino225–229 km45 cv17 500 €
Leapmotor T03Citadino265 km95 cv19 900 €
Citroën ë‑C3Citadinoaté 322 km113 cvdesde 19 990 €
Citroën ë‑C3 Autonomia UrbanaCitadinoaté 212 km113 cv≈ 19 990 €
Fiat 500eCitadino320 km118 cv28 000 €
BYD DolphinCitadino340–427 km95–204 cv29 990 €
BYD Dolphin SurfCitadino255–420 km150 cv31 990 €
BYD Atto 2Citadino≈ 320–400 km≈ 95–150 cv25 000 €
Dongfeng BoxCitadino310 km95 cv26 750 €
Nissan Micra ElectricCitadino≈ 300–350 km≈ 120 cv≈ 28 000 €
MINI Cooper ElétricoCitadinoaté 402 km184–218 cv≈ 38 000 €
Abarth 500eCitadinoaté 255 km155 cvdesde 38 030 €
Utilitários e compactos
Renault 5 E‑TechCompacto312–410 km100–150 cv≈ 27 700 €
Peugeot e‑208Compactoaté 433 km156 cv≈ 29 800 €
Opel Corsa ElectricCompactoaté 429 km156 cv≈ 30 000 €
Fiat Grande PandaCompacto320 km113 cv23 550 €
MG 4 / MG 4 ElectricCompacto350–450 km170–204 cv32 969 €
MG 5 ElectricCarrinha compacta440 km170 cv33 500 €
FireflyCompacto330 km141 cv29 900 €
Nissan LeafCompacto≈ 270–385 km150–217 cv≈ 32 000 €
Skoda ElroqCompacto / SUV374–579 km170–286 cv34 947 €
Tesla Model 3 StandardBerlina compactaaté 534 km≈ 283 cv≈ 37 000 €
SUV e crossover
Leapmotor C10SUV420 km218 cv35 900 €
Leapmotor B10SUV361–434 km218 cv30 500 €
Citroën ë‑C3 AircrossSUV≈ 300 km≈ 113 cv≈ 26 500 €
Renault 4 E‑TechSUV308–409 km120–150 cv≈ 29 500 €
Peugeot e‑2008SUVaté 436 km156 cv≈ 38 000 €
Opel Mokka ElectricSUVaté 403 km156 cv≈ 34 000 €
Opel Frontera ElectricSUVaté 406 km156 cv≈ 33 000 €
MG ZS EVSUV440 km177 cv34 000 €
MG S5 EVSUV340–480 km170–231 cv33 390 €
BYD Atto 3SUV440–550 km150–204 cv38 000 €
Aion VSUV509–510 km204 cv36 900 €
Kia EV3SUV430–560 km204 cv38 490 €
Hyundai InsterSUV compacto370 km115 cv23 400 €
Hyundai Kauai EVSUV380–509 km135–204 cv35 100 €
Jeep Avenger EVSUV386–404 km156 cv31 000 €
Omoda 5 EVSUV430–636 km204 cv34 900 €
KGM Musso EVSUV / pick‑up400–420 km204 cv29 990 €
Volvo EX30SUVaté 476 kmaté 428 cv≈ 38 000 €
Alfa Romeo Junior Elettrica 156 cvSUVaté 410 km156 cvdesde 38 500 €
Ford Puma Gen‑ESUV≈ 300–400 km≈ 160–200 cv≈ 35 000 €
Monovolumes e vans de passageiros
Citroën ë‑BerlingoMonovolumeaté 345 km136 cv≈ 37 000 €
Peugeot e‑RifterMonovolumeaté 339 km136 cv≈ 38 000 €
Nissan Townstar EVMonovolume / comercial≈ 285–301 km122 cv≈ 34 150 €
Ford E‑Transit CourierVan / comercial≈ 300 km≈ 134 cv≈ 35 000 €
Ford E‑Tourneo CourierMonovolume compacto≈ 300 km≈ 134 cv≈ 38 000 €

*Preços e autonomias indicativos com base na lista de modelos do Guia Interativo de Carros Elétricos EVMag e no enquadramento atual do incentivo do Fundo Ambiental para veículos de passageiros 100% elétricos. A confirmação da elegibilidade ao incentivo à compra deve ser feita sempre com os preços de tabela mais recentes e com as regras oficiais do Fundo Ambiental.

Citadinos e utilitários

No campo dos citadinos e urbanos surgem propostas como o Dacia Spring, o Leapmotor T03, o Fiat 500e, o Abarth 500e, o MINI Cooper Elétrico e o futuro Nissan Micra Electric, todos com preços indicativos claramente
abaixo do teto dos 38 500 euros.

Entre os utilitários e compactos destacam‑se modelos como o Citroën ë C3, o Renault 5 E Tech, o Peugeot e 208, o Opel Corsa Electric, o MG4, o Opel Astra Electric e até o Tesla Model 3 Standard, que no guia aparece com um preço de entrada próximo mas ainda
dentro do limite elegível. São propostas que já oferecem autonomias mais abrangentes e perfis de utilização que vão muito além da cidade, mantendo ainda assim acesso ao apoio estatal.

Os SUV e Crossovers

O segmento que mais interesse gera junto dos leitores é o dos SUV e crossover elétricos e aqui também há várias opções que cabem no incentivo à compra. A partir do guia, é possível identificar modelos como o Hyundai Inster, o Fiat Grande Panda elétrico, o BYD Atto 2, o Citroën ë C3 Aircross.

Um Chagan Deepal S05 fotografado no salão do automóvel híbrido e elétrico
A Changan entrou este ano no mercado português e um dos seus modelos, o Deepal S05 enquadra-se nos critérios do incentivo à compra @EVMag

Também o Renault 4 E Tech, o Jeep Avenger EV, o KGM Musso EV, o Opel Frontera Electric, o MG ZS EV, o Omoda 5 EV, o Skoda Elroq, o Ford Puma Gen E, o Hyundai Kauai EV, o MINI Aceman Elétrico, o Leapmotor C10, o smart #1, o Aion V, o Peugeot e 2008, o BYD Atto 3, o Volvo EX30, o Kia EV3 e o Alfa Romeo Junior Elettrica, todos com preços indicativos até 38 500 euros.

Carrinhas e monovolumes

Também as carrinhas e monovolumes elétricos surgem com um papel relevante, sobretudo para quem precisa de mais espaço ou mais lugares.

No guia encontram‑se modelos como o MG 5 Electric, a Citroën ë Berlingo, a Nissan Townstar EV, a Peugeot e Rifter, a Ford E Transit Courier e a Ford E Tourneo Courier, todos com preços de referência enquadrados nos limites do incentivo à compra instituídos pelo Fundo Ambiental, especialmente quando se considera o teto alargado para veículos de seis a nove lugares.

Atenção às condições

Cumprir o limite de preço é apenas uma parte da equação para aceder ao apoio do Fundo Ambiental. O veículo tem de ser adquirido novo, sem matrícula anterior, registado em nome do beneficiário, com a fatura e o registo a respeitarem as datas definidas no regulamento anual do incentivo à compra.

Mas para se ter direito ao incentivo é ainda exigido o abate de um veículo antigo, a combustível e com mais de 10 anos, pelo que vale a pena confirmar sempre as condições específicas da tipologia em que o leitor se insere.

Aviso abre a 29 de dezembro

Outro ponto crítico é o calendário. As candidaturas para o incentivo à compra só podem ser submetidas após a abertura oficial do programa e enquanto houver verba disponível. O aviso abre a 29 de dezembro e mantém-se durante 45 dias ou até ao esgotar da verba.

Renault 5 de várias cores, estaconados frente a um cartaz. O R5 enquadra-se no incentivo à compra
O Renault 5 é um carro com muita procura e cuja compra é apoiada pelo incentivo à compra de Fundo Ambiental @Renault Group

O Fundo Ambiental destinou uma verba total de 11,3 milhões de euros, que se repartem por 8,8 milhões para 2200 incentivos de 4000 euros destinados a particulares e 2,5 milhões para 500 incentivos de 5000 euros para IPSS, autarquias e autoridades de transporte.

Isto significa que comprar um carro elegível não garante, por si só, a atribuição do apoio, tanto mais que este apoio é retroativo e apoia carros elétricos comprados desde 1 de janeiro de 2025. Para quem está a planear a compra, a melhor estratégia passa por cruzar a informação do Guia Interativo do EVMag com a leitura atenta das regras do Fundo Ambiental e, de preferência, preparar a candidatura ao incentivo à compra logo que possível.

Como usar o guia do EVMag para escolher

A grande vantagem de trabalhar a partir do guia interativo é permitir filtrar os modelos não só pelo preço, mas também pela autonomia, tipo de carroçaria, número de lugares e até pelo perfil de utilização.

Ao aplicar um filtro de preço até aos 40.000 euros, o leitor obtém de imediato a lista de modelos listados até aos 38.500 euros e que, à partida, cumprem o critério de valor do incentivo, sendo que os preços são indicativos.

Cada caso é um caso

A partir daí, cada caso é um caso. Um citadino elétrico como o Leapmotor T03 faz
sentido para quem vive e circula sobretudo em contexto urbano, enquanto um SUV como o MG ZS EV, o Leapmotor B10 ou o BYD Atto 3 pode ser a resposta certa para quem procura o primeiro carro da família e quer tirar partido máximo do apoio estatal.

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O incentivo à compra não escolhe marcas nem segmentos, mas o orçamento e as necessidades de cada condutor fazem toda a diferença na forma como esse apoio é aproveitado.

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