A General Motors anunciou que um Chevrolet Silverado EV Max Range Work Truck percorreu 1.704,6 quilómetros (1.059,2 milhas) com uma única carga, ultrapassando em mais de 482 km (300 milhas) o anterior recorde mundial, detido pelo Lucid Air Grand Touring.
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Recorde mundial batido em estradas públicas
O teste, conduzido por uma equipa de 40 engenheiros da GM, decorreu nas estradas públicas próximas do centro de testes da marca em Michigan. Ao longo de sete dias, o grupo aplicou técnicas de condução inteligente, mantendo velocidades entre os 20 e os 25 mph (aproximadamente 32 a 40 km/h), numa estratégia orientada para maximizar a eficiência energética.
Curiosamente, o modelo usado no teste — a Silverado EV WT com Pack Max — não foi alvo de modificações significativas. As alterações resumiram-se a otimizações leves, como a remoção do pneu suplente para redução de peso, cobertura do tejadilho para melhorar o fluxo de ar, desativação do sistema de climatização e ajuste da pressão dos pneus para o máximo admissível para minimizar a resistência ao rolamento. Mesmo com estas mudanças mínimas, a autonomia obtida mais que dobrou os 793 km estimados pela EPA, a Agência norte-americana para o Ambiente, que estabelece a autonomia estimada naquele país.
Autonomia conseguida demonstra “integração perfeita”
“Conseguir este tipo de autonomia com uma carga completa não acontece por acaso”, disse Kurt Kelty, vice-presidente de bateria, propulsão e sustentabilidade. “É necessária uma integração profunda entre a química da bateria, a eficiência da unidade motriz, o software e a engenharia do veículo — e foi exatamente isso que a equipa apresentou”.
“Esta conquista é um ótimo exemplo do quão longe a nossa tecnologia de veículos elétricos evoluiu e do tipo de inovação que construímos todos os dias na G, sublinhou ainda.”
Recorde não é oficial
Embora o Guinness World Records ainda não tenha validado oficialmente este novo feito — ao contrário do recorde da Lucid — a GM sublinha que a iniciativa nasceu de um projeto apaixonado dos seus engenheiros e que respeitou parâmetros reais de utilização.
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Os engenheiros que completaram o teste começaram por ter expetativas baixas, que foram sendo consecutivamente ultrapassadas ao longo dos sete dias que demorou o teste.