O hipercarro 100% elétrico Rimac Nevera R é o automóvel com maior aceleração do mundo e o automóvel elétrico com maior velocidade de ponta, uns impressionantes 431,45 km/h.
Neste artigo:
Nevera R faz 0-400-0 km/h em 25,79 segundos
Construído pela Rimac Automobili, o Nevera R, uma versão aprimorada do hipercarro elétrico que já detinha o título de máquina de aceleração mais extrema do mundo. Agora, com 24 novos recordes oficiais, o modelo não só supera todas as marcas anteriormente estabelecidas pelo Nevera original, como reconquista o título de campeão mundial na emblemática prova de 0–400–0 km/h, completando-a em apenas 25,79 segundos. Este tempo é 4,14 segundos mais rápido que o do Nevera de 2023 e 2,04 segundos mais veloz que o do McMurtry Spéirling, que havia ultrapassado temporariamente a Rimac no ano anterior
A validação dos recordes foi conduzida em modo de alta velocidade, no campo de testes da marca, e verificada independentemente pela empresa Dewesoft. Segundo a própria Rimac, este teste final representa uma confirmação técnica antes do início das entregas aos clientes.
Performance de outro campeonato: 431,45 km/h
Os novos dados de performance impressionam: o Nevera R acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 1,72 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 3,95 segundos, e dos 0 aos 300 km/h em 7,89 segundos. A velocidade máxima agora registada é de 431,45 km/h, estabelecendo o novo recorde absoluto entre veículos elétricos de produção.
A aceleração dos 0 aos 400 km/h foi feita em 17,35 segundos, enquanto o conjunto completo de aceleração e travagem (0–400–0 km/h) levou apenas 25,79 segundos, sublinhando o domínio da marca tanto na potência como na capacidade de travagem.
Engenharia extrema com 2.107 cv e controlo milimétrico
Para alcançar esta nova era de performance, a Rimac redesenhou quase todos os principais componentes do hipercarro. O pacote aerodinâmico foi aperfeiçoado, com asa traseira fixa e difusor alargado, gerando 15% mais apoio aerodinâmico e 10% de eficiência adicional. Os pneus Michelin Cup 2 específicos para este modelo reduzem a subviragem em 10% e aumentam a aderência lateral em 5%, trabalhando em conjunto com um sistema de All-Wheel Torque Vectoring de nova geração.
Este sistema distribui os 2.107 cv de potência entre os quatro motores elétricos, ajustando a entrega de binário para cada roda 100 vezes por segundo, permitindo precisão total na tração, dinâmica e estabilidade.
Mate Rimac, fundador da marca e CEO do grupo Bugatti Rimac, afirma que “quando apresentámos o Nevera original, parecia que tínhamos atingido o auge da performance dos hipercarros. Mas com o Nevera R, provámos que a inovação não tem teto”.
Nevera R custa 2,3 milhões de Euros
O Nevera R sucede ao original, que já detinha recordes como a maior velocidade final para um EV (412 km/h), o melhor tempo na rampa de Goodwood (49,32 segundos) e a volta mais rápida de um elétrico no Nürburgring Nordschleife (7:05.298). Agora, a Rimac afirma que o Nevera R está apto para desafiar esses registos e muitos outros, com novas tentativas previstas em circuitos de referência mundial.
A marca irá produzir apenas 40 unidades do Nevera R, com preço a partir dos 2,3 milhões de euros. Cada exemplar carrega agora o título de hipercarro de produção mais rápido do mundo e veículo com mais recordes oficiais de performance acumulados.
Todos os recordes
Entre os principais recordes agora atribuídos ao Nevera R, destacam-se:
Prova | Tempo | Melhoria face ao Nevera |
---|---|---|
0–60 mph | 1,66 s | –0,08 s |
0–100 km/h | 1,72 s | –0,09 s |
0–200 km/h | 3,95 s | –0,47 s |
0–300 km/h | 7,89 s | –1,33 s |
0–400 km/h | 17,35 s | –3,96 s |
0–400–0 km/h | 25,79 s | –4,14 s |
¼ de milha | 7,90 s | –0,35 s |
Milha em arranque | 19,71 s | –0,88 s |
Velocidade máxima | 431,45 km/h | +19,45 km/h |
Estas marcas foram independentemente verificadas pela empresa Dewesoft, especializada em medições automóveis. Os testes foram realizados em modo de alta velocidade, no centro de ensaios da Rimac, servindo como validação final antes da produção em série.
Subscreva a Newsletter
Fundada em 2009, a Rimac Automobili é uma empresa croata especializada na conceção e produção de hipercarros elétricos.