A Skoda confirmou que irá apresentar, em setembro, um concept elétrico com carroçaria station wagon, antecipando uma nova proposta no segmento familiar médio. A revelação acontecerá no Salão de Munique e marca o primeiro sinal visual da transição elétrica da Skoda Octavia — o modelo mais vendido da marca checa na Europa.
Neste artigo:
A importância da Skoda Octavia
Apesar da quebra de vendas em 2025, a Octavia mantém-se como o modelo mais procurado da Skoda no continente europeu, com mais de 81 mil unidades vendidas nos primeiros cinco meses do ano. A versão carrinha continua a representar a maior fatia dessas vendas, sendo particularmente relevante em mercados como a Alemanha, responsável por cerca de um quinto da procura total.
O concept que será apresentado em Munique servirá como ensaio para uma futura versão elétrica da Octavia — inicialmente prometida para 2026, mas que poderá chegar apenas em 2027 ou 2028, segundo fontes ligadas ao projeto. Em paralelo, a Skoda tem vindo a acelerar o lançamento de modelos 100% elétricos, como o SUV compacto Elroq, cuja forte procura ajudou a marca a ultrapassar a Tesla em vendas de BEV na Europa durante o mês de maio.
Concept 100% elétrico será teste
A Skoda confirmou a apresentação do concept, que agora se sabe ser uma carrinha, em março. Na altura, Klaus Zellmer, diretor-executivo da Škoda, afirmou: “em setembro, em Munique, vamos ter um protótipo que vai indicar qual vai ser a nova linguagem de design do Octavia e que tecnologias vai utilizar”.
“Vai ser um protótipo, e, por isso, também vai ser um teste para nós, para ver como vai ser aceite pelos clientes e concessionários”, afirmou.
Carrinhas elétricas voltam ao radar da indústria
Num segmento onde a oferta elétrica ainda é limitada, a proposta da Skoda poderá destacar-se junto de clientes que procuram alternativas familiares com maior eficiência energética.
As rivais diretas incluem o Peugeot e-308 SW e a versão 100% elétrica do Opel Astra Sports Tourer, assim como o Volkswagen ID.7 Tourer, embora— embora este último se posicione num patamar ligeiramente superior. A MG5 Electric, uma das primeiras carrinhas BEV do mercado europeu, foi, entretanto, descontinuada.
Expansão da gama elétrica até ao segmento de entrada
A par da futura carrinha cujo concept se vai mostrar no Salão de Munique, a marca checa prepara-se para alargar a sua gama com dois modelos elétricos adicionais. O Epiq, um SUV compacto com preço de entrada a rondar os 25 mil euros e base técnica partilhada com o Volkswagen ID.2; e a versão de produção do concept Vision 7S, um SUV de sete lugares que competirá diretamente com propostas como o Peugeot e-5008, e que tem chegada ao mercado prevista para 2026.
Subscreva a Newsletter
Em maio, a Skoda foi a segunda marca que mais vendeu automóveis 100% elétricos na Europa, ultrapassando a Tesla e ficando apenas atrás da Volkswagen.