Está a nascer a maior rede de carregamento rápido de veículos elétricos da Europa. Quatro das maiores empresas do setor anunciaram que se vão associar na Spark Alliance.
Neste artigo:
Rede tem 11.000 pontos de carregamento
A Atlante, a Ionity, a Fastned e a Electra associaram-se e criaram a Spark Alliance com o objetivo de partilhar as suas redes. Os quatro operadores em conjunto têm 11.000 pontos de carregamento e 1.700 estações de carregamento em 25 países europeus. A Spark Alliance afirma que a sua rede é maior na Europa à da Tesla.
A associação das empresas com origem em Itália, Alemanha, Países Baixos e França entra em funcionamento em junho.
Spark Alliance arranca em junho
Assim, a partir de junho, os clientes da Atlante, da Ionitiy, Fastned e Electra poderão aceder aos pontos de carregamento de qualquer uma das quatro empresas e pagar através da aplicação ou com o cartão físico de qualquer membro da Spark Alliance.
Em nota à imprensa, a Spark Alliance sublinha que “para ajudar os condutores a encontrar o posto de carregamento mais fiável nas proximidades, os membros da Spark Alliance mostrarão não só os seus próprios postos de carregamento nos planeadores de rotas das suas aplicações, mas também os dos outros membros”.
Uma “mudança fundamental”
A Spark Alliance é apresentada como “uma mudança fundamental no sector do carregamento. Esta colaboração inovadora abre caminho para a democratização do carregamento de EVs em público, estabelecendo os padrões para a adoção em massa de EVs na Europa”.
A Atlante, a Electra, a Fastned e a IONITY partilham a missão de “acelerar a transição para a mobilidade eléctrica e de conduzir a um futuro sem combustíveis fósseis”. Ao unir forças, “estão a remover as principais barreiras à posse de EV e a permitir viagens EV sem problemas em toda a Europa, seja para deslocações diárias, viagens de negócios ou viagens especiais de férias”.
Descomplicar o sistema
À exceção de Portugal, onde a interoperabilidade é obrigatória, na Europa “encontrar os melhores carregadores públicos no labirinto de diferentes operadores, aplicações e estruturas de preços pode ser esmagador”, diz a Spark Alliance, e completar com sucesso uma sessão de carregamento “requer frequentemente o descarregamento de uma nova aplicação ou a introdução de um novo método de pagamento”.
Subscreva a Newsletter
O objetivo da Spark Alliance é “criar uma rede de carregamento sem descontinuidades, simplificando a experiência de carregamento e tornando a posse de um veículo elétrico mais fácil do que nunca”.
Comissão Europeia quer 3,5 milhões de pontos de carregamento
De acordo com a Comissão Europeia, terão de ser instalados 3,5 milhões de pontos de carregamento até 2030 – quase o triplo da última taxa de instalação anual.
Leia também:
No entanto, para o CEO da Electra, Aurelien de Meaux, os objetivos da UE “não constituem um roteiro realista”.