A Stellantis está já a testar uma nova tecnologia que permite ganhos de eficiência energética numa bateria 40 quilos mais leve do que o usual. O protótipo do Sistema Integrado de Bateria Inteligente (IBIS) já está a ser sujeito a testes de estrada.
Neste artigo:
Bateria inteligente é “grande avanço”
A construtora automóvel fala num “grande avanço” na promoção da “eletrificação para aplicações de energias móveis e estacionárias”.
O primeiro automóvel equipado com IBIS (Intelligent Battery Integrated System) é um Peugeot E-3008 de nova geração. Se os testes de estrada em condições reais de utilização provarem a eficiência da tecnologia, a construtora espera que a nova tecnologia de baterias equipe os seus modelos até ao final da década.
Melhor eficiência e mais potência
O Sistema Integrado de Bateria Inteligente repensa o trem de propulsão elétrico ao incorporar as funcionalidades de inversor e carregador diretamente na bateria, independentemente da sua composição química ou aplicação. Esta arquitetura suporta corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC), fornecendo energia elétrica diretamente ao motor ou à rede, enquanto simultaneamente alimenta a rede de 12 V do veículo e os sistemas auxiliares.
Em nota de imprensa, a Stellantis garante que a tecnologia permite até 10% de melhoria na eficiência energética (ciclo WLTC) e 15% de ganho de potência (172 kW vs. 150 kW) com o mesmo tamanho de bateria. Em simultâneo, o IBIS reduz o peso do veículo em cerca de 40 kg e liberta até 17 litros de volume, “permitindo uma melhor aerodinâmica e flexibilidade de design”.
Carregamento mais rápido
O carregamento é também mais rápido, com os primeiros resultados a mostrarem uma redução de 15% no tempo de carregamento da bateria do veículo elétrico (por exemplo, de 7 para 6 horas num carregador CA de 7 kW), juntamente com uma economia de energia de 10%.
O IBIS tem ainda uma outra vantagem relativamente às tecnologias de bateria existentes, com manutenção mais fácil e maior potencial para “reutilização de baterias em segunda vida, tanto em aplicações automóveis como estacionárias”.
“Simplificação é inovação”
Um primeiro demonstrador IBIS para aplicações estacionárias está em funcionamento desde meados de 2022, permitindo validar conceitos técnicos fundamentais e gerar inúmeras patentes. A transição para um protótipo móvel representa um grande avanço no desenvolvimento do sistema. O IBIS resulta de uma parceria da Stellantis com a Saft (uma subsidiária da TotalEnergies).
Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis salienta que “este projeto reflete a nossa convicção de que a simplificação é inovação. Ao repensar e simplificar a arquitetura do grupo propulsor elétrico, estamos a torná-lo mais leve, mais eficiente e mais económico”.
Este é o tipo de inovação que nos ajuda a oferecer veículos elétricos melhores e mais acessíveis aos nossos clientes”
Ned Curic, diretor de Engenharia e Tecnologia da Stellantis
Por seu turno, Hervé Amossé, Vice-Presidente Executivo de Sistemas de Armazenamento de Energia da Saft, garante: “Ao incorporar a tecnologia IBIS nas nossas aplicações de última geração, estamos a inaugurar uma nova era de soluções energéticas inteligentes, flexíveis e sustentáveis.
O primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) totalmente funcional equipado com IBIS é um Peugeot E-3008 de nova geração, construído sobre a plataforma STLA Medium. Este protótipo é o resultado de anos de desenvolvimento, modelagem e simulação pela Stellantis e Saft, com o apoio da E2-CAD, Sherpa Engineering e instituições de investigação francesas líderes na área, como CNRS, Université Paris-Saclay e Institut Lafayette.
Para além dos veículos elétricos
O IBIS também simplifica a manutenção e facilita a reutilização de baterias em fim de vida em aplicações automotivas estacionárias, reduzindo a necessidade de recondicionamento extensivo.
Subscreva a Newsletter
Além do setor automóvel, a arquitetura IBIS é promissora para uma ampla gama de aplicações, incluindo a ferrovia, exploração aeroespacial, transportes marítimos e centros de dados.