Na sua primeira intervenção pública desde que assumiu o cargo de CEO da Stellantis, Antonio Filosa anunciou a revisão do plano estratégico de longo prazo do grupo automóvel, o quarto maior do mundo. “Já começámos a analisar o nosso plano estratégico de longo prazo, que iremos partilhar quando estivermos prontos”, afirmou Filosa.
Neste artigo:
Ano difícil leva a revisão das metas
O plano atual, denominado “Dare Forward 2030”, foi apresentado em março de 2022 pelo ex-CEO Carlos Tavares e previa duplicar as receitas líquidas até 2030 e manter margens operacionais de dois dígitos.
Apesar da ambição, a Stellantis enfrentou “grandes dificuldades comerciais e operacionais nos EUA e na Europa” no último ano, o que levou ao abandono das metas anuais e, eventualmente, à saída de Tavares. O plano previa ainda que 100% das vendas na Europa e 50% nos EUA fossem de veículos elétricos, além de garantir que as vendas fora desses mercados representassem mais de 25% do total do grupo.
Plano estratégico com mudanças na eletrificação
Contudo, vários ajustes foram feitos nos últimos meses: as marcas Chrysler e Alfa Romeo abandonaram os planos de se tornarem totalmente elétricas até ao final da década, enquanto o lançamento da Ram 1500 elétrica foi adiado para 2027, depois de inicialmente estar previsto para 2024.
O futuro do próximo Jeep Compass também é incerto, após a suspensão de atividades na unidade de Brampton, que está a ser reconfigurada para produção elétrica.
Filosa define quatro prioridades
Durante a sessão interna de perguntas e respostas que decorreu em Turim, Itália, e foi transmitida para todo o grupo Stellantis, Antonio Filosa estabeleceu quatro prioridades estratégicas: preparar o futuro, crescer com os produtos certos, melhorar a execução industrial e apostar na qualidade.
“Precisamos de lançar os produtos certos, que os clientes desejam e que representem o verdadeiro ADN das nossas marcas icónicas”, destacou. A execução operacional é outro foco: “Não há nada de errado na Stellantis que não possa ser corrigido com aquilo que há de certo na Stellantis.”
Sobre qualidade, o novo CEO da Stellantis foi perentório: “Temos de definir para nós próprios a mais alta ambição em termos de qualidade — e o momento é agora.” E concluiu com uma nota emocional: “E há também outra prioridade: fazer tudo isso com intensidade e alegria!”
“Somos Stellantis”
A Stellantis nasceu da fusão entre os grupos Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e PSA Group em 2021. Filosa pediu uma nova mentalidade de unidade interna: “Quero acabar com a utilização de ‘ex-FCA’ ou ‘ex-PSA’. Somos Stellantis.”
Defendeu também uma cultura corporativa assente no respeito: “Vamos criar um ambiente onde o respeito seja a base de tudo, onde as pessoas saibam que podem expressar-se e ser ouvidas.”
Subscreva a Newsletter
“O nosso foco é claro: tomar as decisões certas, colocando as pessoas em primeiro lugar, com o cliente no centro de tudo o que fazemos. Ao fazê-lo — criar valor”, concluiu.