A fábrica de Ghent, na Bélgica, iniciou a produção do Volvo EX30, o modelo 100% elétrico da marca sueca, respondendo à crescente procura no mercado europeu.
Neste artigo:
Mais perto do mercado
Com o começo da produção na Europa, a Volvo mantém o seu objetivo estratégico de fabricar os seus automóveis nos mercados onde são vendidos, promovendo maior eficiência e agilidade e permitindo a diminuição da pegada de carbono dos modelos.
A produção do EX30 na fábrica de Ghent exigiu uma reorganização significativa nas instalações, onde se montam automóveis há já 60 anos.
Modernização da fábrica
Entre as mudanças estão a construção de um novo edifício de montagem de baterias e o recrutamento de 350 novos colaboradores. Estes investimentos são vistos como parte do compromisso da Volvo com a eletrificação e com o fortalecimento da presença industrial europeia da marca.
A produção do EX30 Cross Country também está prevista na unidade até ao final do ano, consolidando a importância da fábrica no panorama industrial global da marca.
EX30 é “modelo especial” para a marca
“O EX30 é um modelo crucial para nós, uma vez que continuamos a reforçar a nossa posição no mercado de automóveis elétricos premium na Europa”, afirma Francesca Gamboni.
Para a Chief manufacturing & Supply chain officer da Volvo Cars, “o investimento na produção europeia do EX30 em Ghent está perfeitamente alinhado com a nossa estratégia de construir os nossos automóveis onde eles se vendem melhor. Temos uma capacidade global flexível que contribui para a nossa resiliência, permitindo ajustar os nossos planos de produção de uma forma ágil”.
Investimento de 200 milhões de euros
Para viabilizar o fabrico do EX30 em Ghent, a Volvo Cars investiu cerca de 200 milhões de euros na modernização das instalações nos últimos anos. As melhorias incluem a introdução de uma nova plataforma automóvel, quase 600 novos robots, uma linha de montagem de baterias ampliada e novas linhas de produção para portas e baterias.
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Francesca Gamboni, Chief manufacturing & Supply chain officer da Volvo Cars, destacou a importância do modelo: “O EX30 é crucial para reforçar a nossa posição no mercado de automóveis elétricos premium na Europa. Investir na produção europeia demonstra resiliência e flexibilidade para atender à procura global de forma ágil.”
Sustentabilidade e competitividade em foco
A produção do EX30 na Bélgica não apenas responde à procura do consumidor europeu como também reflete os valores de sustentabilidade e inovação promovidos pela União Europeia. Entre as fábricas de Ghent e Torslanda (Suécia), a Volvo agora é capaz de produzir 10 modelos distintos na Europa, incluindo híbridos e elétricos.
O CEO da fábrica de Ghent, Stefan Fesser, sublinhou o sucesso da industrialização do modelo em tempo recorde: “Reduzimos o tempo de industrialização para metade, graças à dedicação da equipa de Ghent. O EX30 representa tecnologia de ponta que nos permite reagir com mais flexibilidade ao mercado.”
Uma fábrica com trajetória de sucesso
Fundada em 1965 nos arredores de Ghent, a fábrica é um marco na história industrial da Volvo na Europa. Juntamente com Torslanda e uma unidade em construção na Eslováquia, a Volvo expande a sua capacidade produtiva, consolidando-se como líder em eletrificação automóvel.
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Além do EX30, a unidade de Ghent fabrica modelos como os elétricos EX40 e EC40, bem como os híbridos XC40 e V60. Em 2024, produziu cerca de 186.000 veículos, destacando-se como um dos pilares da estratégia industrial da Volvo.