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Terras raras: indústria automóvel enfrenta crise global e fábricas podem parar

A indústria automóvel está a enfrentar um novo obstáculo na sua cadeia de abastecimento: as restrições impostas pela China na exportação de terras raras. Empresas e fornecedores estão em alerta máximo, temendo que a escassez desses componentes essenciais possa paralisar fábricas nos próximos meses.

“Pânico total”

Frank Eckard, CEO da empresa alemã de ímanes Magnosphere, revelou que tem recebido um número recorde de pedidos urgentes de fabricantes e fornecedores desesperados por alternativas. Alguns alertam que, sem uma solução rápida, poderão ter de interromper a produção já em julho. “A indústria automóvel está em pânico total. Estão dispostos a pagar qualquer preço,” afirmou Eckard à Reuters.

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O controlo da exportação de terras raras pode levar à paragem de fábricas automóveis @FreePick

A China controla até 70% da mineração global de terras raras, 85% da capacidade de refinação e cerca de 90% da produção de ligas metálicas e ímanes de terras raras, afirma a consultora AlixPartners. Um veículo elétrico médio utiliza cerca de 500 gramas de elementos de terras raras, e um carro movido a combustível fóssil utiliza apenas metade disso, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Crises sucedem-se

O problema surge num momento crítico para o setor, que já enfrentou grandes crises nos últimos anos. Primeiro, a escassez de semicondutores entre 2021 e 2023 reduziu drasticamente a produção global de veículos.

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Antes disso, a pandemia da COVID-19 levou ao encerramento temporário de fábricas, gerando graves perturbações na oferta e na procura.

Fabricantes procuram alternativas às terras raras

Os fabricantes de automóveis têm procurado formas de diversificar o fornecimento de ímanes e até desenvolver alternativas que não dependam de elementos de terras raras. No entanto, os avanços nessa área são ainda insuficientes para suprir a necessidade imediata do setor.

Empresas como General Motors e BMW, bem como fornecedores como ZF e BorgWarner, têm trabalhado em motores com reduzido teor de terras raras, mas a produção em larga escala e a redução de custos continuam a ser desafios.

A Niron, sediada em Minneapolis, desenvolveu ímanes livres de terras raras e angariou mais de 250 milhões de dólares de investidores, incluindo a GM, a Stellantis e a fornecedora de automóveis Magna.

“Temos assistido a uma mudança radical no interesse dos investidores e clientes” desde que os controlos de exportação da China entraram em vigor, disse o CEO Jonathan Rowntree. A empresa está a planear uma fábrica de mil milhões de dólares com início de produção previsto para 2029.

Construir reservas estratégicas

A União Europeia tenta responder a este problema com iniciativas como o Regulamento das Matérias-Primas Críticas, que visa fortalecer a produção de terras raras dentro do continente. Contudo, especialistas alertam que os esforços não estão a avançar com rapidez suficiente. A China continua a dominar o mercado global, controlando cerca de 90% da produção de ligas metálicas e ímanes de terras raras.

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a China domina o mercado global de terras raras @FreePick

Enquanto procuram soluções a longo prazo, os fabricantes de automóveis procuram formas imediatas de mitigar os impactos da crise. Algumas marcas, como a Mercedes-Benz, já começaram a construir reservas estratégicas de ímanes para garantir a continuidade da produção. Em paralelo, analistas alertam que as empresas poderão ter de fabricar veículos sem determinados componentes e armazená-los até que os materiais estejam disponíveis, tal como aconteceu durante a crise dos semicondutores.

Dependência da China

A dependência global da China não se limita às terras raras. Um relatório recente da Comissão Europeia revelou que o país controla mais de 50% do fornecimento de 19 matérias-primas essenciais para a indústria, incluindo manganês, grafite e alumínio.

Com este novo alerta, os especialistas reforçam a necessidade urgente de desenvolver alternativas mais sustentáveis e reduzir a vulnerabilidade das cadeias de abastecimento internacionais.

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